quarta-feira, 25 de julho de 2012

Hospital Santa Izabel comemora 119 anos

Hospital Santa Izabel comemora 119 anos
Hospital está instalado no bairro de Nazaré, em Salvador |Foto: Divulgação
O Hospital Santa Izabel (HSI), em Salvador, completa na próxima segunda-feira (30) 119 anos de funcionamento. As comemorações acontecem durante todo este mês, com a realização de campanha socioambiental, exposição cultural e avanços no projeto de expansão, que ampliará a atual estrutura de atendimento médico especializado e a atuação das áreas de ensino e pesquisa. Nesta quinta-feira (26) será celebrada uma missa na área interna da unidade médica com a participação da Sociedade Filarmônica União Sanfelixta, de São Félix.  Dentro do compromisso de atender às principais demandas e carências na área da assistência à saúde dos baianos, o HSI deu início este ano a um plano abrangente de modernização e ampliação de suas instalações, que prevê a inauguração, a partir do próximo mês de agosto, de várias especialidades e procedimentos médicos. 

IBP suspende certificação da RLAM após vazamento de benzeno

IBP suspende certificação da RLAM após vazamento de benzeno
O Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), com sede no Rio de Janeiro, decidiu aplicar uma suspensão cautelar à PetrobrasRefinaria, a partir desta quarta (25), até que a empresa envie um relatório detalhado com as conclusões sobre as causas do vazamento de benzeno na Refinaria Landulpho Alves (RLAM) , denunciado pelo Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA). O IBp encaminhou o documento ao gerente de Inspeção de Equipamentos da refinaria, Simon Narbal Pastor Ramos. A decisão determina a suspensão até que a RLAM envie um relatório detalhado com as conclusões sobre as causas do acidente e do possível envolvimento do Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE). A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE)  já anunciou a interdição da Unidade 30 (U-30)  da refianaria  localizada em São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano. 

Abrolhos: Baleia jubarte é encontrada morta: a primeira em 2012

Abrolhos: Baleia jubarte é encontrada morta: a primeira em 2012
Foto: Divulgação / José Carlos Ferreira
Uma baleia jubarte foi encontrada morta, no final desta terça-feira (24), no Parcel das Paredes, próximo a Abrolhos, no sul baiano. O registro foi feito por um turista que passava pelo local e fotografou o animal, que estava em uma bancada de corais. De acordo com a veterinária do Instituto Baleia Jubarte, Adriana Colósio, trata-se de um macho juvenil. “A jubarte já estava em avançado estado de decomposição e optamos por não fazer a avaliação ‘in loco’  para evitar que o sangue e o óleo da gordura da baleia atraíssem tubarões, o que poderia colocar a equipe em risco e causar acidentes”, explica. Segundo o instituto, com o início da temporada de baleias jubarte no Brasil, época que são esperadas mais de 10 mil delas no litoral do país, aumentam também as ocorrências de encalhe da espécie.

QUEM FOI LAURO FARANI PEDREIRA DE FREITAS - LAURO DE FREITAS

(PSD), pela qual concorreu,
Filho de Graciliano Pedreira de Freitas e de Marianina Farani de Freitas. Após os estudos iniciais na cidade natal, muda-se para Salvador, onde cursa o secundário no Colégio Antônio Vieira. Formou-se Engenheiro Civil na Escola Politécnica da Bahia.
Foi desenhista e inspetor de obras de arte; professor de Cosmografia e Geofísica do Ginásio da Bahia; superintendente da Compagnie de Chémins de Fer Fédéraux de L'Est Brésilien, em Salvador; presidente da Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários da Bahia e de Sergipe; diretor da Viação Férrea Leste Brasileiro. Foi eleito constituinte e deputado federal, pela Bahia, em 1945, na legenda do Partido Social Democrático (PSD), pela qual concorreu, em 1950, ao Governo da Bahia.
Morreu em campanha, poucos dias antes do pleito de outubro, em acidente aéreo, às margens do rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. Também morreu no acidente o pai do futuro governador da Bahia, Nilo Moraes Coelho, o deputado Gercino Coelho, de Guanambi, que concorria como seu vice, além do piloto caetiteense, Guilherme Brandão de Castro.
Era casado com Elvira Pena Pedreira de Freitas, com quem teve cinco filhos.o de outubro, em acidente aéreo, no interior baiano. O desastre teve, também, como vítima fatal, o deputado Gercino Coelho, de Pernambuco, que concorria à reeleição à Assembléia Legislativa da Bahia.

Veja programação de missas em Salvador para festa de São Cristóvão Santo católico é padroeiro dos motoristas e data é comemorada nesta quarta. Celebrações acontecem na Igreja de São Cristóvão, no bairro homônimo.

igreja de são cristóvão, salvador; bahia (Foto: Arquidiocese/Divulgação)Igreja fica localizada no bairro de São Cristóvão
(Foto: Arquidiocese/Divulgação)
Nesta quarta-feira (25), comemora-se o dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. Segundo a história católica, ele nasceu na Palestina e foi martirizado no século III pelo imperador Décio, durante o período de perseguição aos cristãos.
Cristóvão significa aquele que carrega Cristo. O santo servia a Deus transportando as pessoas de uma margem a outra de um grande rio. Conta a lenda que uma noite ele levou um menino muito pesado e sentiu que carregava o mundo às costas. Esse menino era Jesus.Para comemorar o dia do santo, a Arquidiocese de Salvador promove algumas missas na capital baiana. Ao meio-dia, uma missa vai ser celebrada na Igreja de São Cristóvão. Às 18h30, os fiéis saem em procissão e as homenagens serão encerradas às 19h30 com uma missa festiva, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gregório Paixão.

TV Aratu se nega a reintegrar jornalista demitida irregularmente

TV Aratu se nega a reintegrar jornalista demitida irregularmente
O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) afirmou, em nota, afirmou que a diretoria da TV Aratu/SBT descumpriu a ordem judicial que determinou a reintegração da vice-presidente da entidade, Regina Ferreira. A reintegração estava prevista para a tarde desta última terça-feira (24). Diante da recusa de obedecer a determinação judicial, a oficial de Justiça Cláudia Teixeira de Carvalho certificou o fato a juíza Sulamitade Lacerda Aleodim, da 17ª Vara do trabalho, para estabelecer multa diária por descumprimento da medida e determinar que na próxima entrega do ofício seja solicitado aparato policial. Regina Ferreira foi assistida pelo advogado Victor Gurgel e foi acompanhada pela presidente do Sinjorba, Marjorie Moura, pela ex-presidente Kardé Mourão, pelo coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade da Bahia (Sinterp), Everaldo Monteiro e diretores da entidade co-irmã, pelo presidente da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Bahia (Arfoc-Ba), Luiz Hermano, e pelo repórter fotográfico Abenilson Nunes. De acordo com a nota, os dirigentes do Sinterp e os repórteres foram obrigados a sair das dependências da emissora, mesmo mantendo uma postura pacífica durante a entrega do mandado. Regina Ferreira se disse decepcionada com a postura da emissora, e que lutou por quase cinco anos pela reintegração que foi reconhecida na Justiça. A nota também afirma que a oficial de Justiça também ficou surpresa com a tentativa da TV em adiar o cumprimento da decisão judicial, da qual não cabe mais recurso.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares