segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Com Rui na Europa, João Leão assumirá o Estado pela primeira vez

Com Rui na Europa, João Leão assumirá o Estado pela primeira vez
Foto: Ascom / PT
De viagem marcada para a Europa neste domingo (4), o governador Rui Costa deixará o Estado sob o comando do vice-governador João Leão (PP). Esta, de acordo com o A Tarde, é a primeira vez que o vice-governador e secretário do Planejamento, citado na Operação Lava Jato, exerce a função em substituição do governador. Ele terá como tarefa inicial comandar, às 14h30 desta segunda (5) na Governadoria, a reunião do Conselho Político. De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, a pauta da reunião é voltada para a eleição de 2016. Participarão presidentes dos partidos da base (PT, PCdoB, PP, PSD, PSB, PTB, PTN e outras legendas) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT).

Adolescente americana inventa teste que descobre presença do ebola em 30 minutos

Adolescente americana inventa teste que descobre presença do ebola em 30 minutos
Foto: Divulgação
Uma das maiores dificuldades encontradas pelos médicos para evitar que o vírus ebola se espalhe é a demora no diagnosticar a doença. Os métodos atuais são caros e complexos, exigem refrigeração desde a fabricação e oferecem o resultado em até 12 horas. O projeto de Olivia Hallisey, uma estudante de 16 anos da Greenwich High School, no estado de Connecticut, nos EUA, pode mudar essa realidade. 

Dilma já nomeou mais de 100 ministros e fez 39 trocas de gestores

Dilma já nomeou mais de 100 ministros e fez 39 trocas de gestores
Foto: Ricardo Stuckert/ PR
A reforma ministerial da presidente Dilma Rousseff (PT) deu um nove recorde à mandatária: a presidente que mais trocou de ministros desde o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). De acordo com a Folha, Dilma fez 39 trocas em sua equipe, enquanto Lula e FHC, em anos de dificuldade, chegaram a 23 e 14. Ainda segundo a publica, Dilma nomeou 107 ministros - 18 a mais que FHC e cinco a mais que seu padrinho político, o ex-presidente Lula. Com os números, a mandatária teve até hoje uma média de 21 novos ministros por ano, quase o dobro de FHC - 11 - e um pouco abaixo de Lula, com 13. Entre os ministérios que mais trocaram de chefe, estão: Educação (6), Agricultura, Transportes, Pesca e Ciência e Tecnologia (5).

Kieza é autuado em blitz da Transalvador por dirigir sem carteira de motorista

Kieza é autuado em blitz da Transalvador por dirigir sem carteira de motorista
Foto: Reprodução
O atacante Kieza, do Bahia, foi autuado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) por estar dirigindo sem carteira de habilitação na madrugada do domingo (4), em uma blitz no Imbuí, em Salvador. De acordo com o jornal A Tarde, o capitão do Bahia realizou o teste do bafômetro – em que não foi encontrado nenhum traço de álcool – antes de apresentar um amigo que possuía a carteira de habilitação, e conduziu o veículo com o jogador. Um motorista habilitado dirigir sem a carteira é considerada infração leve, e o jogador vai ter que pagar uma multa.

Comissão obriga bares a dar água de graça a clientes; ‘um copo não vai matar ninguém’

Comissão obriga bares a dar água de graça a clientes; ‘um copo não vai matar ninguém’
Nelson Marquezelli | Foto: Agência Câmara
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga boates, shoppings, cinemas e parques temáticos a disponibilizar para seus clientes bebedouros públicos com água gelada. O texto aprovado partiu de sugestão (SUG 17/95) do Instituto Cuidar Jovem, organização não-governamental de Porto Alegre, acatado pelo relator na CLP, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP). De acordo com a proposta, que tem o objetivo de preservar a saúde dos frequentadores desses lugares, o estabelecimento que se negar a fornecer água potável fica sujeito a penas por infração ao direito do consumidor, que variam de multa a cassação da licença de funcionamento. O relator foi favorável á proposta já que, em sua opinião, não vai causar polêmica entre donos de bares e casas noturnas. “Isso porque o comerciante hoje já está entendendo que a saúde do cliente é importante para ele. Por isso um copo d'água não vai matar ninguém e vai salvar muitas vidas”, pondera Marquezelli. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel), no entanto, é contrária à medida e ingressou na justiça contra lei estadual semelhante. O advogado da instituição, Diego Andrade, disse que a proposta fere o princípio da livre atividade econômica. "Essa lei fere os princípios da ordem econômica, pois ela tenta impor à atividade empresarial o dever de oferecer um bem econômico, que é a água, como se ele fosse livre, ilimitado e gratuito. O comércio da água potável faz parte da atividade empresarial, de bares e restaurantes, principalmente de casas noturnas."

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares