terça-feira, 3 de março de 2015

Programa para declarar Imposto de Renda é disponibilizado pela Receita

Programa para declarar Imposto de Renda é disponibilizado pela Receita
Foto: Reprodução
O contribuinte já pode declarar o Imposto de Renda 2015. A Receita Federal disponibilizou, nesta segunda-feira (2), o programa eletrônico para a prestação de contas com o Fisco referente ao ano-base 2014. Há versões para Windows, Mac, Linux e Solaris que podem ser baixadas no página da Receita Federal. Quem preferir fazer a declaração por meio de dispositivos portáteis, como tablets e smartphones, pode procurar pelos aplicativos do IR nas lojas Google Play, para usuários Android, e na App Store, para aquele que utilizam o sistema IOS. Até o mês de abril, a Receita estima receber cerca de R$ 27,5 milhões em declarações. São obrigados a declarar o IR quem mora no Brasil e teve redimentos tributáveis acima de R$ 26.816,55 durante o ano de 2014. A declaração deverá ser feita até o dia 30 de abril.  

Papa Francisco quer Igreja Católica de 'portas abertas' no Norte da África

Papa Francisco quer Igreja Católica de 'portas abertas' no Norte da África
Foto: Benhur Arcayan / Malacañang Photo Bureau
O papa Francisco dirigiu-se nesta segunda-feira (2) às igrejas católicas do Norte da África e recomendou que evitem o proselitismo e acolham a todos os fiéis para demonstrar que são comunidades “de portas abertas”. “Acolhendo a todos com benevolência, sem proselitismo, as vossas comunidades demonstram ser uma Igreja de portas abertas”, disse, diante dos bispos da Conferência Episcopal da Região do Norte da África, durante visita ad limina. De acordo com a Agência Brasil, a visita ad limina apostolorum (visita aos túmulos dos apóstolos) é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica irem ao papa e aos túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, a cada cinco anos. O papa lembrou aos prelados da Argélia, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental e Tunísia, que representam “uma periferia”, e agradeceu-lhes pelo trabalho de cada um, apesar das “explosões de violência” registadas na região, especialmente na Líbia. “O Norte da África, há anos, converteu-se numa terra de conquista de maior liberdade de consciência, de dignidade e, ao mesmo tempo, num campo de batalha para quem as mudanças se impõem brandindo as armas”, disse. Por esta razão, agradeceu pelo trabalho da Igreja na Líbia, pela “coragem, lealdade e perseverança” que demonstrou o seu clero - consagrados e laicos - ao permanecer na região, “apesar dos múltiplos perigos”. “Eles são testemunhas autênticas do evangelho. Agradeço-os muito e animo-os a continuar com seus esforços a favor da paz e reconciliação em toda a região”, assinalou o papa.

Dilma sanciona lei dos Caminhoneiros e espera que categoria encerre greve

Dilma sanciona lei dos Caminhoneiros e espera que categoria encerre greve
Foto: Roberto Stuckert Filho/ PR
A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou na tarde desta segunda-feira (2), sem vetos, a Lei dos Caminhoneiros. A informação foi confirmada há pouco pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. De acordo com o governo, esta era uma das reivindicações da categoria, que fez protestos nesta segunda nas rodovias federais de vários estados. A medida faz parte do acordo apresentado pelo governo para que os caminhoneiros desbloqueiem as estradas. De acordo com a Agência Brasil, a lei deve ser publicada na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial da União. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência (SG/PR), ao cumprir o compromisso com a sanção da lei, o governo federal entende que há uma tendência de normalidade nas rodovias do país. Por meio de nota, o governo também prometeu, a partir desta segunda, tomar as medidas necessárias para permitir a prorrogação por 12 meses do pagamento de caminhões adquiridos pelos programas ProCaminhoneiro e Finame, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, outra parte do acordo feito com os caminhoneiros. Segundo o órgão, a nova lei determina o pedágio gratuito por eixo suspenso para caminhões que não estiverem carregados. “A lei também define o perdão das multas por excesso de peso dos caminhões, recebidas nos últimos dois anos, e muda a responsabilidade sobre o prejuízo. A partir de agora, os embarcadores da carga, ou seja, os contratantes do frete serão responsabilizados pelo excesso de peso e transbordamento de carga”, informa a nota da SG/PR. Ainda segundo a Secretaria-Geral, a lei garante a ampliação dos pontos de parada para caminhoneiros.

Banheiro destinado a pacientes é utilizado como necrotério no Roberto Santos

Banheiro destinado a pacientes é utilizado como necrotério no Roberto Santos
Foto: Reprodução
Um banheiro da emergência do Hospital Roberto Santos, em Salvador, destinado aos pacientes internados na unidade, é utilizado também para acomodar cadáveres. Segundo reportagem do jornal Correio, desta terça-feira (3), a superlotação do hospital tem levado pacientes portadores de graves enfermidades a conviver num ambiente insalubre meio à precariedade da estrutura física do local. O número insuficiente de profissionais de saúde faria, inclusive, acompanhantes terem que buscar medicações para os enfermos. Em vídeos divulgados pelo jornal, pacientes reclamam do serviço oferecido pelo hospital e mostram pessoas amotoadas em salas aguardando por atendimento médico. “O pobre que chega aqui sem um acompanhante morre”, diz uma das entrevistadas pela reportagem. Um idoso de 75 anos, que sofre de fecaloma, há 25 dias sem defecar, aguarda por uma cirurgia de urgência e teria passado três noites dormindo sentado em uma cadeira plástica na Emergência. A assessoria do Hospital Roberto Santos confirmou o caso do cadavér dentro do banheiro alegando, contudo, que foi uma situação pontual devido a lotação do local. Já a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou, por meio de nota, que o secretário Fabio Vilas-Boas "está atento e providenciando solucionar os problemas da unidade".

ANIVERSARIANTES DO DIA 03 DE MARÇO DE 2015

GENILSON  ARAUJO

LUCIANA FREIRE


HELTON  CARLUCHO

PEROLA  CATELA

VALNEI CRUZ

IGOR  CÉZAR

ED  GNANDT

FERNANDO ALMEIDA


PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares