segunda-feira, 12 de maio de 2014

Copa: Mais de dois mil militares das Forças Armadas reforçam segurança na Bahia


Assegurar os espaços aéreo, marítimo e terrestre. Esse é o objetivo do esquema especial de segurança montado para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 pelas Forças Armadas no estado da Bahia. Serão cerca de 2.300 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, que trabalharão integrados a órgãos locais como a Secretaria da Segurança Pública (SSP). As tropas vão atuar em conjunto com representantes da SSP, polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal, além da Guarda Municipal, órgãos de trânsito e Defesa Civil. As entidades também trabalharão, em conjunto, no Centro de Coordenação de Defesa de Área, montado na sede do Comando do 2º Distrito Naval de Salvador, no bairro do Comércio. As ações englobam desde o controle do espaço aéreo e monitoramento terrestre, até patrulhamento contra ameaças químicas, biológicas e nuclear, ações antiterroristas, monitoramento das fronteiras e segurança cibernética. Além disso, a orla marítima da capital e o interior da Baía de Todos-os-Santos serão patrulhados por navios e embarcações da Marinha. Os principais alvos do esquema especial de segurança são estruturas e áreas diretamente ligadas ao Mundial como o entorno dos estádios, os centros de treinamentos das seleções, as Fan Fests, a rede hoteleira, locais de exibição dos jogos e pontos turísticos em Salvador e no interior do estado. Tropas do Exército ainda formarão uma Força de Contingência, que apesar de não estar nas ruas, estarão em prontidão para atender situações de emergência e crise. Esses militares podem ser acionados pelo governador do Estado e pela Presidência da República para assegurar a ordem pública e o funcionamento de serviços essenciais. (Secom)

Inglaterra divulga lista de convocados para Copa do Mundo


A Inglaterra divulgou nesta segunda-feira a convocação para a Copa do Mundo. O time do técnico Roy Hodgson combina a experiência de jogadores como o goleiro Joe Hart, do Manchester City, e os meias Frank Lampard, do Chelsea, e Steven Gerrard, capitão do Liverpool e do time inglês, com a juventude de algumas promessas. Caso do atacante Raheem Sterling, de 19 anos, do meia Barkley, do Everton, e do lateral-esquerdo Luke Shaw, de 18 anos. Não houve uma grande surpresa na lista de Hodgson. Os meias Alex Oxlade-Chamberlain e Jack Wilshere, do Arsenal, foram incluídos, apesar de terem sofrido com lesões nesta temporada. Já Shaw, uma das sensações da temporada da Premier League, foi escolhido após a aposentadoria da seleção de Ashley Cole, do Chelsea. A lista da Inglaterra tem 30 nomes, mas Hodgson já definiu os 23 e colocou outros sete numa lista de espera. Os ingleses estão no grupo D do Mundial, considerado o grupo da morte. Na primeira fase, o time enfrenta a Itália, no dia 14 de junho, na Arena Amazônia, o Uruguai, no dia 19, no Itaquerão, e a Costa Rica, no dia 24, no Mineirão.

Veja a lista da Inglaterra: Goleiros: Joe Hart (Manchester City), Ben Foster (West Bromwich Albion), Fraser Forster (Celtic)
Defensores: Leighton Baines (Everton), Gary Cahill (Chelsea), Phil Jagielka (Everton), Glen Johnson (Liverpool), Luke Shaw (Southampton), Chris Smalling (Manchester United), Phil Jones (Manchester United)
Meias: Ross Barkley (Everton), Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal), Raheem Sterling (Liverpool), Steven Gerrard (Liverpool), Frank Lampard (Chelsea), Adam Lallana (Southampton), Jordan Henderson (Liverpool), James Milner (Manchester City), Jack Wilshere (Arsenal)
Atacantes: Rickie Lambert (Southampton), Wayne Rooney (Manchester United), Daniel Sturridge (Liverpool), Danny Welbeck (Manchester United)
Lista de espera: John Ruddy (Norwich), Jon Flanagan (Liverpool), John Stones (Everton), Michael Carrick (Manchester United), Tom Cleverley (Manchester United), Andy Carroll (West Ham), Jermain Defoe (Toronto FC). (Oglobo)

Doriva, Gilson Kleina e Dorival Júnior são os técnicos mais cotados para assumir o Vitória

Com a saída de Ney Franco, anunciada nesta segunda-feira (12), o Vitória já trabalha para encontrar um novo treinador. Conselheiros do clube afirmaram ao Metro1 que os nomes discutidos pela diretoria são o do ex-volante Doriva, que treinou o Ituano na campanha do título paulista deste ano, o de Gilson Kleina, demitido do Palmeiras na semana passada, e Dorival Júnior, sem emprego desde que tentou tirar o Fluminense da zona de rebaixamento do Brasileirão 2013.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO - CASA DO TRABALHADOR ( PMLF ) OFERECE : VAGAS DISPONÍVEIS PARA:


32 VAGAS PARA :- pedreiro com experiencia na carteira - Ajudante de pedreiro e Pintor com experiencia, com disponibilidade para viajar para Fortaleza -CE.
VAGAS PARA LAURO DE FREITAS E REGIÃO ( SALVADOR )
Serviços Gerais ( Homens )= 10 vagas
Aux de Estoque de Alimentos Perecíveis
Armazenamento ( Homens)= 30 vagas
Segurança 2º Grau Completo,= 15 vagas
Fiscal de Prevenção 2º Grau completo- 10 vagas
Aux de Açougue c/ experiencia - 5 vagas 
Operador de Empilhadeira - lateral, e elétrica, - 10 vagas
Aux. de Padaria ( Homens ) 5 vagas
Caixa ( Mulher )
Outras vagas existentes: Dirija-se a Casa do Trabalhador

300 prefeitos baianos marcham em direção a Brasília

300 prefeitos baianos marcham em direção a Brasília
Foto: Divulgação
Pelo menos 300 prefeitos baianos devem marchar a partir desta segunda-feira (12) a Brasília. A 17ª Marcha a Brasília, que ocorre em defesa dos municípios, já tinha mais de 140 presenças confirmadas na última semana. O encontro pretende debater as transferências de responsabilidades, desigualdades financeiras e o desequilíbrio federativo que atinge as cidades brasileiras. A programação envolve desde encontro com os presidenciáveis até a visita ao Congresso Nacional para instalação da Comissão Especial que analisará o aumento de 2% no repasse ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal reivindicação do movimento. A delegação baiana espera fortalecer a causa. “Não há recursos para governar. As leis chegam de Brasília para serem cumpridas sem estabelecer a fonte de receita. Tem sido assim com os pisos salariais e os programas sociais que acarretam o desequilíbrio financeiro das administrações”, explica a presidente da União dos Municípios da Bahia, Maria Quitéria Mendes (PSB).

Colo-Colo e Jacobina garantem vaga na primeira divisão do Campeonato Baiano de 2015

por Edimário Duplat
Colo-Colo e Jacobina garantem vaga na primeira divisão do Campeonato Baiano de 2015
Torcida do Colo-Colo festeja o acesso. Foto: www.odefensorcosmearaujo.com.br
Na ultima rodada do Campeonato Baiano da Segunda Divisão 2014 foram definidas as duas vagas para a elite estadual do ano que vem. Colo-Colo e Jacobina venceram os seus confrontos e são os participantes da próxima edição do certame estadual, além de protagonizarem a final da segundona deste ano.

Precisando apenas de um empate para se garantir novamente na primeira divisão depois de 3 anos do seu rebaixamento, o Colo-Colo foi até a cidade de Feira de Santana e não tomou conhecimento do Fluminense. Vencendo pelo resultado de 2 a 0, o auriazul chegou aos 23 pontos e terminou na liderança isolada da primeira fase, além de ter apenas um gol sofrido em nove partidas disputadas.

Enquanto o Tigre de Ilheus apenas confirmou o seu favoritismo, Jacobina e Flamengo de Guanambi disputaram a segunda vaga até o ultimo minuto. Com os mesmos 17 pontos antes do ínicio da rodada, os dois clubes apenas se diferenciavam pelo saldo de gols, com o rubro-negro obtendo pequena vantagem de 1 gol sobre o seu adversário. Mesmo assim, o Jegue da Chapada superou o seu adversário ao derrotar o Jequié por 3 a 0 no Estádio José Rocha, enquanto o Beija-Flor do Sertão recebeu o Leônico e após estar perdendo de 2 a 0, conseguiu derrotar o Moleque Travesso por 4 a 3, mas sem conseguir a vaga para o Baianão 2015.

Agora, as duas equipes classificadas fazem a grande final do torneio em duas partidas para decidir o campeão da segundona. No dia 18 de maio, Jacobina e Colo-Colo se enfrentam no José Rocha. Já no dia 25 do mesmo mês, as duas equipes encerram a competição no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus .

Confira a tabela da última rodada e a classificação final da primeira fase do Baiano da Segunda Divisão 2014

Jogos da 9ª rodada

08/05

Atlético de Alagoinhas 2x0 Ypiranga - 19h no Estádio Carneirão (Alagoinhas)

10/05

Itabuna 3x0 Ipitanga - 16h no Estádio Luiz Viana Filho (Itabuna)

11/05

Fluminense de Feira 0x2 Colo-Colo - 15h no Estádio Joia da Princesa (Feira de Santana)

Flamengo de Guanambi 4x3 Leônico - 15h no Estádio 02 de Julho (Guanambi)

Jacobina 3x0 Jequié - 15h no Estádio José Rocha (Jacobina)


Campeonato Baiano da Segunda Divisão 2014
 EquipePontos
1)Colo-Colo23 pontos
2)Jacobina20 pontos (saldo +11)
3)Flamengo de Guanambi20 pontos (saldo +10)
4)Atlético de Alagoinhas16 pontos
5)Itabuna12 pontos (saldo +2)
6)Fluminense de Feira12 pontos (saldo -2)
7)Ypiranga11 pontos (saldo +2)
8)Jequié11 pontos (saldo -2)
9)Leônico1 ponto (saldo -15)
10)Ipitanga1 ponto (saldo -31)

Com boneco de plástico, crianças saem às ruas em busca de esmolas em Vitória da Conquista na Bahia

Conquista: Com boneco de plástico, crianças saem às ruas em busca de esmolas
Foto: Reprodução
Um grupo de meninas tem chamado à atenção de muita gente em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Com uma boneca de plástico simulando ser uma mãe mirim, três meninas têm passado noites na rua em busca de esmolas. Na noite deste domingo (11), Dia das Mães, as garotas passaram por bares do bairro Candeias a coletar dinheiro que, segundo relatos ao Blog do Anderson, seria destinado a compras de alimentos para família. Nesta região é comum a presença de crianças até altas horas da noite também comercializando doces e guardando carros.

'Gabrielli era o companheiro mais preparado para ser governador', diz Lula

'Gabrielli era o companheiro mais preparado para ser governador', diz Lula
Foto: Manu Dias/ GOV BA
O ex-presidente Lula opinou que o secretário estadual do Planejamento e ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, era o petista “mais preparado” para ser o candidato do partido à sucessão do governador Jaques Wagner. Apesar do apoio do ex-presidente, o atual titular da Seplan não foi o indicado para concorrer ao comando do Executivo baiano pelo PT. O posto ficou com o deputado federal Rui Costa, preferido de Wagner. “Eu achava que o Gabrielli era o companheiro mais preparado para ser governador, quando ele deixou a Petrobras e foi ser secretário no governo da Bahia. Os anos passaram, e o PT baiano e o governo construíram a possibilidade de ter outro candidato e o partido por maioria decidiu esse candidato, portanto o candidato é o Rui Costa, que é o meu candidato, do governador Jaques Wagner, do Gabrielli e espero que também seja o candidato do povo da Bahia”, afirmou Lula, em entrevista ao jornal A Tarde. Sobre a polêmica compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, o petista defendeu que o ex e a atual presidente da companhia, Maria das Graças Foster, responderam ao assunto. “Ora, é muito cômodo uma pessoa achar que um negócio que era rentável, que era importante do ponto de vista estratégico para Petrobras, feito em 2006, por conta do momento do petróleo nos Estados Unidos, ache agora, que não foi bom porque o mercado de petróleo mudou e não está vendendo o que achava que ia vender”, disse.

ANIVERSARIANTES DO DIA 12 DE MAIO DE 2014

PEDRO MELO

PAULO SERGIO

WATCKINS ARAUJO

WALLACE BARRETO

NILTON MARQUES

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Ateus inauguram canal de TV dedicado a combater a religião


Constantemente acusados de imitar práticas cristãs, o movimento ateísta está chegando à televisão. Nos Estados Unidos existem cerca de 100 canais de TV que transmitem programação evangélica, algumas dezenas passam programas católicos. Já existem canais judeus e até muçulmanos. David Silverman, presidente da Ateus Americanos, anunciou a formação de um canal de televisão só de conteúdo ateu durante uma palestra na Universidade de Stanford esta semana. Ele explicou que o público-alvo são ateus, humanistas, livres-pensadores e outros não-teístas terão sua primeira opção real de televisão dedicado ao ateísmo em julho. “Por que estamos indo para a televisão?  É parte da nossa estratégia de ir até os locais onde não estamos chegando”, ressaltou Silverman, 49 anos. Ele explicou que inicialmente o canal de televisão será via Internet e poderá ser acessado por operadoras de TV a cabo que já ofereçam o sistema streaming, algo que está em crescimento nos EUA. O conteúdo ateu estará no ar sete dias por semana, 24 horas por dia e será gratuito.
O canal ainda não teve seu nome revelado, mas Silverman comemora, enfatizando que serão transmitidos, no início, eventos ateus, incluindo gravações de convenções dos Ateus Americanos de anos passados. Também exibirá apresentações de palestrantes convidados, além de conteúdo fornecido por vlogueiros ateus e outros grupos ateus com forte presença no ativismo online. “Estamos prevendo o surgimento de um monte de conteúdo diferente nos próximos meses”, disse Dave Muscato, diretor de comunicações Ateus Americanos. O grupo ainda analisa a viabilidade de uma rádio com conteúdo 100% ateu. Com informações de Religion News. 

Emocionante: Hospital cria ursinho que envia mensagens via WhatsApp a criança com câncer; assista


Do que você mais sente falta aqui? A resposta das crianças com diagnóstico de câncer internadas no setor de pediatria do Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, a 300 km de São Paulo, motivou os médicos e integrantes da área a buscarem uma solução que trouxesse mais conforto para as crianças internadas para tratamento. As respostas foram as mais diversas - pai, mãe, irmão, tio, avô, colegas de escola, professor - mas todas relacionadas à presença de pessoas que, fora do hospital, faziam parte do convívio das crianças. Durante o tratamento, as crianças que recebem quimioterapia e outros medicamentos fortes precisam ficar isoladas para evitar que sua baixa imunidade atrapalhe no objetivo do tratamento. As visitas são controladas, apenas uma pessoa de cada vez pode entrar e por um tempo limitado. Ao saber do que as crianças mais sentiam falta durante o tratamento, os médicos e toda a equipe da pediatria do Hospital Amaral Carvalho trabalharam durante meses em busca de uma ideia. Sugestões vieram de todos e o apoio também.
Um brinquedo ganhou o reforço da tecnologia e, no início deste mês, o hospital apresentou o ursinho Elo, que emite mensagens de voz deixadas às crianças pelo celular, via WhatsApp. O resultado, de acordo com a médica hematologista e chefe da oncologia pediátrica do hospital, Claudia Teresa de Oliveira, ainda está sendo avaliado, mas as crianças aprovaram o ursinho Elo e ele já é o grande companheiro das que estão em tratamento. Para ouvir as mensagens gravadas, basta que a criança aperte um botão que fica na mão do ursinho quantas vezes quiser. O dispositivo acoplado no brinquedo pode armazenar várias mensagens, dependo do tamanho do arquivo. "A ideia funciona melhor com as crianças menores que se encantam em poder ouvir a voz do tio, avô ou irmão", conta a médica. "Tudo o que a gente fizer em relação à humanização para minimizar o sofrimento que é inerente ao tratamento de câncer, que demanda muita hospitalização, muita quimioterapia, muito efeito colateral, é importante; qualquer coisa que se fizer no intuito de minimizar esse isolamento necessário" completa.

Salvador perde 8% dos orelhões em dois anos


Em dois anos, a capital baiana perdeu cerca de 8% dos telefones públicos na área que compreende Salvador e Região Metropolitana. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2012, o número de orelhões instalados era de 11.246. Hoje, Salvador conta com 10.303 aparelhos. A queda no número de telefones, no entanto, não está restrita apenas a Salvador e já começou a ser registrada no restante do país há mais de dez anos. Em todo Brasil, há cerca de 875 mil orelhões, 425 mil a menos que em 2004. Um dos motivos é o crescimento do número de linhas telefônicas móveis no país. Segundo pesquisa realizada em 2013 pela Teleco, empresa de consultoria em Telecomunicações, Salvador é o município brasileiro com maior número de celulares. Ao todo, a cidade conta com 196,14 chips com DDD 71 para cada cem habitantes, o que corresponde a dois aparelhos por pessoa.
Por conta disso, os orelhões, se tornaram um artigo obsoleto e, aos poucos, podem deixar de existir. E a previsão, segundo informações da Anatel, é que essa redução seja mais significativa com o passar dos anos, pois, a cada dia, 120 orelhões desaparecem das ruas do país. Em Salvador, os poucos usuários que utilizam os telefones públicos, seja por não possuírem um celular, por falta de créditos ou bateria, observam a extinção dos aparelhos nas ruas. A equipe de reportagem de ATarde percorreu ruas e avenidas da capital baiana e constatou que fazer uma ligação em um telefone público é uma missão quase impossível. Além da pequena quantidade existente em alguns locais, a maioria deles tem peças faltando ou simplesmente não funcionam ao serem retirados do gancho.

Bahia 1 X 1 Vitória. Gols de Souza e Pará. (11/5/2014)

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares