quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vitória da Conquista: Criança de cinco anos terá nome de três mães na certidão de nascimento

Vitória da Conquista: Criança de cinco anos terá nome de três mães na certidão de nascimento
Uma criança de cinco anos terá o nome de três mulheres como mães na certidão de nascimento. A Justiça em Vitória da Conquista, em uma decisão inédita, permitiu a inclusão dos nomes no registro da criança. A decisão foi tomada a partir de um acordo entre a genitora e um casal homoafetivo, que garantiu o reconhecimento das três como mães da criança. Segundo o defensor público Pedro Fialho, responsável pelo caso, a criança já convivia desde os primeiros meses de vida sob a guarda provisória do casal que pretendia sua adoção desde 2012. A mãe biológica, após passar dificuldades na gravidez, concordou em entregar a criança aos cuidados do casal, por entender que seria melhor para o filho, mesmo que tivesse que abrir mão do papel de mãe. Durante a audiência na Justiça, as partes concordaram em manter o poder familiar da genitora. A ação foi homologada pelo Judiciário com a devida regulamentação dos termos de guarda e visitação da criança. A Vara da Infância e Juventude da cidade levou em consideração a tese da multiparentralidade - que é a possibilidade jurídica de inserção de mais de um pai ou de uma mãe no registro civil da pessoa. "Em casos singulares, a maternidade ou a paternidade natural e a civil podem ser reconhecidas cumulativamente, coexistindo uma sem que se exclua a outra. Tal solução, aparentemente pouco ortodóxica, vem emprestar verdadeira valia a situação fática da presente demanda, para além de resguardar os direitos contrapostos em juízo”, diz o defensor. Para ele, a medida atende o melhor interesse da criança.

Preço da gasolina sobe 3% a partir da meia-noite; diesel eleva 5%

Preço da gasolina sobe 3% a partir da meia-noite; diesel eleva 5%
Foto: Divulgação/Sintepac
A Petrobras anunciou no início da noite desta quinta-feira (6) o reajuste de combustíveis, que entram em vigor a partir da meia-noite: a gasolina sofre aumento de 3%; o diesel, 5%. Em Salvador, a gasolina custa, em média, R$ 3,19, o que resulta em uma elevação em torno de R$ 0,09. A companhia foi autorizada a fazer o reajuste durante reunião de nove horas do Conselho de Administração da Petrobras, presidida pelo ministro Guido Mantega. Ao deixar a reunião, a presidente da estatal, Graça Foster, quando foi questionada sobre o aumento, afirmou que “reajuste de gasolina não se anuncia. Pratica-se”. 

Após três anos, soldado que matou Osama Bin Laden sai do anonimato

Após três anos, soldado que matou Osama Bin Laden sai do anonimato
Foto: Reprodução / Twitter
O soldado que matou Osama Bin Laden, o terrorista mais procurado mais do século XXI e arquiteto dos atentados às torres gêmeas do World Trade Center, em 2011, revelou sua identidade por perder benefícios de plano de saúde e aposentadoria na Marinha norte-americana. De acordo com o jornal Daily Mail, Robert O'Neill, de 38 anos, se manteve em anonimato desde 2011, quando fez parte do grupo de 23 seals, militares que compõem a elite da Marinha norte-americana, a participar da operação secreta que vitimou Bin Laden. De acordo com seu pai, Tom, o terrorista foi morto após seu filho acertá-lo com três tiros na cabeça. O’Neill irá participar de um documentário do canal americano Fox News, que será exibido nos dias 11 e 12 deste mês. De acordo com Tom O'Neill, seu filho perdeu os benefícios porque encerrou sua carreira com 16 anos de serviço, em vez de cumprir os 20 anos exigidos.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares