terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Feira de Santana: Médicos do Samu ameaçam demissão coletiva

Feira de Santana: Médicos do Samu ameaçam demissão coletiva
Foto: Divulgação
Os médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana ameaçam pedir demissão coletiva até o sábado (25), caso as negociações com a prefeitura do município não avancem. De acordo com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), os profissionais tentam, há três meses, discutir com a administração da cidade para pedir a resolução de problemas estruturais e o atendimento a reivindicações trabalhistas. Uma mesa de negociação foi aberta, segundo a categoria, com a participação da secretária de Saúde Municipal, Denise Mascarenhas e do prefeito José Ronaldo, porém, após inúmeras reuniões, menos da metade das reclamações foram atendidas. Atualmente, o município contaria com apenas duas linhas telefônicas conectadas a computadores com o sistema operacional Samu 192 e somente dois médicos em atuação durante a semana, que se dividiriam entre atender todas as ligações e sair na ambulância para prestar atendimento no local da ocorrência. A categoria também reclama que apenas um médico fica na base quando um deles precisa prestar socorro, o que gera atrasos frequentes. Os profissionais também criticam a estrutura do Samu de Feira, que teria computadores com defeitos, cadeiras quebradas e utensílios básicos em estado precário de conservação, além da falta de reajuste salarial, congelado há quatro anos.

Lauro de Freitas: Grávida tem atendimento negado e bebê morre em carro

Lauro de Freitas: Grávida tem atendimento negado e bebê morre em carro
Foto: Reprodução/ TV Record Bahia
Uma mulher perdeu o bebê após dar à luz dentro de um carro na madrugada desta terça-feira (21). A gestante, identificada como Verônica Teodoro dos Santos, de 23 anos, estava em trabalho de parto quando chegou ao Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, e foi aconselhada por funcionários da unidade a ir para o Hospital Roberto Santos, na capital baiana. Segundo a mãe de Verônica, Ivonete Celestino dos Santos, a espera por atendimento chegou a duas horas. Em seguida, Verônica veio para Salvador, mas acabou tendo o bebê no carro que era conduzido por um vizinho. Com cinco meses, o recém-nascido não resistiu e morreu. Em seguida, o vizinho levou a gestante, com o bebê morto nos braços, para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas lá também tiveram o atendimento negado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Menandro de Farias tem atendimento obstétrico. Por isso, o órgão está investigando o motivo da gestante não ter sido atendida no hospital. No momento, Verônica está em observação no Instituto de Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), em Brotas, após ter passado pelo processo de curetagem uterina. As informações são da Record Bahia.

Avenidas Contorno e da França terão velocidade máxima de 40 Km/h

por Sandro Freitas
Avenidas Contorno e da França terão velocidade máxima de 40 Km/h
Foto: Reprodução / Google Maps
Os motoristas terão que pisar ainda mais no freio ao entrar em algumas ruas do Comércio, assim que a sinalização for alterada e os radares modificados. Atualmente, vias como a Avenida da França têm velocidade máxima de 60 Km/h, mas um decreto da Transalvador publicado nesta terça-feira (21), no Diário Oficial do Município, reduz em 20 Km/h o limite. A partir de agora, as ruas – Avenida da França, Rua Miguel Calmon, Avenida Estados Unidos e Avenida Lafayette Coutinho [Contorno] – passam a ter velocidade máxima permitida de 40 Km/h. A justificativa da Transalvador é a de que a alteração vai ampliar a segurança de pedestres e reduzir o índice de acidentes. “Considerando a necessidade de promover a segurança na circulação de veículos e pedestres por meio da implantação de equipamentos eletrônicos; [e] considerando a necessidade de prevenção e redução de acidentes, a segurança dos usuários da via a preservação de vidas”, diz a publicação. A Transalvador promete para ainda este mês a licitação de 300 novos radares que vão flagrar excesso de velcidade, avanço de sinal vermelho e parada em cima da faixa. A ideia é instalar os equipamentos depois do carnaval.

CARNAVAL: REUNIÃO ENTRE PREFEITURA E ASSOCIAÇÃO CARNAVALESCA DISCUTE ESTRUTURA

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), está cada vez mais empenhada em organizar um carnaval repleto de cultura, diversão e segurança para a comunidade e turistas que virão à festa momesca do município. Na manhã desta terça-feira (21), mais uma reunião tratou do assunto.

No encontro - em que estiveram presentes o secretário da Secult, Alexandre Marques, a equipe da Secretaria, dirigentes dos blocos e representantes da Associação Carnavalesca e Cultural do Centro de Lauro de Freitas - foram discutidos horários dos blocos, circuito e necessidade de efetivo da Polícia Militar (PM).
O carnaval de Lauro de Freitas acontece de 28 de fevereiro a 4 de março e já tem o circuito decidido: o Centro. Na próxima segunda-feira (27), o secretário Alexandre Marques e sua equipe se reúnem com representantes de todas as secretarias municipais, além de Polícias Militar e Civil, Bombeiro, Juizado de Menores e empresas de ônibus coletivo, para acertar os detalhes da festa.

ANIVERSARIANTES DO DIA 21 DE JANEIRO DE 2014

TELY  LUZ

POLO DE ATORES

RENATO LIMA

EMERSON LIMA

ANDRESSA SANTOS

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


Moda agora é colocar aparelho dental em cães e gatos; Saiba mais


Vamos conversar um pouco sobre esse assunto devido vários pacientes terem questionado, em nossas clínicas, como podem fazer para colocar aparelho em seus cachorrinhos. Querem saber se é o mesmo procedimento ou quanto custa, quanto tempo de uso e se realmente funciona. Por ser um assunto completamente fora de minha especialidade ou mesmo da odontologia, tive que pedir ajuda para os profissionais que realmente trabalham e são especializados nesse tipo de procedimento. Então vamos saber como colocar aparelho dental no seu cachorro. Para começarmos: o dentista, especialista em ortodontia, só pode atender ou tratar em sua clínica “seres humanos”. Existe uma série de regras éticas e de cuidados com a saúde que proíbem o dentista de atender qualquer ser que não seja humano e isso inclui os animais de estimação. O profissional responsável por essa colocação do aparelho dental no seu cachorro é o veterinário. Outro fator importante é que o aparelho dental pode ser colocado em seu cachorro e também em gatos. É uma técnica simplificada, parecida com a que os ortodontistas usam mas feita de forma mais especifica para atender às necessidades dos animais.
Características do aparelho dental para cães e gatos:
- Aparelho deve ser o mais fixo e resistente possível para não depender da cooperação do paciente.
Tratamento tem que ser rápido e eficaz. Forças grandes para mover dentes rapidamente mas controladas para que não sejam perdidos. O tratamento pode variar em torno de 4 meses.
- O dono do animalzinho tem que triplicar os cuidados com a limpeza ao longo do tratamento devido o aumento no índice de acúmulo de restos de alimento o que pode provocar consequências catastróficas.
- Colocação para uma grande variedade de raças e não possui fatores estéticos. Deve ser aconselhada para animais com problemas dentários que possam causar danos ao organismo e não para deixar seu animalzinho mais bonitinho.
Acredito que com essas informações os pacientes vão ficar mais tranquilos e saber o que fazer quando estiverem incomodados com a dentição dos seus bichinhos de estimação. Nós ortodontistas somos responsáveis pelo tratamento humano e nossos veterinários são responsáveis pelo atendimento aos nossos bichinhos. Entendo que alguns tratam os bichinhos de estimação como se fossem gente mas do ponto de vista prático isso não deve ser aplicado.
Acredito que poucos casos realmente são necessários. Tome cuidado para não maltratar seu bichinho de estimação com algo que não é necessário e só serve para deixar você feliz. O bichinho sofre por não entender nem aceitar certos erros que seu dono comete. 

Mulher fotografa brincadeira na piscina e flagra ladrão invadindo casa

A cena de um homem armado invadindo uma casa de veraneio foi flagrada por uma das vítimas, neste sábado (18), em Guarujá, no litoral de São Paulo. A foto foi parar nas redes sociais, teve milhares de compartilhamentos e ajudou a polícia a identificar o suspeito. Segundo a polícia, o homem pode ser preso nas próximas horas. O crime aconteceu por volta das 15h de sábado, em uma casa na Praia de Pernambuco, em Guarujá. O flagrante aconteceu enquanto um grupo de amigos se divertia na piscina da casa. Uma das vítimas postou a foto em uma rede social e desabafou. “Você trabalha de segunda a sexta, ganha seu dinheiro suado e quando vai tirar um lazer, olha o que acontece. Até onde essa impunidade vai?” escreveu a vítima em sua página no Facebook. A vítima ainda relatou que diversos objetos foram roubados por três homens armados. A autora da foto conversou com o G1 nesta segunda-feira (20) e falou sobre o caso. "Me escondi no quarto e meu celular não foi roubado. Quando vi a foto fiquei em choque", conta Taiara Magda.
A ocorrência foi registrada na delegacia sede de Guarujá, onde o caso está sendo apurado. “Nós analisamos a foto e reconhecemos o suspeito, que é maior de idade e já tem passagem por roubo e furto. Também identificamos os outros dois comparsas. Agora vamos aguardar o reconhecimento das vítimas para efetuar a prisão”, explica o investigador chefe Paulo Carvalhal. O investigador também ressalta a importância de levar as provas de um crime imediatamente para a polícia. “A foto é verdadeira, mas jogar na internet para depois passar para a polícia é um erro. Isso pode atrapalhar a investigação. Então fica a dica para pessoas que passem por uma situação parecida”, ressalta Carvalhal.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares