sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O governador Jaques Wagner garante que Lauro de Freitas terá metrô

O governador Jaques Wagner assegurou que Lauro de Freitas será contemplado com o metrô. 

Em audiência nesta quinta-feira com a prefeita Moema Gramacho, da qual participou o secretário do Desenvolvimento Urbano Cícero Monteiro, Wagner garantiu que o projeto que está em execução inclui o município. 

Moema, que levou uma extensa pauta de pendências, saiu satisfeita da audiência, pouco antes de seguir ao lado do governador para a posse do novo secretário da Casa Civil, Rui Costa.

Entre as questões abordadas na audiência estavam o pedágio na Estrada Aeroporto/Ceasa, as obras do PAC Lagoa da Base, a drenagem do Canal dos Irmãos e a Estrada do Quingoma. 

“Sobre o pedágio, o governador se mostrou sensível aos pleitos das comunidades do Capelão, Areia Branca, Jambeiro, Ciamar, Barro Duro, Capiarara, Jaiba e Quingoma. Nas outras questões cobrei celeridade e de pronto o governador pediu empenho ao secretário Cícero Monteiro”.

As passarelas na Estrada do Coco também entraram na pauta. Moema foi informada que enquanto o metrô não chega, serão colocadas duas passarelas, uma no Km 3,5 e outra em frente ao Menandro de Faria, já licitadas e contratadas.  

Ainda na audiência, atendendo solicitação da prefeita, o governador se comprometeu a intermediar solicitação do Sindicato da Construção Civil junto à presidenta Dilma para melhorar as condições de execução do Programa Minha Casa Minha Vida. Moema tratou ainda de questões relacionadas à saúde no município, inclusive sobre o destino das instalações do Hospital da Unimed.
Fonte: Agenda Lauro

Devido a dificuldades financeiras hoje pode ser a última apresentação dos Ternos de Reis da Festa da Lapinha

Foto: Secult
Na noite desta quinta-feira, 5, acontecem os tradicionais desfiles dos Ternos de Reis da Festa da Lapinha, em Salvador. Seis grupos vindos dos bairros de Brotas, Mussurunga, Liberdade, Pernambués, Lapinha e Coutos e quatro do interior – Saubara, Matarandiba, Jaguaripe e Jiribatuba – vão se apresentar logo após a missa solene que sera presidida pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, a partir das 19h30.
Porém, esta pode ser a última apresentação dos grupos na Festa da Lapinha. De acordo com a União dos Tradicionais Ternos e Ranchos de Reis e Bailes Pastoris da Bahia os grupos apresentam dificuldades financeiras e não tem patrocinadores. O investimento total das apresentações chega a cerca de R$ 76 mil. A união afirma que um projeto foi enviado para o Fundo de Cultura e não foi obtido resposta.
De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura para que aconteça investimentos em projetos pelo Fundo de Cultura, os mesmos devem ser avaliados pela equipe de consultores da secretaria.
Fagner Abreu
Repórter da Revista Bahia Acontece
fagnerabreu@revistabahia.com.br

FESTA DE SANTO AMARO DE IPITANGA 2012

Santo Amaro de Ipitanga


Santo Amaro de Ipitanga6 de Janeiro de 2012 10:42
Começa hoje e vai até 14 de janeiro, o novenário em homenagem ao nosso padroeiro Santo Amaro de Ipitanga. Neste ano o tema geral da festa é “Com Santo Amaro de Ipitanga, há quatro séculos evangelizando nestas terras”. Teremos várias atividades para abrilhantar mais ainda a festa, sempre após a novena acontecerá a tradicional Quermesse na Praça, com varias atrações.

No dia 07 de janeiro acontecerá nosso grande Bingo e no dia 13 o Chá Beneficente, que era realizado após a Procissão, acontecerá, logo após a novena.

No dia 15, dia do Padroeiro Santo Amaro, a Solene Eucaristia será celebrada às 8h30, com mais uma novidade: este ano a procissão pelas ruas do Centro levando a venerável imagem do padroeiro será logo após a celebração e, após o retorno da procissão, teremos a Benção Apostólica encerrando nossa festa.

PASCOM Paroquial

TERNO DE REIS DO CENTRO DA CIDADE DESFILOU NAS RUAS DE LAURO DE FREITAS 2012

DONA BADINHA E SUA FILHA NINHA MANTEM A TRADIÇÃO DO TERNO DE REIS EM LAURO DE FREITAS
Na foto Badinha e a Filha vestida de Boi
Dona Badinha umas das poucas cantadoras do Terno de Reis na Cidade, vem junto com sua filha dando uma grande força para manter a tradição dos poucos Ternos que existem em Lauro de Freitas, segundo Dona Badinha sua filha acompanha o Terno desde quando nasceu , só deixou de participar quando ela passou uns anos em São Paulo, mas , voltou para Santo Amaro de Ipitanga e não esqueceu o que aprendeu quando criança. Badinha diz com muito orgulho que a filha se vetiu de Boi esse ano.
As Familias antigas do Municipio fazem questão de receberem o Terno em sua porta, como vocês podem ver na foto Dona Helena da Igreja e seu marido  Zé Miudo prestigiando a visita do Boi em sua casa  com muita animação.

Sinaldo Presidente do Clube Ipitanga relata que desde crianças acompanha o Terno de Reis e faz questão de hoje junto com Julio Careca organizar esta Festa que faz parte de sua infância e da História de nosso Município.
A Associação Carnavalesca estava presente dando força , cantando , tocando e ajudando para o crescimento  da tradição em nossa Cidade. Segundo Bel Araujo é muito importante fomentar o Bumba meu Boi em nosso Município para o desenvolvimento cultural da Cidade.
O Secretário de Cultura Antônio Lírio e o Cantor Uilson Negrine também estavam presentes .
                O Agitador Cultural Júlio Careca sempre acompanhando e ajudando as Festas da Cidade.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares