quarta-feira, 15 de maio de 2013

HISTÓRIA E FOTOS DO GRUPO CULTURAL BAMBOLÊ NA INAUGURAÇÃO DO MUSEU DE LAURO DE FREITAS

Foto da Comédia das Flores do Terno de Reis

 Aconteceu hoje dia 15 de maio de 2013, o lançamento do Projeto Agô e inauguração do Museu de Lauro de Freitas , dando destaque a cultura popular do Município. O grupo cultural Bambolê teve fotos de tradições em destaque como: A comédia das Flores que faz parte do Terno de Reis do grupo e a tradição dos Pernas de paus Mascarados que resgata a manifestação cultural dos Caretas no Carnaval da Cidade. Na oportunidade foi distribuído um catálogo da I exposição da Cultura popular de Lauro de Freitas.
Foto dos Pernas de Paus Mascarados





Governo vai tirar monumento de Luís Eduardo da Paralela


Após o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), entrar na mesa de discussão para retirar do canteiro central da Av. Luiz Viana (Paralela) os três postos da Petrobras, eis que também deverá ser desapropriada a área em que segue erguida o monumento em homenagem ao deputado baiano Luís Eduardo Magalhães. No local passará o metrô que ligará Salvador até Lauro de Freitas.
As negociações seguem envolvendo o governo e o empresário Luís Eduardo Magalhães Filho, o Duqinho – filho de parlamentar -, que deverá decidir o destino final da estatua. De acordo com o colunista Levi Vasconcelos (A Tarde) uma das ideias e transferir o objeto para a Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), mas nada está definido. A certeza, segundo o secretário da Casa Civil, Rui Costa, é que será feito um acordo amigável com a família: “não faz sentido brigar como morto”, disse Costa.

Papa circulará pelo RJ em carro com vidro blindado


Papa circulará pelo RJ em carro com vidro blindado
Foto: Divulgação
Em vez do papamóvel aberto que tem sido usado pelo papa Francisco no Vaticano, o pontífice vai circular no Rio de Janeiro em outro modelo, fechado por vidros blindados e com o teto iluminado. O veículo garante mais segurança e, ao mesmo tempo, permite que o papa seja visto pela população. O papamóvel é o mesmo que foi usado por Bento 16 na Jornada de Madri, em 2011 e o pontífice pode optar por abrir as proteções de vidro, para facilitar o contato com a população. Segundo representantes das Forças Armadas responsáveis pelo esquema de segurança de Francisco na Jornada, um veículo principal e outro reserva serão trazidos ao Rio em um avião cargueiro da Força Aérea Brasileira (FAB). O papa chega ao Rio de Janeiro no dia 22 de julho, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece entre os dias 23 e 28. Informações do Estadão.

Até a tarde desta quarta, apenas dez ingressos foram vendidos para Bahia e Luverdense


Até a tarde desta quarta, apenas dez ingressos foram vendidos para Bahia e Luverdense
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
A torcida do Bahia está levando a sério a campanha que circula na internet intitulada “Público Zero”, onde o torcedor é incentivado a não comparecer aos jogos da equipe, a partir do jogo contra o Luverdense, nesta quarta-feira (15), pela Copa do Brasil. Até o início da tarde desta quarta, apenas 10 ingressos foram vendidos para a partida na Arena Fonte Nova. Para o confronto, foram colocados 10 mil ingressos à venda. 
 
A péssima campanha nesta temporada e a última goleada sofrida para o Vitória no primeiro jogo da final do Campeonato Baiano deixaram a torcida tricolor ainda mais insatisfeita. O principal alvo dos protestos da torcida é o presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, no cargo desde 2009. O grupo do atual mandatário comanda o Bahia desde a década de 90.

Retran de Lauro de Freitas passa a emitir Carteira de Habilitação


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas entregou, na manhã desta quarta-feira (15), o anexo da 4ª Retran (Regional de Trânsito), reformado e com serviços ampliados. A melhoria foi realizada em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).Além de receber o espaço com toda a estrutura física reformada pela Prefeitura, a população também vai passar a realizar a prova prática para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na cidade – em área do Kartódromo –, facilitando o trâmite, já que não precisará mais se deslocar até Salvador ou Simões Filho.Outro benefício é a ampliação do atendimento para realização do exame teórico. A nova sede oferece mais quatro terminais que, somados aos dois já instalados no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), dinamizam o processo de emissão da CNH.O prefeito Márcio Paiva destacou a importância do trabalho conjunto da Prefeitura com o Governo do Estado, em prol dos cidadãos. “A parceria com o governador Jaques Wagner foi fundamental para concretizarmos essa nova etapa da Retran. Mais uma vez vencemos a burocracia e conseguimos concretizar um sonho antigo da população de Lauro de Freitas. Em nosso governo vamos trabalhar para as pessoas”.Presente no evento, o deputado Cacá Leão destacou a importância do novo serviço e lembrou que a CNH foi o único documento que ele não conseguiu tirar na cidade, e que agora se sente contemplado com o fato de os munícipes contarem com este serviço.O evento ainda contou com a presença do chefe de gabinete do Detran-BA, Márcio Blanco, o coordenador do Retran, Capitão Olinto Borri, o chefe de gabinete da prefeitura de Lauro, Edmilson Silva, o superintendente de Indústria e Comércio Gustavo Ferraz, o Major Marcelo Grun da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), secretários, vereadores, entre outras autoridades.
DECOM – Departamento de Comunicação da Prefeitura de Lauro de Freitas
Praça João Thiago dos Santos, s/n, Centro
Lauro de Freitas-BA  |  CEP 42700-000
Tel.: 71 3288-8764

Pesquisadores visitam país da Oceania onde negros têm cabelos naturalmente loiros


Pesquisadores das universidades de Stanford, de Bristol, da UC San Francisco e do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária acabam de publicar um relatório na revista Science com uma conclusão, no mínimo, surpreendente: o cabelo loiro de alguns habitantes da Melanésia, na Oceania, é uma variação natural. Antes, os cientistas acreditavam que tal fenômeno se dava por algum fator externo, como exposição ao sol ou uma dieta rica em peixe, comum na região.

Foto: Divulgação / Sean Myles

O grupo recolheu saliva e pigmentação do cabelo de 1000 moradores das Ilhas Salomão. O material comprovou que a variação é nativa, sendo, portanto, diferente da que é responsável pelo cabelo loiro do norte europeu. Os resultados atraíram a curiosidade de diversos membros da comunidade acadêmica. Um dos pesquisadores envolvidos no estudo, Sean Myles explica que o gene TYRP1 é exclusivo aos melanésios.
“Cabelos loiros, portanto, surgiram pelo menos duas vezes durante a evolução humana: uma vez nos ancestrais europeus e outra vez no extremo oposto da terra, nos ancestrais melanésios. Isso representa um fascinante exemplo de evolução convergente: quando o mesmo resultado (cabelo loiro) é realizado por diferentes meios (variantes genéticas independentes)", frisa o professor da Dalhousie University.

Foto: Divulgação / Sean Myles

Resultados teriam impacto na saúde global
Ainda de acordo Myles, em um texto publicado no blog dele nesta sexta-feira, tal descoberta amplia a área de atuação da pesquisa genômica médica - que, segundo ele, concentra-se quase que exclusivamente sobre as populações de origem europeia.
"Gastamos bilhões de dólares em busca de genes subjacentes a determinadas doenças em uma pequena fração da diversidade humana, que se concentra em países ricos. Variações, como a encontrada na Melanésia, provavelmente existem em todo mundo, em populações sub-representadas. E isso não afeta apenas a pigmentação do cabelo, mas também em traços relacionados a doenças. Num futuro da medicina personalizada, onde os médicos irão analisar as sequências genéticas dos pacientes para criar drogas sob medida, os indivíduos de origem europeia seriam mais beneficiados" acredita o pesquisador.

Foto: Divulgação / Sean Myles


Foto: Divulgação / Sean Myles


Foto: Divulgação / Sean Myles

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares