quarta-feira, 13 de março de 2013

Festa de São Jose 2013 - Paróquia Santo Amaro de Ipitanga Lauro de Freitas


Com o tema: “São José pela Palavra de Deus nos guie a Jesus” começa neste sábado, dia 16 de março, o tríduo em honra a São José, intercessor da comunidade de Quingoma, nossa comunidade mais distante da Igreja Matriz.
No sábado e domingo a celebração será às 17 horas. Na segunda feira, dia 18, será às 19:30 e no dia da festa, dia 19, começaremos com uma procissão às 19:00 h, seguida da Santa Missa celebrada por Pe. Juraci.
Venha participar também e valorizar uma das comunidades mais antigas de nossa Paróquia E ajudar a manter viva a chama naquela pequena capela.

Guarda-roupa de novo papa Francisco é alvo de protestos Defensores de animais pedem fim de uso de peles


Lorenzo Gammarelli ao lado da alfaiataria da sua família - repare na vitrine!Ver mais fotos
Lorenzo Gammarelli ao lado da alfaiataria da sua família - repare na vitrine!
No conclave de Bento 16, houve um baita problema de… roupa. Você lembra? Oalfaiate papal Gammarelli, de uma família que desde o século 18 é responsável pela indumentária do papa, entregou uma batina muito curta pra ele no Quarto das Lágrimas, ao lado da Capela Sistina, logo antes da 1ª aparição pública do novo papa eleito. Foi considerado um grande erro – mas o tempo passou, o novo conclave começou após a abdicação de Bento e… as novas roupas já estão prontas.
Elas são preparadas em tamanhos P, M e G (não existem candidatos GG dessa vez, então não foram confeccionadas batinas desse tamanho) por Gammarelli. Aliás, réplicas estão expostas na vitrine da alfaiataria em Roma. E adivinha só: já até rolou protesto na porta no dia 8/03: defensores dos direitos dos animais pedem pra que o próximo papa não use pele ou couro de animal.
Confira o editorial “Habemus Papisa” do Blog LP
Quer outros detalhes sobre as roupas do papa? As meias são brancas, da marca francesa Mes Chaussettes Rouge. A batina, na verdade, é marfim – apesar das pessoas acharem que é branca – assim como o barrete. A mozzetta, aquela pelerine vermelha, só é usada se o papa quiser – a peça é opcional no “look oficial”. Como ainda é inverno, Gammarelli também leva pro Quarto das Lágrimas uma capa de veludo vermelho e barra branca (de pele) pra aquecer o novo eleito ao trono de Pedro. E o sapato, claro, é vermelho (será Prada?).
E o anel do pescador do papa emérito? Foi “anulado”: um novo anel já está sendo confeccionado, idêntico, e trará o nome do novo papa como de costume. Normalmente, este anel que é símbolo do vestuário papal é quebrado quando o papa morre simbolizando o fim do pontificado. Como dessa vez houve renúncia, a tradição teve que mudar.

Restaurante Popular é fechado temporariamente nesta quarta-feira


A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (SEMASCI), informa que, por motivos técnicos, o Restaurante Popular do município teve as suas atividades suspensas na terça-feira, 12 de março, às 11h30, e não funcionará nesta quarta-feira, 13 de março. 
A medida foi tomada após ter sido detectado um problema na caixa de gás do equipamento e com o intuito de garantir a integridade física dos funcionários e visitantes do restaurante. A previsão é de que na quinta-feira, 14 de março, o Restaurante Popular seja reaberto, o que dependerá da conclusão do serviço e confirmação pela empresa responsável pela manutenção do equipamento.

Dom Murilo Krieger compara novo Papa a Francisco de Assis


Dom Murilo Krieger compara novo Papa a Francisco de Assis
Foto: Divulgação
O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, se disse surpreso, porém alegre, com o resultado do conclave realizado nesta quarta-feira (13), que escolheu o argentino Jorge Mário Bergoglio como o novo papa da Igreja Católica. Primeiro pontífice jesuíta e da América Latina, ele adotou o nome Francisco. "Se os cardeais reunidos o escolheram é porque viram que ele vai fazer como Francisco de Assis, que escutou a ordem de Cristo: ‘vai e reconstrói a minha Igreja’. E reconstruir a base da simplicidade e da humildade do pai Francisco”, comparou. O novo líder religioso ocupava o cargo de cardeal da Arquidiocese de Buenos Aires. O conclave contou com a presença de 115 cardeais, entre eles o arcebispo emérito de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo.

Em ação da Coca-Cola, caixa eletrônico permite sacar dinheiro de graça para compartilhar


Em ação da Coca-Cola, caixa eletrônico permite sacar dinheiro de graça para compartilhar
Foto: Reprodução
Em meio à crise europeia, a Coca-Cola resolveu divulgar sua marca na Espanha, com oferta de dinheiro, através de um caixa eletrônico que permitia saques totalmente de graça. Para realizar a operação, era preciso apenas se comprometer a compartilhar o valor para promover a felicidade coletiva. Leia mais na coluna Mercado. 

Lula Maciel requer sistema próprio de transporte estudantil em Lauro de Freitas


“Precisamos abrir este debate e criar um sistema de transporte estudantil no município, pois ele não existe na prática. Os estudantes de faculdade, de pós-graduação e cursos técnicos, que também vão diariamente para as aulas, ficam de fora. Temos que estudar esse assunto com cuidado e cobrar ativamente, pois quem perde é o povo”, falou Lula Maciel na apresentação de seu requerimento na sessão desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Lauro de Freitas.
O requerimento aprovado pelos edis presentes na sessão visa à regulamentação de critérios e fiscalização na garantia nesse direito aos estudantes que moram e estudam no município. Atualmente, através do Metropasse, somente estudantes que moram em municípios diferentes podem comprar o passe de meia passagem para ônibus da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Lula ainda comentou sobre o Programa Municipal Universidade para Todos (PROMUNI).  O vereador solicitou a nova gestão um relatório sobre a continuidade do programa e a quantidade de bolsas oferecidas. Com relação aos comerciantes do mercado popular ele informou seu repúdio à situação do não pagamento dos mesmos. “Essas pessoas dependem deste valor e estão sendo prejudicadas sem essa remuneração”, lembrou Lula Maciel.
Mais uma vez o vereador reforçou a necessidade de ampliar o debate do pedágio em Areia Branca. “Esses projetos são feitos para carros e não pessoas. São trabalhadores, estudantes, pais e mães de famílias que passam por ali e precisam de espaço e atenção. O retorno longo do pedágio, o não pagamentos dos moradores são importantes também, mas precisamos ampliar a discussão”, concluiu. Todos os vereadores e o prefeito foram convidados para estarem presentes hoje (13) na reunião com a comunidade para tratar do pedágio, às 19h, na Associação de Moradores.
 
Vamos pra frente!
www.lulamaciel.com.br/
71 3289-7246

PRESIDENTE DO IPITANGA DE LAURO DE FREITAS SINALDO PEDE A RETIRADA DO LIXO DA FRENTE DO CLUBE


O Presidente do Clube Ipitanga Sinaldo Pereira, mandou um email para nosso Blog para pedir a retirada de lixo e arvóres cortada da porta do Clube, segundo  Sinaldo o pedido foi feito a SESP desde dia 8 de março e até hoje o lixo e galhos de árvores se encontra na porta do clube impedindo até a passagem do povo, ele salienta que a árvore cortada  foi descartada lá e que nunca houve árvores dentro do clube e nem tem idéia de quem jogou. 

Alunos da Unifacs denunciam estrutura precária


por Natália Falcón
Alunos da Unifacs denunciam estrutura precária
Foto: Brisa Veit
Alunos do curso de direito da Universidade Salvador planejam protesto, ainda sem data definida, para chamar atenção sobre as condições em que se encontram o prédio PA 8, campus localizado na avenida Tancredo Neves. Na noite desta quarta-feira (13), problemas como falta de água, cadeiras e ar-condicionado atrapalharam o curso, cuja mensalidade média é de R$ 1,2 mil. No verão de Salvador, onde 30º é a temperatura ambiente, os estudantes do turno matutino assistem aula sob o sol, já que as salas também não possuem cortinas. “São momentos difíceis. Não é uma situação isolada e não foi só hoje”, ressalta o aluno do 4º ano de direito, Vinicius Monteiro, que buscou cadeiras em outro andar para não assistir a aula no chão. Pela manhã, quando parte do material do teto caiu, representantes do Diretório Acadêmico do curso procuraram a reitoria e uma reunião foi marcada para a próxima terça-feira (19). De acordo com a instituição, o ar-condicionado é uma questão pontual, devido a temperatura da cidade que deixa o aparelho instável, mas o problema já estaria sendo resolvido.  A Unifacs explicou ainda que a mudança para o prédio em questão é recente e é preciso que haja um prazo para adequação. A segurança, velha demanda dos universitários, também foi questionada. “Alugaram vagas no Centro Empresarial Iguatemi, mas é longe para ir andando de noite”, explica Vinicius.  

NOVO PAPA É ESCOLHIDO NO VATICANO -Igreja Católica confirma o argentino Jorge Mario Bergoglio como sucessor de Bento 16


FRANCISCO I   O NOVO PAPA

A Igreja Católica confirmou às 20h14 (16h14 de Brasília) desta quarta-feira (13) quem é seu novo papa: o cardeal Jorge Mario Bergoglio da Argentina, foi o escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) e terminou hoje, às 19h07 (15h07 de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios.
O nome do novo papa foi revelado após o famoso "Anuntio vobis gaudium, habemus Papam", feito pelo cardeal francês Jean-Louis Tauran. O nome papal escolhido pelo cardeal Bergoglio é Francisco 1º.
Jorge Mario Bergoglio, que nasceu em 17 de dezembro de 1936, se tornou arcebispo de Buenos Aires desde 1998 e foi nomeado cardeal em 2001, por João Paulo 2º, é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica.
Fontes policiais dão conta de que cerca de 10 mil pessoas estão na praça São Pedro, no Vaticano.

Novo papa já foi escolhido por cardeais; fumaça branca sai de chaminé da capela Sistina

Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quarta-feira (13), sinal de que os cardeais escolheram o novo papa

  • Fumaça branca sai da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quarta-feira (13), 
    sinal de que os cardeais escolheram o novo papa
Após 13 dias da renúncia de Bento 16, a quinta votação do conclave, realizada na tarde desta quarta-feira (13), terminou com a escolha do novo papa. Por volta das 19h05 (15h05 do horário de Brasília), uma fumaça branca saiu da chaminé da capela Sistina, indicando que os cardeais chegaram a um consenso sobre o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana.

ESCOLHA DO NOVO PAPA

  • Veja todos os passos do conclave
  • Glossário da Igreja Católica
  • Duração dos últimos conclaves
Os sinos da basílica de São Pedro confirmaram que o novo pontífice recebeu ao menos dois terços dos votos dos cardeais e já aceitou a missão de comandar a Santa Sé.
O anúncio dos nomes de batismo e pelo qual será conhecido o sucessor de Bento 16 será feito na sacada da basílica de São Pedro, com a famosa frase: "Habemus Papam!".
A escolha foi realizada por 115 cardeais, sendo cinco brasileiros: dom Raymundo Damasceno Assis, 76; dom Odilo Scherer, 63; dom Geraldo Majella Agnelo, 79; dom Cláudio Hummes, 78; e dom João Braz de Aviz, 64.
Estavam aptos a votar apenas os cardeais com menos de 80 anos. A presença deles, segundo o Vaticano, era obrigatória. No entanto, dois eleitores conseguiram a dispensa necessária para não participarem da votação, um por motivo de saúde (cardeal indonésio Julius Darmaatjadja) e outro por ter renunciado ao cargo (cardeal britânico Keith O'Brien).

Escola Picolino abre inscrições para cursos voltados para a arte circense Aulas acontecem na sede do grupo, no bairro de Pituaçu, em Salvador. Interessados devem comparecer ao circo para realizar inscrições.

Elenco explora técnicas circenses no espetáculo, como o tecido aéreo (Foto: Divulgação/Débora Flor)


A Escola Picolino abre inscrições a partir desta segunda-feira (11) para os cursos livres de artes do circo, em Salvador. Para se inscrever, os interessados deverão comparecer ao Circo Picolino, localizado em Pituaçu, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A mensalidade custa R$ 150 e os cursos são realizados até o mês de junho. Para se inscrever, é preciso levar apenas a carteira de identidade.
Entre as modalidades oferecidas estão cursos de acrobacia, básico de circo, corda indiana, dança, fotografia, iluminação, lira, música, pole dance, teatro, tecido e trapézio. Não é preciso experiência para poder participar.
Criada em 1985 por Anselmo Serrat, a Escola Picolino de Artes do Circo tem como um dos objetivos, difundir a arte circense. Durante esses anos, formou diversos artistas, realizando inúmeros espetáculos. O Picolino realiza ainda trabalhos voltados na área social, atendendo centenas de crianças e adolescentes.

Equipe técnica da Fifa visita Arena Fonte Nova nesta quarta


Equipe técnica da Fifa visita Arena Fonte Nova nesta quarta
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Uma equipe técnica da Fifa realizará nesta quarta-feira (13) uma visita operacional à Arena Fonte Nova. Divididos em grupos, aproximadamente 60 técnicos inspecionarão vários aspectos da obra. Antes do procedimento, por volta das 14h, eles farão uma foto oficial na Praça Sul do estádio (acesso pela entrada do Dique do Tororó) e dois representantes da entidade farão um pronunciamento à imprensa. A visita operacional, última antes da Copa das Confederações de 2013, não poderá ser acompanhada pelos jornalistas.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares