quarta-feira, 20 de julho de 2011

CULTURA - GONÇALO E O PÉ DE OITI - ÁRVORE HISTÓRICA DE LAURO DE FREITAS

                                                                                        
Foto:Maria Vitória Ramos

José Gonçalo Valongo, pais; Gonçalo Isidio Valongo e Marcelina Valongo. Gonçalo casado com Isaura.
 Gonçalo na época de menino, indo e vindo com sua mãe Marcelina de Salvador, viu essa árvore bonita chamada; Oiti, apesar de menino já sabia o significado da palavra; semente, apaixonou-se pelo Pé de Oiti . Este pediu a sua mãe pra trazer um pé de Oiti para plantar aqui em Santo Amaro, Marcelina fez a vontade do filho. De Salvador trouxeram dois pés de Oitis, da Fazenda Saboeiro, da roça de João Barbadinho, que dava os fundas com a Fazenda de Antônio Faustino, Avô de Renê  Magalhães. Um Oitizeiro foi plantado onde está hoje, o outro Oitizeiro foi plantado onde era a antiga Escola Américo Simas, Marcelina mãe de Gonçalo, plantou os pés de Oitis no ano de 1922. Mas os bois de Naninha sempre pastavam por perto e as vezes tentavam comer os pés de Oitis. Quando Gonçalo ou alguém viam os bois, tangiam-nos. Mesmo assim terminou estes comendo o pé de Oiti da Escola Américo Simas. Para proteger sua plantinha tão especial trazida de Salvador, Gonçalo fez-lhe uma cerca em volta, e todos os dias regava-o. Quem cuidava e zelava do Oitizeiro era Gonçalo, sua mãe Marcelina e Geralda de Haroldo, que era prima de Gonçalo, e sobrinha de Marcelina. Geralda as vezes passava dias com sua tia Marcelina. Estes varriam em volta do Oitizeiro e regava-o. Este pé de Oiti cresceu viçoso e bonito, os casais de namorados já daquela época, viam na amigável e frondosa sombra do adolescente Oitizeiro, um espontâneo convite ao romantismo. Estes sentavam em baixo do Oitizeiro, tocavam a conversar, mão na mão e tudo bem. Dito por Chiquinha na época aos 87 anos; eu e Artêmio sentava pra prosar debaixo do Oitizeiro no início do namoro, imagine! De que tempo é essa árvore.
   Eu também sentei em baixo desta árvore para namorar com My Rener. Em épocas especiais para os antigos como; festa do Padroeiro Santo Amaro, Natal, o pé de Oiti ficava lindo todo iluminado. Debaixo deste a noite, era festa dançante do Bar Catari. De manhã á tarde era samba. O pé de Oiti é presença forte e Histórica  de Santo Amaro de Ipitanga. Hoje Lauro de Freitas. Depois de desmedidas  escavações , o velho Oitizeiro mostra sinais de cansaço. Hoje há quem diga que este não é e nunca mais será o mesmo. Esse pé de oiti tem 78 anos de plantado completos no ano 2000. Todo ano no dia 30 de Dezembro comemora-se a Lavagem do Pé de Oiti.

FONTE DE PESQUISA: LIVRO JERÔNIMO GOMBÉ E SANTO AMARO DE IPITANGA
                                         TEREZINHA DA GLÓRIA OLIVEIRA MAGALHÃES

QUÍMICA NO CABELO NA GRAVIDEZ PREJUDICA BEBÊ



De acordo com pesquisa científica da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), o uso de tinturas ou alisadores de cabelo durante os três primeiros meses de gravidez aumenta em quase duas vezes o risco de o bebê desenvolver leucemia nos primeiros dois anos de vida. A leucemia atinge cerca de 5% das crianças nessa idade. O primeiro estudo epidemiológico brasileiro que investigou o tema, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), demorou dez anos para ser concluído. O trabalho foi realizado em 15 centros de todas as regiões do País, com 650 mães – 231 com filhos diagnosticados com leucemia antes de 2 anos de idade e 419 mães controle sem filhos com câncer. Das 231 mulheres cujos filhos tiveram leucemia, 15,2% usaram produtos químicos no cabelo. Entre as 419 mães controle, 9,8% utilizaram tinturas. Informações do O Estado de S. Paulo.
FONTE : BAHIA NOTÍCIAS

CANÔ PEDE AJUDA A LULA PARA DESPOLUIR SUBAÉ


Foto: Secom
O ex-presidente Lula e o governador Jaques Wagner visitaram Dona Canô Velloso
O ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), visitou nesta quarta-feira (20), Dona Canô. A matriarca da família Velloso conversou alguns instantes com o petista, sem a presença da imprensa, e ofereceu frigideira de maturi, uma receita típica da região feita com castanhas verdes tiradas do caju. Dona Canô entregou ao ex-líder nacional um projeto de despoluição do Rio Subaé, que fica na região do Recôncavo. Ela pediu que ele ajude a causa e solicitou ao governador que interfira junto aos ministérios para que o projeto seja realizado. A comitiva, que chegou em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, por volta das 14h, entrou pelas portas dos fundos da residência, o que decepcionou parte da comunidade local, que a esperava na parte da frente da casa de Dona Canô. Mesmo assim, na saída, Lula foi aclamado pelos santamarenses, que cantaram o hino das suas campanhas políticas "Lula lá".
FONTE : BAHIA NOTICIAS

POPÓ DESISTE DE CANDIDATURA A PREFEITO DE LAURO DE FREITAS



O deputado federal Acelino Popó Freitas (PRB) desistiu da pré-candidatura a prefeito de Lauro de Freitas em 2012. Por meio do twitter, o parlamentar agradeceu o apoio do partido ao seu projeto de comandar a cidade onde reside há 12 anos, mas avisou que o adiará para continuar a exercer o seu mandato na Câmara. “Vou participar do processo eleitoral apoiando e contribuindo para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida dos laurofreitenses”, postou. A escolha de Popó como prefeiturável, fato que seria anunciado na próxima sexta-feira (22), desagradou lideranças do partido, sobretudo o vereador de Salvador Dr. Pitangueira, que defendeu, em entrevista ao Bahia Notícias, o lançamento do nome de Edilson Ferreira, edil e presidente da sigla no município vizinho, e acusou o ex-pugilista de promover um “projeto pessoal”.
(Evilásio Júnior)
FONTE : BAHIA NOTÍCIAS

LÍDER COMUNITÁRIO PAULO REIS BUSCA UM NOVO PROJETO E SE AFASTA DA ASSESSORIA DO VEREADOR JOSÉ AUGUSTO


PAULO REIS

Paulo Reis , 30 anos ,morador de Lauro de Freitas desde infância , um dos grandes líder comunitário do Município, incentivador do Esporte e da Cultura local se afasta da assessoria do Vereador José Augusto para buscar um novo caminho. Segundo Paulo Reis a sua saída do grupo foi numa conversa sadia e que pode conversar com qualquer outra pessoa ou Partido para ver o seu rumo na  Política  de  2012.

PITANGUEIRA CONTESTA CANDIDATURA DE POPÓ A PREFEITO DE LAURO DE FREITAS



Foto: Max Haack/BN

Dr. Pitangueira defende que o vereador de Lauro, Edilson Ferreira, seja o prefeiturável do PRB
O vereador Dr. Pitangueira (PRB), vice-líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, em contato com o Bahia Notícias, considerou injusta a pretensão do deputado federal do seu partido, Acelino Popó Freitas, de ser prefeito de Lauro de Freitas. Segundo ele, a pré-candidatura, que será lançada nesta sexta-feira (22), no Hotel Fiesta, na capital baiana, não foi discutida internamente. “Como membro do PRB, eu contesto a candidatura de Popó. Esse não é um projeto partidário e sim pessoal. A maior liderança que o partido tem em Lauro de Freitas é do vereador Edilson Ferreira, que, inclusive, é presidente municipal do PRB”, protestou. Segundo o edil, Ferreira obteve, nas eleições de 2008, mais de 2 mil votos e foi o principal cabo eleitoral, em 2010, dos parlamentares Sidelvan Nóbrega (estadual), para quem teria conseguido mais de 3 mil sufrágios, e Márcio Marinho (federal), que teria conquistado mais de 5 mil indicações pelo seu intermédio. “Hoje, o PRB tem uma das nominaturas mais fortes em Lauro de Freitas e, sozinho, fará pelo menos três vereadores. O nome de Popó, nas pesquisas, sequer é citado nas consultas espontâneas, enquanto o de Edilson é bem pontuado. Essa candidatura não será levada a sério, pois quem faz o trabalho do partido em Lauro de Freitas é o vereador, que coordenou as campanhas de Sidelvan e do Bispo Marinho”, ponderou. No evento que oficializará o ex-pugilista como prefeiturável laurofreitense, Marinho também será apresentado como postulante ao Executivo soteropolitano.
Fonte : Bahia Notícias

ESTAKAZERO: ESTADO DE BATERISTA INSPIRA CUIDADOS




Foto: Divulgação
Paulo César Perrone foi alvejado na cabeça por homens em uma moto, na Pituba
O grupo Estakazero lamentou o incidente ocorrido na tarde desta terça-feira (19) com o baterista Paulo César Souza Perrone Junior, de 32 anos, atingido na cabeça por disparos de arma de fogo feitos por dois homens que estavam em uma motocicleta na Alameda das Espatódias, na Pituba, em Salvador. Em nota, a assessoria da banda de forró informou que o músico passa por uma cirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE) e o seu quadro clínico ainda inspira cuidados médicos. Saiba mais detalhes na coluna Holofote.
Fonte: Bahia Notícias

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares