sexta-feira, 4 de abril de 2014

Canais fechados ultrapassam audiência da Band, Record e SBT na Bahia

Canais fechados ultrapassam audiência da Band, Record e SBT na Bahia
Dados recentes apontam que os chamados OCNs (Outros Canais, que vêm a ser uma soma entre os canais vistos por quem tem TV por assinatura + canais UHF que não são filiados ao ibope) já têm média superior a todos os canais convencionais - exceto a Globo. Pelo menos é o que atesta matéria do jornal A Tarde. Esse fenômeno começou na Bahia por volta de 2010, quando houve uma grande exeplosão nas vendas de TVs por assinatura em todo o Brasil. Bastaram três anos de fortes vendas nas operadoras para que os novos assinantes esquecessem a TV aberta e passassem a assistir apenas conteúdo de canais fechados. A tendência que acontece na Bahia deve se espalhar pelo resto do Brasil, já que a queda de audiência das  TVs abertas é cada vez mais frequente.

Decisão judicial inédita obriga Anvisa a liberar medicamento derivado da maconha

Decisão judicial inédita obriga Anvisa a liberar medicamento derivado da maconha
Uma criança com epilepsia conquistou o direito de usar um medicamento a base de Canabidiol (CBD), derivado da maconha, e abriu um precedente para o tratamento de doenças com a droga no país. A decisão liminar da Justiça Federal em Brasília, desta quinta-feira (2), determinou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entregue o remédio à família do menor. Ao usar o medicamento, Anny, de quatro anos, deixou de sofrer crises convulsivas. A família comprava o medicamento de forma clandestina, pela internet. Na compra mais recente, a Anvisa reteve o produto e cobrou explicações da família, que entrou com pedido de liberação na Justiça. A liberação pode ajudar outros pacientes no Brasil que dependam de drogas sem registro no país. Para conseguir a liberação do Canabidiol, o advogado da menina sustentou que a substância não é proibida no país. “É o primeiro caso do Brasil e abre um precedente muito importante. Tenho convicção de que pode servir de referencia para outros tratamentos”, afirmou o defensor Luiz Fernando Pereira ao site O Globo. 

Aplicativo permitirá monitoramento de ônibus após renovação de frota em Salvador, diz secretário

por Carol Prado
Aplicativo permitirá monitoramento de ônibus após renovação de frota em Salvador, diz secretário
Foto: Reprodução
Velho conhecido dos usuários do transporte público, o sentimento de angústia que ronda os pontos de ônibus de Salvador pode estar com os dias contados, ao menos para os passageiros com acesso à internet em dispositivos móveis. Em seu último dia como titular da pasta de Urbanismo e Transporte – que passa, a partir desta sexta-feira (4), a ser dirigida pelo ex-subsecretário Orlando Santos –, o agora pré-candidato a deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) anunciou, nesta quinta (3) ao Bahia Notícias, que, entre as incumbências que deixará para o novo gestor, está a criação de uma plataforma online para monitoramento da frota de coletivos da cidade. O desenvolvimento do serviço – hoje disponível apenas para os veículos do grupo Barramar – tem por objetivo, além de reduzir a incerteza nos terminais e contribuir para a conquista dos preciosos cinco minutinhos a mais de sono, ajudar no controle e acompanhamento dos trajetos, responsabilidade das viações que administram o sistema. “Cada ônibus tem que cumprir determinada programação por dia. Esse planejamento vai ser cadastrado online e, como todos os veículos terão um GPS, será possível cruzar as informações e saber se os ônibus estão cumprindo as metas ou não”, explicou o ex-auxiliar do Executivo, que mantém em segredo mais detalhes sobre o projeto. Segundo Aleluia, a ferramenta só deve começar a funcionar em janeiro de 2015, prazo estimado para início da circulação de 380 novos coletivos, adquiridos por meio de licitação prevista para junho deste ano. A ferramenta de monitoramento via web, porém, deve incluir dados dos trajetos de toda a frota do município. Para isso, será necessário instalar aparelhos de geolocalização nos veículos mais antigos. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares