domingo, 23 de agosto de 2015

Os Dez Mandamentos - Resumo de 24 de agosto a 28 de agosto de 2015

Foto: Record/Divulgação (Foto: Record/Divulgação)

SEGUNDA-FEIRA
Safira explica para Karen que pretende ceder às investidas de Meketre, para que consiga pagar a dívida com Ahmós e ir embora, deixando o egípcio só para ela. Apuki chega e questiona a presença do rapaz ao lado da filha. Moisés questiona Deus porque o povo tem sofrido tanto depois  que retornou. Deus avisa que usará o poder que detém para obrigar Ramsés a autorizar a partida dos hebreus, deixando Moisés emocionado. Yunet promete repassar para Ramsés todas as informações que Corá e Bina descobrirem de Moisés. Acompanhada de Leila, Henutmire se surpreende ao encontrar Yunet na vila.

TERÇA-FEIRA
Judite acaba contando a verdade para Ana e pede para a filha esquecer essa história. Moisés alerta Henutmire sobre o perigo da decisão de Ramsés. Arão diz achar difícil que Ramsés ceda ao pedido de Moisés. Moisés discursa para os hebreus, mas os escravos dispersam sem se preocupar com as palavras dele. Abigail se espanta ao descobrir que Safira está trabalhando na Casa de Senet. Ramsés é avisado sobre a chegada de Moisés e Arão. Moisés entra no salão acompanhado do irmão e Radina se encanta por ele. Ramsés pede para Moisés mostrar o que seu Deus é capaz.


QUARTA-FEIRA
Moisés surpreende todos ao transformar o cajado de Arão em serpente. Moisés explica que é um pequeno sinal do poder de Deus e deixa Ramsés irritado. Moisés questiona se Ramsés está satisfeito com a prova do poder de Deus. Moisés pede um momento a sós com Ramsés, que o atende, apesar da insatisfação de Nefertari. Moisés alerta para que Ramsés reconsidere a ida dos hebreus para o deserto, antes que algo terrível e fora de controle aconteça. Debochado, o rei avisa que Deus não pode nada contra ele e ordena que Moisés suma do palácio, deixando-o triste. Ramsés afirma para Nefertari que irá se vingar por Moisés o ter desmoralizado na frente de todos.

QUINTA-FEIRA
A irmã de Jahi demonstra interesse no hebreu. Karen alerta Safira sobre a desconfiança de Ahmós em relação à visita de Joquebede. Paser diz temer esta fé que impulsiona Moisés. Ramsés pede para falar com o sacerdote. Leila se irrita com a descrença de Gahiji. Nefertari pede para Radina ser sua dama. Paser conversa com Simut e demonstra preocupação com a ordem do rei em trazer Janes e Jambres. Yunet conta para Nefertari sobre a visita que Henutmire fez a Moisés. A rainha procura a cunhada e a questiona. Moisés tem novo encontro com Deus e recebe a ordem de procurar Ramsés novamente.

SEXTA-FEIRA
Ramsés fica chocado com a atitude de Henutmire ter ajudado os escravos. Arão deixa os filhos espantados ao revelar a promessa de Deus contra os egípcios. Joquebede percebe que Moisés está chateado com o fim da amizade com Ramsés e diz que ele precisa ser forte para enfrentar o que ainda está por vir. Ramsés desdenha do poder de Deus e avisa que os hebreus não irão para lugar nenhum. Moisés pede que Arão toque as águas do Nilo com o cajado para que elas se tornem sangue, deixando Ramsés e os oficiais intrigados. As águas do rio viram sangue e os egípcios ficam incrédulos.

GUARDA AMBIENTAL DE LAURO DE FREITAS CAPTURA LAGARTO DA ESPÉCIE TEIÚ



Após acionar o 153 moradora da comunidade  da Lagoa dos Patos solicitou o  Grupamento Ambiental de Lauro de Freitas - GALF para realizar uma captura de um  lagarto, da espécie teiú que invadiu sua residência. Os prepostos do GALF,  Alexandre e  Sub Venício de pronto atenderam a ocorrência. O animal será conduzido ao Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas em Salvador.

O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como teiú, lagartiu, teju, tegu,jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru. Tupinambis é uma referência aos tupinambás, grupo indígena Brasileiro. Como vários outros animais tropicais da América do Sul (como as sariemas), o nome científico deste lagarto deve-se à descrição pioneira da fauna e flora brasileiras por Piso & Marcgrave (Historia Naturalis Brasiliae, 1648), que fornecem os nomes das plantas e animais na língua dos índios Tupinambá, ocupantes da costa do país nos primeiros séculos da colonização portuguesa

A carne do teiú é muito apreciada, e levando em conta fatores como ocupação desordenada e desmatamento de áreas verdes, habitats de várias espécies da fauna e flora local, para expansão imobiliária regular,  e as invasões de terras, o réptil corre riscos reais de extinção em nosso município. 


A sua captura para quaisquer fins, desde a caça para servir de alimento, criação em cativeiro, comércio, é caracterizado como crime ambiental. Os crimes contra a fauna estão descritos do artigo 29 ao 37 da Lei nº 9.605/98, e do artigo 11 ao 24 do Decreto 3.179/99, cuja penalidade pode ser de detenção ou reclusão, além da possibilidade do pagamento de multa cumulativamente. As penas de detenção variam de três meses a três anos, e a de reclusão de um a cinco anos, as penas poderão ser aumentadas ou reduzidas mediante a configuração de certos elementos que permitam esta adequação.


A pena pecuniária (multa) situa-se entre R$ 50,00 e R$ 10.000,00, nos crimes contra animais, e há a possibilidade de acréscimo nos valores das multas por espécimes apreendidos, ou pelo fato destes se encontrarem descritos nos Anexos da Lista de Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - CITES.

Compreende os maiores lagartos do Novo Mundo (podem atingir até 2 metros de comprimento[2] ) e abrange sete espécies, todas nativas da América do Sul. São elas:

Tupinambis teguixin L. (teiú-branco)
Tupinambis rufescens (teiú-argentino ou teiú-vermelho)
Tupinambis palustris (teiú-palustre)
Tupinambis longilineus (teiú-comprido)
Tupinambis dusenil (teiú-mascarado)
Tupinambis quadrilineatus (teiú-de-quatro-linhas)
Tupinambis merianae (teiú-comum ou teiú-gigante)



Por Ricardo Vieira
Fonte: GALF-PMLF

Prefeitura de Lauro de Freitas retoma o PROMUNI, e oferece 157 vagas para bolsas de estudos em instituição de Ensino Superior

PROMUNI é retomado e oferece 157 vagas para bolsas de estudo na UNIME.


 A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), divulgou na última quarta-feira (19), no Diário Oficial do Município (DOM), o edital de Processo Seletivo Programa Municipal Universidade para Todos (Promuni) - 2015.2, na União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime). São ofertadas 157 vagas para cursos como Direito, Biomedicina, Medicina Veterinária, Engenharia, dentre outros.


O processo seletivo tem como critérios para inscrição: estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou privada, na condição de bolsista integral, ou de no mínimo 50% e domiciliado no município de Lauro de Freitas, pelo prazo mínimo ininterruptos de dois anos.

Terá acesso aos cursos de graduação o candidato que tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente e tenha sido habilitado no Processo Seletivo, respeitado o número de vagas oferecidas e atendidos os critérios exarados na Lei 1.275/07. A classificação far-se-á por ordem decrescente de escores globais obtidos através do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012/2013/2014.
As inscrições acontecerão nos dias 24 e 25 de agosto na Unime e o candidato deverá apresentar os documentos listados no DOM. Já o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27 do mês corrente, nos murais da instituição de ensino e no site (www.vestibularja.com.br).

O EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PROMUNI Nº. 001/2015, se encontra no endereço: http://laurodefreitas.ba.io.org.br/diarioOficial/download/461/439/0, das páginas 32 a 34.

ANEXO I - CURSOS DE GRADUAÇÃO (VAGAS/TURNOS/DURAÇÃO/ATOS LEGAIS) FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE UNIME DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROMUNI – 2015.2 CAMPUS - UNIME LAURO DE FREITAS



CURSO CÓD.                                                               VAGAS                 TURNO

Administração (Not) 1374                                                 03                     Noturno

Arquitetura e Urbanismo (Mat) 814                                  02                     Matutino

Arquitetura e Urbanismo (Not) 81                                    02                     Noturno

Biomedicina (Mat) 3842                                                   03                     Matutino

Comunicação Social - Publi. e Propaganda 687               04                     Noturno

Ciências Contábeis 560                                                    03                     Noturno

Ciências Biológicas (Not) 1052                                       12                     Noturno

CST em Gastronomia (Not) 4020                                    09                     Noturno

CST em Gestão Comercial (Not) 1180                            05                     Noturno

CST em Gestão de Recursos Humanos (Not) 1390         04                     Noturno

CST em Radiologia (Not) 1394                                       02                     Noturno

CST em Redes de Computadores (Not) 1184                  02                     Noturno

Direito (Mat) 689                                                             03                     Matutino

Direito (Not) 688                                                             02                      Noturno

Educação Física - Bacharelado (Not) 1489                     11                      Noturno

Enfermagem (Integral) 823                                             12                      Integral

Enfermagem (Not) 1427                                                 12                     Noturno

Engenharia Civil (Mat) 2568                                          04                     Matutino

Engenharia Civil (Not) 2569                                          06                      Noturno

Engenharia de Produção (Not) 2565                              04                      Noturno

Engenharia Elétrica (Not) 1190                                     04                      Noturno

Engenharia Mecânica (Not) 2606                                  04                      Noturno

Engenharia Mecânica (Mat) 2605                                  04                    Matutino

Farmácia (Not) 1426                                                      03                     Noturno

Fisioterapia (Integral) 825                                             02                      Integral

Fisioterapia (Not) 1425                                                 02                      Noturno

Medicina Veterinária (Integral) 827                             01                       Integral

Nutrição (Integral) 2                                                    02                        Integral

Nutrição (Not) 794                                                      02                        Noturno

Odontologia (Integral) 829                                         01                         Integral

Integral Psicologia (Not) 1037                                   02                         Noturno

Psicologia (Mat) 1036                                                02                         Matutino

Serviço Social 1284                                                   20                         Noturno

Sistema de Informação 816                                       03                         Noturno 






Por Ricardo Vieira
Fonte: DOM-PMLF

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares