quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PREFEITO ASSINA LIBERAÇÃO PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA EM LAURO DE FREITAS

O prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), assinou a liberação de R$ 11.936.801 para obras de infraestrutura no município, na manhã desta quarta-feira (30), no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.

De acordo com o prefeito, ao todo serão beneficiadas 35 ruas nas localidades de Itinga, Vida Nova, Centro e Ipitanga, com pavimentação asfáltica, drenagem e recuperação de passeios, além do recapeamento e requalificação asfáltica das avenidas Santo Antônio, Queira Deus e Portão. Com a verba também será construído o Restaurante Popular de Itinga e realizada a reforma do Estádio de Futebol de Itinga.
O superintendente regional da CEF em Salvador, Luiz Antônio de Souza, destacou a parceria com a administração municipal. "Nós estamos inteiramente à disposição do município e esse é um momento em que se consolida um bom relacionamento entre a Caixa e a Prefeitura de Lauro de Freitas", afirmou o superintendente.
Durante a cerimônia de assinatura, o secretário de Infraestrutura (Seinfra), André Carvalho, apresentou as obras já em andamento em diversos pontos da cidade, além dos projetos das novas obras citadas pelo prefeito, que serão realizadas com a liberação deste contrato.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Lauro de Freitas, Gilmar Oliveira, parabenizou o governo e ressaltou a parceria com o poder legislativo. "Em ações e intervenções que venham beneficiar a população, a Câmara de Vereadores será parceria na contribuição para o progresso da cidade", afirma o vereador. 
Na ocasião, o prefeito Márcio Paiva reforçou o pedido de solicitação de uma Agência da Caixa Econômica para o bairro de Portão. Também estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito, Bebel Carvalho, secretários municipais e os vereadores Decinho, Rosalvo, Edílson Ferreira, Fausto Franco e Carlucho.

Ovo é líder em intoxicações por Salmonella; veja dicas de como armazenar produto

Ovo é líder em intoxicações por Salmonella; veja dicas de como armazenar produto
Foto: Reprodução
A incidência de intoxicação alimentar pela bactéria Salmonella (que causa diarreia) através do ovo fez a nutricionista Daniele Leal investigar mais o caso. Depois de recorrer aos bancos de dados do Ministério da Saúde, a pesquisadora foi mais além e defendeu uma tese de mestrado sobre os problemas de intoxicação associados ao produto. Daniele entrevistou 664 pais de alunos de escolas públicas e particulares em São Paulo para saber quais práticas colocam o produto como recordista do problema. “Dos entrevistados, 81% disseram que compram ovos sem estar refrigerados, o que é um erro para a segurança alimentar. Além disso, quando chegam em casa, as pessoas também guardam os ovos fora da geladeira, o que facilita as contaminações,”relatou. A pesquisa também mostrou que 61,3% dos participantes já relacionaram sintomas de doenças, como febre, diarreia, dor de estômago, náuseas, após consumirem alguma comida, o que “demonstra que eles identificam o risco de ingerir alimentos impróprios”. Segundo Daniele, metade dos pesquisados consome ovos crus ou mal cozidos, considerados de risco pela possibilidade de estarem contaminados com Salmonella.
 
A pesquisadora elencou abaixo algumas orientações para diminuir riscos de contaminação.
 
Compre ovos que estejam refrigerados (geladeira ou freezer);
 
Escolha produtos mais frescos, com atenção para o prazo de validade; 
 
Evite ovos sujos ou rachados. Estes facilitam a contaminação;
 
Nunca mantenha os ovos fora da geladeira;
 
Antes do uso, lave os ovos com água e sabão. (Não é preciso usar cloro);
 
Lave bem as mãos e também os utensílios antes de cozinhar;
 
Consuma ovos (seja cozidos ou fritos) sempre com a gema dura; 
 
Para garantir segurança, o tempo de cozimento deve ser superior a sete minutos após o início da fervura;
 
Em outras preparações, a gema e a clara devem sempre estar coaguladas. Informações do IG.

Papa foi espionado pelos EUA, revela revista italiana

Papa foi espionado pelos EUA, revela revista italiana
Foto: Wilton Junior / Estadão Conteúdo/ Bahia Notícias
Entre os alvos da espionagem americana estava o Vaticano, de acordo com uma reportagem que a revista italiana Panorama publicará nesta quinta-feira (31). Conversas que partiram da Cidade do Vaticano, inclusive na residência onde estava o então cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, foram monitoradas pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), antes e possivelmente durante o Conclave que o escolheu como sucessor de Bento 16. Segundo a revista, as ligações da Santa Sé estavam entre as 46 milhões de conversas monitoradas na Itália de 10 de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013. Segundo a Panorama, o monitoramento poderia ter continuado durante o período do Conclave, em 12 de março deste ano, e levanta a suspeita de que as conversas do então futuro pontífice possam ter sido ouvidas por pessoas de fora.

Imagem de satélite revela igreja no formato de órgão sexual

Imagem de satélite revela igreja no formato de órgão sexual
Foto: Reprodução/ Google Earth
A Igreja da Ciência Cristã, localizada em Dixon, Illinois, nos Estados Unidos, ficou famosa na internet após a imagem de satélite do Google Earth revelar que o formato do templo lembra um pênis. O imóvel "sagrado" começou a ser construído em janeiro deste ano. Visto da rua, o prédio não parece ter forma peniana. Outro detalhe é que um dos slogans da igreja é "Rising up", que pode ser traduzido como levantar ou subir. As informações são do site gawker.com.

Projeto de lei quer obrigar supermercados a vender alimentos orgânicos


Depois de implantado o Dia da Medida Certa na capital baiana nesta terça-feira (29), mais uma medida de iniciativa do Legislativo surge com o argumento de incentivar hábitos saudáveis para a população. Projeto de lei de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) pretende obrigar os supermercados e hipermercados de todo o estado a reservar um local específico para a venda de produtos orgânicos. A proposta indica que os estabelecimentos comerciais terão de contar com um espaço devidamente identificado, de fácil visualização, para a comercialização dos alimentos. “Sabemos dos benefícios que os alimentos não transgênicos e livres de agrotóxico proporcionam à saúde, porém o consumo desses produtos é ainda muito baixo. A intenção é incentivar o consumo por parte da população”, justifica o parlamentar. Caso seja aprovada, a legislação entrará em vigor 45 dias após a publicação e os mercados terão o prazo de 120 dias para se adequar às novas determinações. Segundo o projeto, a fiscalização e as penalidades serão exercidas pelas autoridades competentes e órgãos de defesa do consumidor.

PI: Hospital tem máquina de hemodiálise ligada em vaso sanitário

A máquina de hemodiálise do Hospital Universitário, o HU, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está ligada a um vaso sanitário de um dos banheiros do estabelecimento. A reportagem do site 180graus teve acesso a imagens que comprovam esta situação. As máquinas de hemodiálise (tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial) precisam ter uma espécie de cano para entrar água e outro para drená-la. Neste caso, a máquina do HU está despejando a água suja dentro do vaso, o que não é identificado como um procedimento normal, é claro. Segundo um médico que faz atendimento no HU e prefere não ser identificado, este é apenas um dos vários problemas naquele hospital. (360grauspi)

ARMANDO JACKSON A LENDA VIVA DA VILA PRAIANA - LAURO DE FREITAS - BAHIA

Conhecido como a Lenda da Vila Praiana de Lauro de Freitas, Armando Jackson é Cover de Michael Jackson a mais de 15  anos . É um  grande artista e um dos melhores Cover da Bahia, com grandes destaques em apresentações. Além de fazer show fez um grande trabalho de multiplicação com crianças e jovens da Cidade , só no grupo Bambolê fez duas grandes multiplicação dos Bambo Jackson que também fizeram grande sucesso.

Armando no Programa Bom   +     de Scheila Carvalho





NOTA PÚBLICA: COELBA INFORMA SUSPENSÃO DE ENERGIA EM DIVERSOS RUAS DO CENTRO DE LAURO DE FREITAS

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) informa que haverá a suspensão no fornecimento de energia elétrica na próxima sexta-feira (1°), das 9h às 15h, na Travessa Osman Lordelo Guimarães; parte da Rua das Pedrinhas; parte da Rua Nilton Calmon; parte da Travessa das Pedrinhas; parte da Travessa Nilton Calmon e parte do Loteamento Vila Praiana – todas no Centro.

A concessionária destaca que o desligamento será necessário para que seus técnicos possam realizar, com segurança, serviços de manutenção e melhoramento da rede elétrica que atende ao município.

MEC divulga o gabarito oficial do Enem; confira


O Ministério da Educação divulgou o gabarito oficial da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram realizadas no sábado (26) e domingo (27). Os documentos referentes a cada cor de prova estão disponíveis para download no site do Enem. O resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, deve ser divulgado na primeira semana de janeiro de 2014. Os participantes podem acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no site do Enem.
Os candidatos que fizeram as prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e por alguma razão esqueceram de marcar no cartão-resposta a cor do caderno de provas que recebeu ou a frase que continha em destaque (uma coisa ou a outra) terá a prova corrigida, segundo informou a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pela organização do Enem.
Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque. Cabe obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões. Ele também deve transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões.
O Inep afirma que, se o candidato transcreveu uma das duas opções (a cor ou a frase da prova), é possível identificar qual cor de prova o candidato realizou, uma vez que para cada cor de prova existe uma frase específica. No caso da prova rosa de domingo, por exemplo, a frase que identifica a cor da prova é "De tudo fica um pouco".

Site da Assembleia Legislativa é invadido pela 3ª vez este ano

O portal da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foi invadido nesta terça-feira (29), pela terceira vez este ano (ver aqui e aqui). Quem acessa a página na noite desta terça, encontra destacada uma foto com a máscara que marcou os protestos de junho e faz referência ao filme “V de Vingança”, sobre um revolucionário anarquista inglês, baseado em uma histórica de quadrinhos. Quem clica no link, ao invés de ser direcionado para a notícia sobre o Parlamento Jovem da AL-BA, entra no site de um grupo hacker com os dizeres “The Pirate Day” ou Dia do Pirata (tradução livre). Na notícia sobre o parlamento, ainda é possível ler logo abaixo: “As inscrições estão canceladas por falta da arrogância de todos (sic)”. (BN)

Lojas Marisa erra grafia camiseta e escreve "estupradores"

Graças a um descuido com a estampa de seus produtos, as lojas Marisa, rede varejista do setor de vestuário, protagoniza uma polêmica entre os consumidores. Um modelo de camiseta disponível na loja online vinha com a seguinte frase estampada em dourado: “Great rapers tonight”. Em português, a frase significa nada menos que “Grandes estupradores esta noite”. Ao que parece, trata-se de um erro de grafia. Bastaria dobrar o “p” para que a palavra “estuprador” virasse rappers – artistas da cena musical do rap, bastante popular entre o público juvenil. Segundo o comunicado divulgado pela empresa, "os clientes que adquiriram a peça podem se dirigir a qualquer uma de nossas lojas com a camiseta, independente do seu estado, para devolução do valor ou troca por outro produto". A empresa não informa quantas camisetas foram feitas nem qual destino será dado ao estoque. Em 2011, a varejista Renner teve de recolher jaquetas que vinham estampados com o emblema da banda Skrewdriver, vinculada ao neonazismo na década de 80. A empresa teve de se explicar e houve até investigação sobre uma possível “apologia ao crime”. (Tribuna)

Anvisa diz que 36% dos alimentos têm nível insatisfatório de agrotóxicos



Relatório divulgado nesta terça-feira (29) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a presença de agrotóxicos em frutas, legumes e verduras apontou em 36% das amostras analisadas em 2011 e 29% das amostras verificadas em 2012 apresentaram resultados considerados insatisfatórios pela agência. Segundo o estudo, nestes casos os alimentos continham níveis de substâncias tóxicas superiores ao limite imposto no Brasil ou ainda compostos químicos que nunca foram registrados para uso no país. Os dados fazem parte do estudo que integra o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para). Segundo a Anvisa, a escolha dos produtos analisados baseou-se nos dados de consumo obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na disponibilidade destes alimentos nos supermercados dos diferentes estados e no perfil de uso de agrotóxicos nestes alimentos. O estudo apontou ainda a presença de ingredientes ativos tebufempirade e azaconasol em amostras de uvas analisadas. Ao encontrar tais compostos, a Anvisa sugere a ocorrência de contrabando desses agrotóxicos, que nunca tiveram registro no país. (G1)

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares