segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Bolsa Família fará recadastramento de quase 2 milhões de beneficiários


Os beneficiários do Bolsa Família que não atualizaram suas informações no Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos dois anos devem procurar, a partir deste mês e até 17 de janeiro do ano que vem, a gestão municipal do programa para fazer alterações ou confirmar os dados. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que coordena o programa, estima que 1,8 milhão de famílias estão nessa condição. Após o prazo, o benefício pode ser bloqueado.
Segundo o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva, manter os dados atualizados é a melhor maneira de acessar os cerca de 20 programas sociais das três esferas de governo que usam o Cadastro Único, e continuar recebendo o Bolsa Família. Ele enfatizou que mesmo que não haja alterações a serem feitas, as famílias devem procurar a rede assistencial do município. "É fundamental que as famílias procurem a rede, que pode ser o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou a área da prefeitura responsável pela assistência social, para atualizar as informações.  O Cadastro Único é a peça chave do Brasil Sem Miséria [plano do qual o Bolsa Família faz parte] e se quisermos superar a extrema pobreza temos que ter os dados sempre atualizados", disse Paiva, ao participar hoje (19) de teleconferência do MDS transmitida ao vivo pela TV NBR.
Ele citou, entre os programas sociais que usam as informações do CadÚnico, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e a Tarifa Social de Energia Elétrica. O secretário também ressaltou que, embora o governo tenha alertado as famílias sobre a necessidade de procurar o órgão local responsável pelo programa, por meio de mensagens nos extratos de recebimento do benefício, no mês de julho, e de correspondências, os gestores municipais devem fazer uma busca ativa para garantir que os dados estejam corretos. Paiva lembrou que a pasta disponibiliza a esses profissionais, por meio do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, informações sobre os beneficiários cujos dados estão desatualizados, para direcionar os esforços.

Ainda de acordo com o secretário Luís Henrique Paiva, o governo está preparando uma campanha nacional, que deverá ser veiculada nos próximos meses, principalmente nas rádios, para alertar as famílias sobre a necessidade da revisão cadastral. Ele destacou que 13,8 milhões de famílias brasileiras recebem os recursos do Bolsa Família. De acordo com o MDS, as informações a serem atualizadas são: endereço, renda, composição familiar e sobre as escolas das crianças e adolescentes. A partir deste ano, os gestores municipais também registrarão, caso o responsável familiar tenha, o número do telefone celular. A medida, anunciada há um mês,  visa a permitir o contato direto e rápido com as famílias, caso seja necessário. (Agência Brasil)

Homem passa por cirurgia para retirar garfo de pênis

Um australiano de 70 anos passou por cirurgia para retirar um garfo de seu pênis, de acordo com matéria do jornal britânico The Independent desta segunda-feira, 19. O objeto teria sido inserido pelo homem no mês passado em uma tentativa de "gratificação sexual". Como o talher ficou preso, o homem procurou a emergência de um hospital 12 horas depois de inserir o objeto. Ele apresentava sangramento em seu órgão sexual. Os médicos identificaram o garfo por meio de um raio-x.

Operadoras que lesarem usuários de serviço pré-pago podem pagar multa de até R$ 50 mil por dia


As operadoras de telefonia móvel foram proibidas pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região de determinar prazos para que os créditos de celulares pré-pagos sejam utilizados. Em decorrência desta decisão, o Procon da Bahia divulgou nesta segunda-feira (19) orientações para os consumidores que estejam sendo ou tenham sido lesados pela prática das empresas. Segundo o órgão, os usuários da Oi, Tim e Vivo que tiverem serviços interrompidos por causa do vencimento do prazo para o uso do crédito contratado, devem ter estas mesmas funções reativadas em até 30 dias. Além disso, as empresas deverão restituir o valor "expirado" na suspensão do serviço. Para monitorar as companhias, o Procon pede que os consumidores estejam atentos às operadoras que persistirem com este tipo de prática. Caso a determinação do TRF não seja cumprida, as empresas podem ser multadas diariamente no valor de R$ 50 mil. "Os consumidores que se sentirem lesados de alguma forma devem procurar o Procon", ressaltou o superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares. No entendimento do Procon, a tática de bloquear o uso de serviços para forçar o cliente a efetuar uma nova recarga é irregular e infringe o Código de Defesa do Consumidor, configurando prática abusiva.

Fifa garante abertura da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo


Com 86% da construção do estádio do Corinthians, o Itaquerão, concluídos, o secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, garantiu que a abertura da Copa do Mundo 2014 ocorrerá em São Paulo. Ele vistoriou a arena hoje (19) e disse estar satisfeito com o progresso das obras. “Durante a Copa das Confederações, tivemos uma reunião de emergência, porque tínhamos preocupação com a data de entrega. Olho a minha volta e posso afirmar que o estádio será entregue em tempo não só para a abertura, mas também para os eventos testes”, declarou. A previsão é que a entrega seja feita em dezembro deste ano. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse estar confiante na entrega do estádio no prazo previsto. Para ele, a Copa das Confederações mostra o compromisso do Brasil com a entrega das arenas para os jogos. “Fizemos os jogos em seis estádios, dois entregues no prazo e quatro, um pouco depois. Foi um sucesso de público e um êxito técnico. Nossos aeroportos funcionaram, a segurança pública garantiu a integridade dos turistas, da população, de jornalistas, mesmo em meio a grandes manifestações que coincidiram com os jogos”, avaliou. (Agência Brasil)

Agricultor colhe abóbora com mais de 22 kg na zona rural do município de Varzedo


Um agricultor Jonilton Santiago, 37 anos, conhecido popularmente de Nilton Santiago, da localidade de Vila Nova, zona rural do município de Varzedo, próximo a São Roque dos Macacos, (230 km de Salvador), colheu uma abóbora gigante, com cerca de um metro de cumprimento, muito maior do que uma tradicional. A abóbora pesa mais de 22 kg. Segundo o agricultor, a colheita foi feita na semana passada e as outras abóboras da mesma safra tinham o tamanho normal. Nilton afirmou que foi a primeira vez que ele colheu uma abóbora gigante. Jonilton garantiu que teve a ajuda do seu pai Ozano Santiago para colher a abóbora gigante, e que isso é sinal de Deus para com os homens, “o Criador quer manifestar que nada é impossível para quem acredita Nele”, disse.
Reportagem e Foto: Voz da Bahia - Marcello Dial
Uma abóbora que pesa mais de 22kg / Foto: Voz da Bahia - Marcelo Dial
 O agricultor Jonilton segurando a abóbora gigante / Foto: Voz da Bahia

PARABÉNS PARA O PADRE JURACI PÁROCO DA PAROQUIA DE SANTO AMARO DE IPITANGA PELO SEU ANIVERSÁRIO

É com muita alegria que convidamos a todos para participarem da Missa em Ação de Graças, pela passagem do aniversário natalício do nosso Pároco, o Pe. Juraci, que será realizada hoje(19) às 19:30h na Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga.

CONVITE DA ESCOLA DE BASQUET MAGIC BASQUETEBOL

 

INSCRIÇÕES ABERTAS: OFICINAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) – realiza, nos dias 20 e 22 de agosto e 05, 12 e 19 de setembro de 2013, oficinas para orientar sobre a forma correta de elaborar projetos artísticos culturais. Os encontros acontecerão sempre a partir das 14h30, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.

Os interessados devem se inscrever através do e-mail editalsecultpmlf@gmail.com ou pelos telefones 3369-9210 e 3369-9217.

Doenças do século 19 persistem no país com descaso da indústria farmacêutica, diz pesquisadora

Doenças do século 19 persistem no país com descaso da indústria farmacêutica, diz pesquisadora
Foto: Descoberta há mais de cem anos, Doença de Chagas afeta 2 milhões pessoas
Mesmo que o maior enfrentamento da saúde brasileira seja no tratamento de doenças crônicas, cardiovasculares e câncer, responsável pela maioria das mortes no país, o Brasil ainda não venceu a batalha contra as enfermidades do século 19. Ainda resistem por aqui enfermidades como doença de Chagas, leishmaniose, malária, esquistossomose, hanseníase, tuberculose e dengue. De acordo com a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Tânia Araújo Jorge, essas doenças infecciosas atingem em cheio a pobreza e são negligenciadas pela indústria farmacêutica em geral. “Não tem interesse em investimento de pesquisa para geração de vacina, de medicamentos, porque é um mercado pobre, a atividade econômica não dá sustentação para um mercado global”, avaliou. Dados do Ministério da Saúde apontam que, apesar de essas doenças serem responsáveis por menos de 5% das mortes no país, elas são ainda muito freqüentes e reforçam a desigualdade social e as seqüelas que alimentam o círculo da pobreza. “Em crianças, atrapalham o rendimento escolar, atrapalham o crescimento, e, em adultos, atrapalham a inserção no mercado de trabalho, de forma que sustenta um círculo que mantém a pobreza” disse a especialista. Informações da Agência Brasil.

ANIVERSARIANTES DO DIA 19 DE AGOSTO DE 2013 - RITA MORENA BELLA E VITÓRIA RÉGIA

RITA MORENA BELLA

VITÓRIA RÉGIA
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Canela pode prevenir Mal de Alzheimer, diz pesquisadores


Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), em Santa Barbara, Estados Unidos, estão estudando a canela, uma casca aromática, usada em diferentes pratos e infusões. O objetivo é estabelecer sua possível ação no combate a doenças comuns que acometem a população mundial, como Alzheimer e diabetes. A pesquisa se concentra em dois compostos presentes na canela – o cinamaldeído e a epicatequina – que ajudariam a retardar (e até a prevenir) o desenvolvimento dos “nós” filamentosos nas células cerebrais, que caracterizam a doença neurodegenerativa. Esses “nós” se formam pelo acúmulo da proteína tau, que desempenha um papel importante na estrutura e funcionamentodos neurônios. Os pesquisadores acreditam que o cinamaldeído, composto responsável pelo sabor da canela, pode proteger essa proteína do estresse oxidativo pela capacidade de se unir aos resíduos de um aminoácido, a cisteína. As proteínas tau são vulneráveis a modificações, um fator que contribui para o desenvolvimento do mal de Alzheimer.
Segundo Donald Graves, professor-adjunto do Departamento de Biologia Molecular da UCLA, “de certa forma, o cinamaldeído funciona como uma capa: além de proteger as proteínas tau, unindo-se aos resíduos da cisteína, também é capaz de se desprender, o que garantiria o correto funcionamento das proteínas”. Já a epicatequina – presente também em alimentos como morango, chocolate e vinho tinto – demonstrou ser um potente antioxidante. Além de deter o processo de oxidação, também interage com as cisteínas da proteína tau, e sua ação protetora é semelhante à do cinamaldeído. Estudos indicam que há uma ligação estreita entre a diabetes Tipo 2 e a incidência do mal de Alzheimer, já que os níveis elevados de glicose – típicos da diabetes – aumentam a produção de elementos reativos ao oxigênio, um processo que leva ao estresse oxidativo. Nesse sentido, estudos anteriores já haviam comprovado os efeitos positivos da canela no controle dos níveis de glicose no sangue e em outros problemas associados à diabetes. Resta esperar pelos resultados finais da nova pesquisa, mas tudo indica que as substâncias presentes na canela podem ajudar a prevenir o aparecimento – ou retardar o avanço – da forma mais comum de demência. (Tibuna da Bahia)

Confira a classificação atualizada da série 'A' do Brasileirão


  1. CLASSIFICAÇÃO
  1. P
  1. J
  1. V
  1. E
  1. D
  1. GP
  1. GC
  1. SG
  1. %
  1. 1
  1. Botafogo
  1. 29
  1. 15
  1. 8
  1. 5
  1. 2
  1. 27
  1. 17
  1. 10
  1. 64.4
  1. 2
  1. Cruzeiro
  1. 28
  1. 15
  1. 8
  1. 4
  1. 3
  1. 31
  1. 14
  1. 17
  1. 62.2
  1. 3
  1. Grêmio
  1. 25
  1. 15
  1. 7
  1. 4
  1. 4
  1. 21
  1. 15
  1. 6
  1. 55.6
  1. 4
  1. Corinthians
  1. 25
  1. 15
  1. 6
  1. 7
  1. 2
  1. 14
  1. 6
  1. 8
  1. 55.6
  1. 5
  1. Atlético-PR
  1. 24
  1. 15
  1. 6
  1. 6
  1. 3
  1. 26
  1. 22
  1. 4
  1. 53.3
  1. 6
  1. Coritiba
  1. 24
  1. 15
  1. 6
  1. 6
  1. 3
  1. 19
  1. 15
  1. 4
  1. 53.3
  1. 7
  1. Vitória
  1. 22
  1. 15
  1. 6
  1. 4
  1. 5
  1. 21
  1. 21
  1. 0
  1. 48.9
  1. 8
  1. Internacional
  1. 22
  1. 14
  1. 5
  1. 7
  1. 2
  1. 24
  1. 21
  1. 3
  1. 52.4
  1. 9
  1. Goiás
  1. 21
  1. 15
  1. 5
  1. 6
  1. 4
  1. 14
  1. 18
  1. -4
  1. 46.7
  1. 10
  1. Bahia
  1. 20
  1. 15
  1. 5
  1. 5
  1. 5
  1. 13
  1. 16
  1. -3
  1. 44.4
  1. 11
  1. Vasco
  1. 19
  1. 15
  1. 5
  1. 4
  1. 6
  1. 22
  1. 26
  1. -4
  1. 42.2
  1. 12
  1. Flamengo
  1. 19
  1. 15
  1. 4
  1. 7
  1. 4
  1. 17
  1. 16
  1. 1
  1. 42.2
  1. 13
  1. Fluminense
  1. 18
  1. 15
  1. 5
  1. 3
  1. 7
  1. 18
  1. 20
  1. -2
  1. 40
  1. 14
  1. Atlético-MG
  1. 16
  1. 14
  1. 4
  1. 4
  1. 6
  1. 13
  1. 18
  1. -5
  1. 38.1
  1. 15
  1. Santos
  1. 16
  1. 13
  1. 3
  1. 7
  1. 3
  1. 14
  1. 12
  1. 2
  1. 41
  1. 16
  1. Ponte Preta
  1. 15
  1. 14
  1. 4
  1. 3
  1. 7
  1. 18
  1. 22
  1. -4
  1. 35.7
  1. 17
  1. Criciúma
  1. 14
  1. 15
  1. 4
  1. 2
  1. 9
  1. 19
  1. 27
  1. -8
  1. 31.1
  1. 18
  1. Portuguesa
  1. 13
  1. 15
  1. 2
  1. 7
  1. 6
  1. 17
  1. 24
  1. -7
  1. 28.9
  1. 19
  1. São Paulo
  1. 11
  1. 14
  1. 2
  1. 5
  1. 7
  1. 13
  1. 17
  1. -4
  1. 26.2
  1. 20
  1. Náutico
  1. 8
  1. 13
  1. 2
  1. 2
  1. 9
  1. 8
  1. 22
  1. -14
  1. 20.5

OAB divulga o gabarito da prova da primeira fase do XI Exame de Ordem


A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou no início da noite deste domingo (18) o gabarito oficial da prova da primeira fase do XI Exame de Ordem Unificado (veja no link ao lado). O exame teve 101.156 candidatos inscritos. A prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha, começou às 13h (de Brasília) e teve cinco horas de duração. O resultado preliminar com os nomes dos aprovados para a segunda fase será divulgado no dia 28. Para passar para a próxima fase, o candidato precisa acertar as respostas de pelo menos 40 questões. Bacharéis em direitos ouvidos consideraram que a prova deste domingo teve questões complexas e muito longas. Os candidatos que não foram aprovados terão de 28 a 31 deste mês para entrar com recurso questionando o gabarito oficial. O resultado final da primeira fase será divulgado no dia 17 de setembro. A prova da segunda fase será no dia 6 de outubro. A segunda etapa (prova prático-profissional), que trará quatro questões discursivas e uma peça profissional e para a qual só se submeterão aqueles que foram aprovados na primeira fase, será realizada em 6 de outubro.
Veja o gabarito da prova da OAB: CLIQUE AQUI!

Em jogo fraco, Bahia e Santos empata sem gols na Arena Fonte Nova

Em jogo fraco, Bahia e Santos empata sem gols na Arena Fonte Nova
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Sem empolgar seus respectivos torcedores, Bahia e Santos empataram sem gols nesta noite de domingo, na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 15º rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O tricolor baiano, que não vence há quatro jogos, chegou aos vinte pontos e permaneceu na décima posição na tabela de classificaçãoConfira na Coluna de Esportes!

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares