terça-feira, 8 de abril de 2014

Deputado quer criar cadeia cinco estrelas e dia do encarcerado



 O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) chamou atenção da Câmara dos deputados para um projeto de lei de autoria do deputado Domingos Dutra (PT-MA), que ele considerou absurdo. O prejeto visa instituir o Estatuto Penitenciário Nacional e criar a cadeia cinco estrelas. Se aprovado, os presos terão direito a banho quente em locais frios, alojamento individual, cela com calefação, academia de ginástica, material de higiene pessoal como desodorante, xampu, condicionador, hidratante de pelé e camisinha. Bolsonaro lembrou ainda que são mais de 500 mil presos no Brasil, e afirmou que os deputados não podem permitir a tramitação e aprovação do projeto na Casa. O projeto do deputado também prevê médico residindo no presídio ou próximo. Entre os 119 artigos, chama a atenção o que mantém direitos políticos dos presos e acesso a jornais, rádio, e TV a cabo. Dutra também sugere a criação do dia do encarcerado, 25 de junho. Se fosse aplicado hoje, nenhuma cadeia brasileira se enquadraria na lei.
Veja abaixo a leitura do deputado de alguns artigos do texto do projeto:

EUA vão colaborar com segurança durante a Copa do Mundo no Brasil



O consulado americano no Rio informou nesta terça-feira (8) que os Estados Unidos vão colaborar na área de segurança pública durante a Copa do Mundo. Segundo o órgão, apesar de as autoridades dos países-sede serem responsáveis pela segurança do evento, os EUA possuem uma equipe no país com a função de "ligação". O procedimento, de acordo com a assessoria de imprensa, é para preservar os atletas, jornalistas, delegações, patrocinadores e demais cidadãos americanos que visitarão o Brasil durante a competição, em junho e julho. Segundo a Secretaria de Segurança do Rio (Seseg), o Centro de Cooperação Internacional está a cargo da Polícia Federal. Até as 17h30, a PF não havia respondido ao G1 sobre a questão. De acordo com o consulado americano, o procedimento é padrão e utilizado pelo governo dos EUA em megaeventos esportivos, como a Copa do Mundo no Brasil e os Jogos Olímpicos. O papel desses agentes será acompanhar os procedimentos de segurança em conjunto com autoridades locais. “Não há nada de misterioso e diferente e essa parceria não se resume ao Rio. Será no Brasil todo”, afirmou a assessoria de imprensa do consulado.

Aprovação da Copa cai para 48% em abril, aponta Datafolha

Aprovação da Copa cai para 48% em abril, aponta Datafolha
Foto: Betto Jr/ Ag Haack/ Bahia Notícias
A aprovação dos brasileiros sobre a realização da Copa de Mundo no Brasil caiu para 48% em abril deste ano, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (8). Outros 41% se declaram contra os jogos e 10%, indiferentes. A aceitação da população tem caído desde 2008, quando 79% se diziam a favor do Mundial. O índice diminuiu para 65% no ano passado. O estudo também apontou que, este ano, para 55% dos entrevistados, o campeonato tem mais prejuízos do que benefícios. Os moradores do Sul (61%) e Sudeste (62%) foram os mais pessimistas. Já no Nordeste, o maior peso ao prejuízos foi dado por 41%. A previsão negativa é de 55% no Norte/Centro-Oeste. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de abril, em 162 municípios, onde foram consultadas 2.637 pessoas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Questão de prova com música de Valesca Popozuda ganha repercussão em redes sociais

Questão de prova com música de Valesca Popozuda ganha repercussão em redes sociais
Foto: Reprodução
O enunciado de uma questão de prova de filosofia que solicitava o complemento de parte da letra de uma música da funkeira Valesca Popozuda ganhou repercussão na internet nesta segunda-feira (7). Na questão da prova, respondida por estudantes do Centro de Ensino Médio 3 de Taguatinga, uma escola pública do Distrito Federal, a cantora é chamada de “grande pensadora contemporânea”. A diretoria da unidade admitiu que o texto foi elaborado por um dos professores, mas não divulgou seu nome. "Tenho que admitir que, infelizmente, essa questão é de uma prova daqui. Estou boquiaberto", disse José Bonfim, funcionário de apoio à direção do CEM 3 de Taguatinga. Grande parte dos internautas que comentou a publicação considerou a questão inadequada. Em um dos comentários, um aluno que fez a prova disse acreditar que o professor elaborou o quesito por brincadeira, mas afirmou não concordar que tal conteúdo deva fazer parte de uma avaliação escolar. Um grupo de estudantes que também fez o exame saiu em defesa do docente. Muitos disseram que foi uma forma de descontração e de tornar o clima de aplicação menos tenso. Eles disseram que, além disso, todo o resto da avaliação estava de acordo com o assunto estudado em sala de aula e os alunos teriam sido orientados a estudar o conteúdo do livro didático antes de fazer a avaliação. “Quando a classificamos como grande pensadora contemporânea, a rotulamos como alguém que de fato tem pensamentos sistematizados dentro dos princípios filosóficos ou científicos. A Valesca pode ser, sim, uma contestadora, visto que canta funk, e o funk é uma música de contestação, mas daí a classificá-la como grande pensadora contemporânea é equivocado”, avalia a pedagoga e mestre em educação Francisca Paris, diretora de serviços educacionais da Saraiva. As informações são do Correio Braziliense.

Aprovado projeto de lei que pretende estender meia-entrada a doadores de sangue na Bahia

Aprovado projeto de lei que pretende estender meia-entrada a doadores de sangue na Bahia
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Os doadores regulares de sangue da Bahia terão direito ao benefício da meia-entrada em eventos culturais realizados no estado. Apresentado pelo deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), o Projeto de Lei nº 20734/2014, que prevê a extensão do benefício, teve relatoria favorável do deputado Carlos Geilson (PTN) e foi aprovado na noite desta segunda-feira (7), na Assembleia Legislativa da Bahia. Agora, ele segue para a sanção do Poder Executivo. Conforme descrito pela relatoria, estão inclusos nesse projeto os doadores de sangue registrados nos hemocentros e bancos de sangue dos hospitais públicos e privados da Bahia. Indicações médicas dão conta que os homens podem doar sangue apenas quatro vezes ao ano e as mulheres três vezes, por isso, "fica instituído que após cada doação os homens terão três meses de acesso à meia-entrada e as mulheres, quatro”. Para garantir o direito à meia-entrada, o doador deverá apresentar comprovante da doação na entrada dos estabelecimentos.

ANIVERSARIANTES DO DIA 08 DE ABRIL DE 2014

GUIDA MOIRA

BRANCA PINHEIRO

DINORA MENEZES

MONALISA SANTOS

EDINAILDES CERQUEIRA

ROBERTO SHORT

LUCIENE LEÃO

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares