sábado, 11 de janeiro de 2014

Carnaval de rua de Salvador terá acesso controlado

Tiago Décimo | Agência Estado
  • Raul Spinassé | Ag. A TARDE
    Tapumes cercaram a área destinada ao público, com cerca de 500 metros de extensão, e barreiras
Os dois principais circuitos do carnaval de Salvador, o Dodô (Barra-Ondina), na Orla, e o Osmar (Campo Grande), no Centro, serão "fechados" e terão acessos controlados pela Prefeitura e pela Polícia Militar. A medida será oficialmente anunciada na próxima segunda-feira, 13.
A novidade é baseada na experiência da festa de réveillon na cidade, que durou quatro dias e atraiu 400 mil pessoas a um local pouco acostumado a eventos de grande porte na cidade, a Praça Visconde de Cairu, no Comércio, sem quem tenham sido registrados incidentes graves de segurança.
No caso da virada do ano, o procedimento foi simples. Tapumes cercaram a área destinada ao público, com cerca de 500 metros de extensão, e barreiras, chamadas "pórticos" pela administração pública, foram instaladas nas extremidades, com policiais revistando os visitantes, com uso de detectores de metais. Dezenas de facas, garrafas de vidro e outros objetos cortantes foram recolhidos.
A criação do perímetro controlado também permitiu aos fiscais da prefeitura acompanhar o trabalho dos vendedores ambulantes cadastrados e coibir a venda de produtos não autorizados - como cervejas de marcas diferentes das fornecidas pelo patrocinador da festa.
O desafio para o carnaval, porém, é maior. "Serão 65 pórticos ao longo dos arredores dos circuitos, 30 deles no Barra-Ondina e 35 no Campo Grande, onde há mais ruas de acesso", diz o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani. "A ideia é que qualquer pessoa que queira acessar os circuitos tenha de passar pelos pórticos."
De acordo com o secretário, além dos trabalhos de segurança preventiva e de fiscalização, os pórticos serão também os locais de divulgação de ações sociais e de merchandising por parte das empresas patrocinadoras. "O pessoal que estiver trabalhando para divulgar programas como o 'se beber não dirija', por exemplo, estará nos pórticos", conta. "Estamos esperando um fluxo diário de entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas nos circuitos."
Exclusividade comercial
Para Bellintani, o "envelopamento" dos circuitos, com a criação do que foi chamado de "zona de exclusividade comercial" pela administração pública, é necessário para que a prefeitura atinja o objetivo de não ter gastos públicos para realizar a festa.
"Ele nos permite ter maior controle de segurança, mais ordenamento das ações e maior padronização da festa", avalia o secretário. "Dentro das áreas dos circuitos, teremos 4 mil fiscais, atuando na verificação dos trabalhos dos 3,5 mil vendedores ambulantes cadastrados e dos blocos e camarotes do carnaval."
De acordo com ele, as polêmicas que podem ser criadas após o anúncio oficial do plano "são naturais" e "esperadas". "A criação da zona de exclusividade comercial é nosso grande trunfo para atrair patrocinadores e elevar os valores das cotas", diz o secretário.
As cotas tiveram o valor dobrado, na relação com as vendidas no ano passado. Banco Itaú, Brasil Kirin (Schin), Grupo Petrópolis (Itaipava), Petrobrás e Governo da Bahia são os patrocinadores oficiais da festa, este ano. A arrecadação da Prefeitura com as cotas deve ficar em torno de R$ 30 milhões.
"Até o ano passado, o déficit da festa para a Prefeitura beirava os R$ 20 milhões", justifica o gestor. "Se o preço para que a cidade deixe de gastar dinheiro público com o carnaval for o folião não ter maior liberdade para escolher a cerveja que vai beber, me parece um preço justo, do ponto de vista da administração pública."
Bellintani afirma, porém, que o modelo pode ser revisto após a festa. "Será um primeiro ano de experiência, que será avaliada depois do carnaval", conta. "Mas esperamos um resultado positivo."

Bezerro nasce com seis patas em uma fazenda no município de Varzedo



Nasceu neste sábado (11), na localidade rural de Sol Posto no município de Varzedo 213 km distante da capital Baiana, um bezerro com seis pernas. Para surpresa dos moradores do local, a vaca pariu o bezerro no início da tarde, um filhote com seis patas. Segundo os donos do pasto o desenvolvimento anormal acabou sendo retirado em uma cirurgia. A anomalia conhecida como polimelia, não afetou diretamente a saúde do bezerro, que conseguiu sobreviver, mais ainda ficou sem andar.
Reportagem e Fotos - Voz da Bahia - Victor Olv
  1. Bezerro nasce com seis pernas em Varzedo / Foto: Voz da Bahia
  1. Curiosos aparecem para ver o animal / Foto: Voz da Bahia

Como se "vingar"de quem rouba o celular das pessoas...

Quando te roubam um celular, sabemos que recuperá-lo é impossível.
Os ladrões os vendem rapidamente. A experiência é muito desagradável, mas as companhias operadoras substituem rapidamente o chip e pouco se importam com quem está o celular. O que a operadora quer é consumo.

Porém, existe algo muito interessante que vcs devem conhecer e é a forma de se vingar do ladrão que te roubou.

Todos os celulares GSM (ou seja que tem chip) têm um registro de série único que em nenhum telefone a nivel mundial se repete e que se chama : Código IMEI.

As operadoras, como é lógico, não o tem registrado para te ajudar. Só os donos do aparelho podem ter acesso ao código. Para obtê-lo digitem : *#06#

Só isso e NÃO PRESSIONE "SEND".
Na tela aparecerá o código IMEI.

Anote-o e guarde-o em lugar seguro.

Se te roubarem o celular, chame a operadora e indique o código. O celular será bloqueado completamente e mesmo que o ladrão mude de cartão ou chip, não poderá ligá-lo.

Provavelmente não recuperes teu celular mas pelo menos vc terá a certeza de quem o tiver roubado não poderá utilizá-lo nunca. Se todos nós soubéssemos disto, o roubo de celulares diminuiria porque não tería sentido roubar um aparelho sem serventia. Envia esta dica a todos teus amigos e conhecidos e vamos acabar com os roubos de celulares..... !!!!!

Divulgue ...... !!!!!!!

Fonte: Isso é Brasil

CORTEJO CULTURAL ABRE, OFICIALMENTE, FESTEJOS A SANTO AMARO DE IPITANGA EM LAURO DE FREITAS

Na manhã desse sábado (11), o Cortejo Cultural tomou as ruas do Centro de Lauro de Freitas. Centenas de pessoas participaram da caminhada que abriu oficialmente os festejos a Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro do município.

O prefeito Márcio Paiva acompanhou o trajeto, ao lado da primeira-dama e secretária de Educação, Adriana Paiva; do vice-prefeito, Bebel Carvalho; e do deputado estadual Cacá Leão, que tem a trajetória marcada no município. "É muito bom você caminhar nas ruas e ver a felicidade das pessoas, as pessoas sentindo que a cidade está crescendo, está evoluindo", citou o deputado. O secretário de Cultura, Alexandre Marques, garantiu uma parceria com os artistas da cidade: "Pode esperar uma Secretaria totalmente comprometida com a cidade. Vamos, sim, valorizar a prata da casa".
A festa comemora os 405 anos do padroeiro de Lauro de Freitas. Desfilaram baianas, capoeiristas, fanfarras, grupos de dança e populares. A bailarina Ana Vitória Borges, de 10 anos, falou, empolgada: "Fico alegre e emocionada com a dança. Espero muito por esse momento".
Depois de 1,5 km de caminhada, que saiu do Estádio Municipal Gerino de Souza Filho, autoridades e baianas se posicionaram em frente à Igreja da Matriz. O Hino ao Padroeiro foi cantado por todos e, logo em seguida, foi dado o tradicional banho com água de cheiro nos munícipes presentes. O prefeito comemorou mais um ano de celebração ao padroeiro: "Valorizamos a nossa tradição, o nosso povo merece essa linda festa. É o padroeiro da nossa cidade, que cuida da gente. Assim como nós fazemos".   
A programação continua até a próxima quarta-feira (15). Confira a agenda:
ATRAÇÕES MUSICAIS
Palco Maestro Souza - Praça Martiniano Maia - Apresentação de quatro bandas por dia.
Das 17h à 0h.
SÁBADO 11/01
WILSON NEGRINNY
SAMBA É DEZ
US MANÍACOS
ZIMBABWE ROOTS
DOMINGO 12/01
BANDA SEM PRESSA
BANDA ZIRIG
ISAHIAS SAMPAIO
SEU LAURO
SEGUNDA 13/01
GRUPO D´CÍFRAS
BANDA M18
ROSE CACAU
GRUPO FESTA NA COZINHA
TERÇA 14/01
PSIRICO (a partir das 21h30 - TRIO ELÉTRICO FIXO NA PRAÇA JOÃO TIAGO - PRÓXIMO AO BAR DA CIGANA).
QUARTA 15/01
9h - MISSA CAMPAL NA IGREJA DA MATRIZ
10h30 - SAÍDA PREVISTA - APÓS A MISSA - ATÉ A PARÓQUIA SÃO PEDRO (VILA PRAIANA)
16h30 - PROCISSÃO COM TRIO ELÉTRICO SAINDO DA IGREJA DE SÃO PEDRO ATÉ A IGREJA DA MATRIZ
MISSA CAMPAL COM CHÁ BENEFICENTE

Verão aumenta risco de formação de pedra nos rins, adverte urologista

Verão aumenta risco de formação de pedra nos rins, adverte urologista
Beber líquido é uma das orientações para evitar cálculo renal
Fatores comuns na estação mais quente do ano, como calor intenso, aumento da transpiração e baixa ingestão de água, podem aumentar o risco de pedra nos rins. Hábitos saudáveis como mudar a alimentação e beber líquidos regularmente, além de observar a coloração da urina, são algumas medidas que podem evitar os cálculos renais, orienta o urologista Fábio Vicentini, do Centro de Referência para a Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. De acordo com o médico, os casos de cálculo renal aumentam 30% nos períodos mais quentes do ano. Mesmo com maior incidência nos homens, o especialista alerta que todos devem adotar as medidas para cuidar da saúde dos rins. “A dieta ideal inclui primordialmente o aumento da ingestão de líquidos – cerca de dois litros de água por dia e de sucos de frutas cítricas –, associado à diminuição do uso de sal nos alimentos. As refeições diárias devem conter mais verduras, legumes, frutas e saladas.” Apreciado, principalmente pela população litorânea, o consumo de frutos do mar deve ser cuidadoso. Essas iguarias apresentam índice elevado de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos renais. Segundo Vicentini, é importante também reduzir as frituras e o consumo de carne vermelha no período de calor. No mundo, mais de 15% da população global apresenta cálculos renais e a maioria (85%) consegue expelir as pedras naturalmente, pela urina. “A maneira mais fácil de monitorar a hidratação ideal do corpo é observarmos a coloração da urina. Quanto mais transparente estiver, melhor. Se estiver com aparência amarelada e escura, é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos para manter-se hidratado, longe dos cálculos renais”, disse. Informações da Agência Brasil.

Brasil é um dos 12 países mais cobiçados para viver no mundo

Brasil é um dos 12 países mais cobiçados para viver no mundo
Foto: Reprodução
O Brasil é um dos 12 países mais desejados para morar no mundo, de acordo com uma série de pesquisas feitas em 65 nações pelo WIN, coletivo dos principais institutos de pesquisa do mundo tabulada pelo Estadão Dados. Na lista dos destinos mais cobiçados por quem não está satisfeito na terra natal, o Brasil é o único da América Latina e entre as nações ocidentais em desenvolvimento. As pesquisas foram feitas no fim do ano passado e ouviram mais de 66 mil pessoas. Elas foram questionadas se gostariam de morar no exterior caso não houvesse problemas como mudanças ou vistos e qual local elas escolheriam.  Se os desejos virassem realidade, o Brasil receberia em torno de 78 milhões de imigrantes nesse cenário hipotético. Quem mais tem vontade de morar no país são os argentinos, seguidos por peruanos e mexicanos. Os EUA são, previsivelmente, o destino mais desejado para quem quer imigrar no mundo. O ranking continua com outros países ricos, como Canadá, Austrália e nações da Europa ocidental. Informações do Estadão.

Aeroporto brasileiro é o pior do mundo segundo ranking de site americano

Aeroporto brasileiro é o pior do mundo segundo ranking de site americano
Foto: Reprodução
O site americano Wall St. Cheat Sheet apontou o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, como o pior do mundo, em lista de avaliação do setor. O primeiro lugar ao terminal brasileiro foi conquistado devido às longas filas na imigração, preços altos de comida e bebida, quantidade insuficiente de funcionários e taxa de pontualidade baixa. Em 2013, 36 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto paulista, com uma média diária de 900 voos. A pontualidade dos desembarques é de apenas 59%. O ranking elege o aeroporto de Chicago, nos Estados Unidos, em segundo lugar, também devido aos atrasos. Em terceiro ficou com o John F Kennedy, de Nova York. Na mesma cidade, o LaGuardia  ficou em sétimo lugar, pelo difícil acesso de transporte público.

Um médico italiano descobriu algo simples que considera a causa do câncer.


curaquantica24Inicialmente banido da comunidade médica italiana, foi aplaudido de pé na Associação Americana contra o Câncer quando apresentou sua terapia. O médico observou que todo paciente de câncer tem aftas.
Isso já era sabido da comunidade médica, mas sempre foi tratada como uma infecção oportunista por fungos - Candida albicans. Esse médico achou muito estranho que todos os tipo de câncer tivessem essa característica, ou seja, vários são os tipos de tumores mas têm em comum o aparecimento das famosas aftas no paciente.
Então, pode estar ocorrendo o contrário, pensou ele. A causa do câncer pode ser o fungo.
E, para tratar esse fungo, usa-se o medicamento mais simples que a humanidade conhece:bicarbonato de sódioAssim ele começou a tratar seus pacientes com bicarbonato de sódio,
não apenas ingerível, mas metodicamente controlado sobre os tumores.
Resultados surpreendentes começaram a acontecer.
Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas.
Desta forma, muitíssimos pacientes de câncer foram curados e hoje comprovam com seus exames os resultados altamente positivos do tratamento. Para quem se interessar mais pelo assunto, siga o link (em inglês):não deixem de ver o vídeo, no link abaixo. O medico fala em italiano, mas tem legenda em português . http://www.curenaturalicancro.com/
Lá estão os métodos utilizados para aplicação do bicarbonato de sódio sobre os tumores.
Quaisquer tumores podem ser curados com esse tratamento simples e barato.
Parece brincadeira, né?
Mas foi notícia nos EUA e nunca chegou por aqui.
Bem que o livro de homeopatia recomenda tratar tumores com bórax, que é o remédio homeopático para aftas. E os macrobióticos consideram o câncer uma manifestação natural do meio ácido.
Afinal, uma boa notícia em meio a tantas ruins.
Na Integra

ANIVERSARIANTES DO DIA 11 DE JANEIRO DE 2014

ROSELI AGUIAR

IRACI OLIVEIRA

JULINAR GONZAGA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Justiça comum concede liminar a favor da Portuguesa e Fluminense volta à Série B

O Campeonato Brasileiro 2013 parece que está mesmo longe de acabar. Nesta sexta-feira (10), mais um episódio aconteceu. O advogado e torcedor da Portuguesa, Daniel Neves, ganhou a primeira ação na Justiça contra a Confederação Brasileira de Futebol em favor do clube paulista. Marcello do Amaral Perino, juiz da 42ª vara cível de São Paulo, foi o mesmo que deu ganho de causa para o torcedor do Flamengo. A Justiça de São Paulo concedeu antecipação de tutela para suspender os efeitos da decisão do STJD em relação à Portuguesa, restabelecendo os quatro pontos que lhe foram tirados. Com a decisão de devolver os pontos à Lusa e ao Fla, quem cai é o Fluminense. Cabe recurso da decisão. "Entramos com a ação hoje (sexta-feira) e pedimos para que o juiz do processo do Flamengo fosse o mesmo para o nosso caso. Todas as ações que estão acontecendo, tanto da Portuguesa quanto do Flamengo, têm os mesmos fundamentos. Esse pedido que fizemos é para evitar que haja decisões contraditórias na Justiça. A nossa solicitação foi aceita e vamos dormir na Série A", explicou o advogado. "Eu torço pela Portuguesa e um sócio-torcedor me procurou para ajudá-lo nesta ação. Foi assim que isso surgiu e vamos em frente. Ficamos o dia todo no Fórum esperando pela resposta e ela foi positiva", completou. Bastante respeitado no meio jurídico, Daniel Neves escreveu alguns livros em sua carreira, alguns deles, inclusive, já foram usados pelo STJ e pelo STF como base para julgamentos e tomadas de decisões.(Metro1)

Copa do Brasil: Bahia enfrenta Vilanova e Vitória pega o J Malucelli

Copa do Brasil: Bahia enfrenta Vilanova e Vitória pega o J Malucelli
Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou na manhã desta sexta-feira (10) o sorteio dos jogos da primeira fase da Copa do Brasil. Dessa forma, a dupla Ba-Vi já tem conhecimento dos adversários no jogo de estreia da competição nacional. O Tricolor, que estava no Grupo B, enfrentará o Vilanova de Minas Gerais. Já o Vitória, presente no Grupo A com mais outros nove cabeças de chave, pegará o J Malucelli, do Paraná. 
 
Os horários e datas ainda serão definidos e divulgados em breve pela CBF. A competição está prevista para começar no dia 12 de março e terminar em 26 de novembro.
 
Clubes do interior também conhecem adversários
Terceiro representante da Bahia na Copa do Brasil, o Feira de Santana, enfrentará o Corinthians. O clube estava no pote do Grupo E. Já o Juazeiro receberá o Tupi de Minas Gerais. 

Ouvidoria Nacional quer informações sobre usuário que postou venda de negros por R$1

Ouvidoria Nacional quer informações sobre usuário que postou venda de negros por R$1
O Mercado Livre terá que fornecer informações a respeito do usuário que anunciou a venda de negros por R$ 1 no site. O pedido foi feito pela Ouvidoria Nacional da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), nesta quinta-feira (9). Segundo o ouvidor nacional, Carlos Alberto Silva Júnior, a intenção é encaminhar os dados ao Ministério Público Federal para que seja oferecida denúncia contra o internauta. O conteúdo, que repercutiu nas redes sociais, domingo (5), foi retirado do ar na segunda-feira (6), após denúncia de usuários. A assessoria de imprensa do site informou, por meio de nota, que a empresa está à disposição da ouvidoria e que os dados cadastrais de acesso do usuário já foram encaminhados à Polícia Civil do Rio de Janeiro. O autor da postagem, de acordo com o ouvidor nacional, pode ser enquadrado no Artigo 20 da Lei n° 7.716/1989, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos e multa para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. As pessoas que compartilham este tipo de postagem, em blogs ou redes sociais, com intenção de denegrir ou discriminar, também pode responder pelos mesmos crimes. Em 2013, outro anúncio de venda de negros foi postado no Mercado Livre. Na ocasião, a Ouvidoria da Igualdade Racial também solicitou os dados do usuário, que foram fornecidos e o Ministério Público ofereceu denúncia contra o autor da postagem.

Marinha abre inquérito e afasta militares que prenderam quilombolas

Marinha abre inquérito e afasta militares que prenderam quilombolas
Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo
detenção de dois moradores do Quilombo Rio dos Macacos após desentendimentos com oficiais na tarde da segunda-feira (6) foi explicada pela Marinha do Brasil nesta sexta-feira (10). Em nota enviada à imprensa, a Marinha, por intermédio do Comando do 2º Distrito Naval, afirma ter instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar os fatos, as circunstâncias e as responsabilidades pelo ocorrido. O procedimento investigativo contará com a assistência do Ministério Público Militar. Como medida preventiva, os militares envolvidos no episódio foram afastados dos postos de serviço na Vila Naval da Barragem. Ainda segundo a Força Armada, as demandas do Ministério Público Federal sobre o tema serão atendidas tempestivamente. 

'Eu amava ela', diz acusado de matar ex-mulher a facadas em passarela

'Eu amava ela', diz acusado de matar ex-mulher a facadas em passarela
Foto: Evandro Veiga/ Correio
Após ter confessado matar a ex-mulher a facadas na passarela do Shopping Paralela, o motorista Jeã Silva Cerqueira foi apresentado nesta sexta-feira (10) no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba, em Salvador. Acompanhado do advogado Dênis Leão, Jeã se entregou na tarde de quinta (9) na DHPP. Questionado sobre se estava arrependido pelo crime, o acusado apenas disse: "Eu amava ela". O depoimento à delegada Jamila Cidade, titular da 2ª Delegacia de Homicídios, durou cerca de duas horas. O advogado de Jeã disse que seu cliente confessou ter aguardado a ex-esposa, Jéssica Ramos dos Santos, na última terça (7), na passarela do Shopping Paralela – onde ela trabalhava em uma loja de sapatos –, para matá-la. Depois de dar 15 facadas na vítima, Jeã fugiu. Segundo o advogado, o crime não foi premeditado. “Ele contou que depois de cometer o crime ficou vagando pela cidade, sem saber ao certo o que fazer. No dia do crime, ele estava abatido e foi tomado de uma forte emoção. Ele não entrou em detalhes sobre o que se passou pela cabeça naquele momento, mas disse que está arrependido”, contou Leão. A faca usada no crime não foi apresentada. O preso ficará à disposição da Justiça no Complexo Penitenciário da Mata Escura, segundo informou a Polícia Civil. As informações são do Correio.

Homem iraniano está há 60 anos sem tomar banho

Homem iraniano está há 60 anos sem tomar banho
Foto: Mohammad Babaei/Irna
Um homem que mora no sul do Irã está há 60 anos sem tomar banho, segundo relatou a agência de notícias estatal Irna. Identificado como Amoo Hadji, 80, ele leva vida de forma primitiva e dorme em uma cabana construída por moradores do vilarejo de Dezhgah, na Província de Fars, situado próximo da área onde está instalado. Além da sujeira que forma grossas camadas de crosta em sua pele e barba, o homem também é conhecido na região por gostar de fumar charuto contendo esterco de animais que pastam na região. Hadji também fuma tabaco comum, principalmente em épocas de baixa temperatura, quando ele acende vários cigarros ao mesmo tempo para se esquentar. De acordo com a reportagem da Irna, Hadji se alimenta de pequenos animais e gosta de descansar num buraco no chão que se parece com uma cova. Não se sabe o que o levou a optar por esta vida.

China ultrapassa EUA na liderança do comércio global em 2013

China ultrapassa EUA na liderança do comércio global em 2013
O comércio anual de bens da China passou a marca dos US$ 4 trilhões pela primeira vez no ano passado, revelam as estatísticas oficiais, que confirmam a posição do país como o maior comerciante em escala mundial. Divulgados nesta sexta-feira (10) pela Administração Geral das Alfândegas chinesa, os dados colocam um ponto final na dúvida sobre quem seria o país com maior volume de negócios (China ou Estados Unidos). Por causa dos diferentes métodos de cálculo entre os dois países, apenas em 2013 os chineses superaram os norte-americanos na troca de bens. A conta exclui o comércio de serviços. “É muito provável que a China tenha suplantado os Estados Unidos como o país com mais trocas comerciais de bens em 2013 pela primeira vez”, disse o porta-voz da Administração Geral das Alfândegas chinesa, Zheng Yuesheng. Segundo informações da Agência Brasil, as exportações da segunda maior economia mundial subiram 7,9%, para US$ 2,21 trilhões, enquanto as importações aumentaram 7,3%, para US$ 1,95 trilhão, de acordo com a mesma fonte, o que coloca o superávit comercial da China em US$ 259,7 bilhões, 12,8% a mais do que em 2012. O volume total de bens comercializados entre a China e outros países ficou em US$ 4,16 trilhões, o que representa uma subida de 7,6%, ligeiramente abaixo da meta das autoridades chinesas, que apontava para um aumento de 8%. O comércio entre a União Europeia (UE) e a China aumentou 2,1% em 2013, para mais de US$ 559 bilhões, mantendo os europeus como o maior parceiro comercial de Pequim.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares