quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ebola: África precisa de cinco mil profissionais de saúde para conter epidemia

Ebola: África precisa de cinco mil profissionais de saúde para conter epidemia
Foto: Reprodução
Os países afetados pelo ebola precisam de pelo menos cinco mil profissionais de saúde, segundo anúncio do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, nesta terça-feira (29). A epidemia, que já matou cerca de cinco mil, está concentrada em países da África Ocidental. kim revelou preocupação pelo fato de ter sido cada vez mais difícil enviar profissionais para as regiões afetadas, por conta do medo generalizado pela epidemia. Kim esteve ao lado do líder do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e da presidente da União Africana, Nkosazana Dlmamini-Zuma. De acordo com Ban Ki-moon, a propagação do vírus continua em ritmo acelerado em relação à resposta da comunidade internacional. O secretário-geral da ONU fez um apelo para que os 54 países membros da União Africana não imponham restrições de viagens relacionadas ao ebola ou fechem as fronteiras. Segundo Dlamini-Zuma, os países da União Africana se comprometeram a enviar mais de dois mil profissionais às regiões afetadas, mas não informou quando médicos e enfermeiros vão chegar aos locais necessitados.

Pinheiro apresenta PEC por reforma eleitoral, com veto à reeleição e mandato de cinco anos

Pinheiro apresenta PEC por reforma eleitoral, com veto à reeleição e mandato de cinco anos
Foto: Moreira Mariz / Agência Senado
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) apresentou nesta quarta-feira (29) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) pela implantação da reforma eleitoral do sistema representativo nos poderes Executivo e Legislativo do nível federal, estadual e municipal. A proposição determina a coincidência das eleições em todos os âmbitos, veta a reeleição para cargos do Executivo, trata do acesso ao fundo partidário e estabelece regras de transição. As novas regras só valerão após a aprovação de um referendo popular, cuja realização ocorrerá, de acordo com a PEC, em 29 de outubro de 2016, dois anos antes da primeira eleição a ser afetada pelas mudanças. A proposta modifica também a data da posse para os cargos do Executivo, de 1º de janeiro, feriado nacional, para o primeiro dia útil que vem na sequência. No caso da reeleição, o presidente, governadores, prefeitos (e seus sucessores ou substitutos nos seis meses anteriores ao pleito) ficam inelegíveis por mesmo cargo por ao menos cinco anos, prazo que passará a ter os mandatos, inclusive para os cargos do legislativo (senadores, deputados federais, estaduais e vereadores). “Trata-se de redefinir questões essenciais e estruturantes para a maior eficiência do sistema político e para a própria governabilidade do país”, destaca Pinheiro, que mencionou também as vantagens trazidas pelas mudanças sugeridas no projeto. “A coincidência dos mandatos, além de reduzir os custos do processo eleitoral, assegurará maior sintonia entre as opções políticas da sociedade nos três níveis de governo, e maior legitimidade aos eleitos”, cita. Já sobre as regras mais rígidas para o funcionamento dos partidos e acesso ao fundo partidário “contribuirá para sua maior representatividade, caráter programático e capacidade de atuação na arena decisória, evitando a proliferação de legendas de aluguel ou criadas com características oportunistas”, argumenta. Veja o cronograma para a readequação dos mandatos caso a PEC seja aprovada:

Rosemberg busca holofote e Rui diz que não vai interferir na disputa do legislativo estadual

por Fernando Duarte
Rosemberg busca holofote e Rui diz que não vai interferir na disputa do legislativo estadual
Foto: Carla Ornelas/GOVBA
Auto-apresentado como postulante à presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) falou sobre essa condição durante coletiva de imprensa do governador eleito Rui Costa (PT) para apresentar a equipe de transição. Convidado a sentar na mesa de reuniões na governadoria, Rosemberg sentou, mas deixou uma cadeira reservada para o atual dirigente do legislativo baiano, Marcelo Nilo (PDT), candidato à reeleição. A brincadeira rendeu piadas. “Faltam Sargento Isidório e Luiza Maia”, afirmou um dos presentes. O próprio Rui Costa disse, nas entrelinhas, da relação próxima com Nilo sobre o assunto. “Presidente, pronto para a nova jornada?”, cumprimentou o governador eleito. Questionado na hora, desconversou. “É uma nova jornada como deputado”, tangenciou Rui. O pedetista não escondeu a felicidade. “Vejam como votos deixam todos felizes”, remediou o próprio Nilo. Momentos depois, quando o governador eleito foi instado a falar sobre preferências para a presidência da Assembleia, Rui foi ponderado. “O governador eleito não vai interferir na eleição da Assembleia”, garantiu Rui, logo após Rosemberg brincar: “Pode me escolher”.

‘Levante, sacode a poeira e dá a volta por cima’: ACM Neto pode migrar para o PMDB

por Ricardo Luzbel / Fernando Duarte
‘Levante, sacode a poeira e dá a volta por cima’: ACM Neto pode migrar para o PMDB
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Estrela do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, cogita, de acordo com fontes do Bahia Notícias que circulam em Brasília, uma virtual migração para o PMDB. O objetivo seria manter uma característica intrínseca do DNA herdado do ex-senador Antônio Carlos Magalhães: ficar próximo ao governo federal. As conversas, que aconteceriam com o PMDB na esfera federal, não necessariamente passam pela anuência do atual dirigente peemedebista da Bahia, Geddel Vieira Lima, candidato derrotado na corrida pelo Senado no último dia 5. Um pé do democrata foi plantado no PMDB ano passado: um dos braços direitos de ACM Neto, Bruno Reis, foi candidato pelo partido a deputado estadual. Até o último domingo (26), ACM Neto apostou as fichas na vitória de Aécio Neves (PSDB) na tentativa de chegar ao Palácio do Planalto. Com a confirmação da reeleição de Dilma Rousseff (PT), o prefeito da capital baiana tenta se reaproximar do governo federal, movimento que chegou a ser ensaiado em 2013 e descartado após o acirramento da campanha eleitoral. O próprio ACM Neto deu indícios de descontentamento com os rumos do DEM. Antes da eleição, o prefeito sugeriu que o partido poderia se fundircom outro para criar uma estrutura mais forte na Câmara Federal. O presidente nacional do DEM, Agripino Maia, desconversou, mas o chefe do Executivo soteropolitano não recuou sobre a afirmação. ACM Neto, além de conseguir a almejada proximidade com o governo federal, levaria também um número considerável de apoiadores, que ampliariam – mesmo que temporariamente – a base de Dilma. O PMDB, com apoio de eventuais emigrantes do DEM, conseguiria então um número de deputados maior que o PT e não precisaria de maiores desgastes para controlar a Câmara. 

Brasil registra 789 casos de chikungunya; Bahia tem maioria dos casos, diz MS

Brasil registra 789 casos de chikungunya; Bahia tem maioria dos casos, diz MS
Foto: Reprodução
O último balanço da chikungunya no país registrou 789 casos de febre no país, a maioria transmitida na Bahia. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo Ministério da Saúde (MS), outros dois estados registraram casos, Amapá e Minas Gerais. Na Bahia, foram contados 371 casos em Feira de Santana, 82 em Riachão do Jacuípe, dois em Salvador, um em Alagoinha, um em Cachoeira e um em Amélia Rodrigues. Em Oiapoque (AP) foram registrados 330 casos. Também foi registrado um caso em Matozinhos (MG), além de 39 pessoas que tiveram o diagnóstico da doença, mas foram contaminadas fora do país. Nos casos de chikungunya, o paciente não precisa ser internado. Ele é tratado em casa, com remédios para aliviar dores e febre, conforme recomendação médica. Para evitar a transmissão do vírus, é fundamental que as pessoas reforcem as ações de eliminação dos criadouros dos mosquitos. As medidas são as mesmas para o controle da dengue.

Anac vai autorizar uso de aparelhos eletrônicos durante todo o voo

Anac vai autorizar uso de aparelhos eletrônicos durante todo o voo
Foto: Lucas Jackson / Reuters
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai autorizar até o final do ano o uso de equipamentos eletrônicos a bordo, desde que em "modo avião", em todas as fases do voo. O modo limita a transmissão de sinal e a conexão à internet. A nova norma será publicada nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial da União. Os passageiros atualmente precisam desligar os aparelhos durante a decolagem e pouso. Os equipamentos são liberados para ser reativados assim que a aeronave atinge 3.048 metros ou 10 mil pés. Outra novidade é a autorização para que os passageiros possam usar o celular logo após o pouso. De acordo com a regra vigente, o telefone tem de ser mantido desligado até o avião parar. Informações da Folha.

ANIVERSARIANTES DO DIA 30 DE OUTUBRO DE 2014

LEILANE  SILVA

MARCOS  PAULO

CRISLANE  SANTOS

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares