sábado, 17 de dezembro de 2011

LAURO DE FREITAS GANHA PISCINA SEMI-OLIMPICA


A prefeitura de Lauro de Freitas firmou convênio, nesta sexta-feira (16), com a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), para construção de piscina semi-olímpica em Itinga. De acordo com o superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato, o Bobô, o equipamento ajudará a formar atletas de natação além de ser mais um espaço público de lazer. Aulas de hidroginástica contribuirão com a saúde e bem estar dos idosos. “É um pleito da prefeita que se justifica porque Lauro de Freitas é uma cidade que investe muito em esportes e está em franco crescimento”. A piscina será construída próximo ao colégio municipal 2 de Julho.
O Governo do Estado vai arcar com 90% dos custos da piscina que deverá ficar pronta em seis meses. “Vamos promover campeonatos e prestar orientação para dar vida ao equipamento” – salientou a prefeita, Moema Gramacho. Para ela, a natação ainda é um esporte restrito às elites e a primeira piscina totalmente pública no município representa “forma de inclusão e investimento na qualidade de vida da população”. A natação, ainda segundo Moema, “interfere positivamente na saúde física e mental dos praticantes”.  
A prefeita também anunciou construção de piscina infantil na escola do Caic e outra em Areia Branca, que estarão prontas ainda no próximo semestre.

PESCADORES ACIDENTADOS ONTEM EM BURAQUINHO PASSAM BEM


Os quatro pescadores lançados ao mar ontem após embarcação virar e afundar próximo à barra do rio Joanes, em Buraquinho, passam bem. O mais idoso, João Brandão, de 64 anos, foi atingido pelo casco do jangabarco (jangada de fibra com motor de centro) e teve cortes no joelho e no tornozelo. Apesar do mar forte e a proximidade dos arrecifes, os outros saíram ilesos. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), quando os pescadores voltavam para a colônia. “A maré era alta e vazante. O vento nordeste estava muito forte. Quando bateu o noroeste, as ondas levantaram” – contou o presidente da Associação de Pescadores de Buraquinho, Jonas Tomás dos Santos, popularmente conhecido como Touro.
O pescador que estava no leme, João Bonfim, 60 anos, disse que o acidente ocorreu porque na entrada da barra as embarcações enfrentam as ondas lateralmente. “O mar começou a crescer e o vento a apertar. Quando tirei da pedra, o pessoal gritou: ó o mar. Aí já veio a onda. Quando a outra rasgou já foi por cima”. Apesar do perigo que enfrentou, ele disse que sua grande preocupação foi com o colega ferido, por ser hipertenso e diabético. “Ele segurou na bóia de salvatagem e meu compadre conseguiu puxar ele para a praia”. Um dos pescadores conseguiu ajuda fazendo sinal com remo, que foi visto na colônia. Na ânsia de salvá-los, um pescador se jogou ao mar e precisou de ajuda para não ser levado pela correnteza.
A jangada foi recuperada, mas os danos devem ultrapassar R$ 3 mil. Ela é uma das quatro doadas há seis anos pela Secretaria de Combate a Pobreza e às Desigualdades Sociais (SECOMP), por meio do programa Boa Pesca, à Associação. De acordo com Touro, já houve duas mortes na barra em acidentes parecidos. Assim como Bonfim, ele acredita que a forma de garantir segurança para os pescadores é abrindo uma passagem nos arrecifes, que evitará trajeto de cerca de 600 metros paralelo às ondas. João Bonfim lembra que, há quatro décadas, a “boca” da barra era mais ao norte e a saída ao mar podia ser feito “cortando” as ondas com a proa das embarcações.

Fábio Saci chega ao Juazeirense e promete: “Vou fazer gols no Bahia e no Vitória”

Fábio Saci chega ao Juazeirense e promete: “Vou fazer gols no Bahia e no Vitória”
Foto: Glauber Guerra / Bahia Notícias
Uma das principais contratações do Juazeirense para a temporada 2012, o atacante Fábio Saci chegou otimista ao seu novo clube. Recuperado de uma lesão, que o impediu de ter uma sequência de jogos neste ano pelo Anopolina-GO, o jogador garante que está recuperado e promete infernizar a dupla BA-VI no Campeonato Baiano. Saiba mais detalhes na Coluna Esportes.

Lula Maciel segue com agenda cheia durante o recesso da Câmara‏




Festas e formaturas marcam a agenda do vereador Lula Maciel (PT / Lauro de Freitas) durante os dias que antecedem o Natal. Dentre as diversas atividades o parlamentar participou, na quarta-feira (14/12), em atendimento ao convite da Associação dos Artesãos de Lauro de Freitas, da confraternização de fim de ano, realizada na sede da entidade. O grupo de artesão existe há 20 anos. A Associação foi fundada em 2006 e conta com 35 artesãos que confeccionam variados produtos, utilizando matéria prima local além de material reciclado e descarte de indústria, comércio e serviços. Representa, portanto, a rica diversidade cultural da região.Na terça (13/12) o vereador prestigiou solenidade do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) de Lauro de Freitas, quando 315 crianças das escolas do Centro receberam certificados do Proerd, sob a coordenação da 52ª CIPM. O município de Lauro de Freitas realiza a ação desde 2008, sendo um dos municípios que mais tem capacitado jovens em todo o estado. O evento foi realizado na quadra coberta do colégio Fênix e a escolha do local deixou o vereador Lula ainda mais contente, uma vez que a quadra é fruto da sua conquista, através de emenda da bancada federal do PT.
 Ainda no dia 13, Lula seguiu para a Unime, onde participou da cerimônia de entrega dos Certificados de Conclusão do Curso de Manutenção de Computadores e Qualificação Pessoal e Social, ministrado pela Usina Digital / Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) - Bahia. Durante a tarde participou também da confraternização dos servidores públicos de Lauro de Freitas no Clube de Vilas.Nesta sexta-feira (19/12), Lula estará reunido com a prefeita Moema Gramacho, quando tratarão do andamento de questões relacionadas a proposições de autoria do vereador. Dentre elas, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFET-BA), a ser construído em Itinga em uma área de 7.000 m² e que abrigará um campus com ginásio. A iniciativa deverá beneficiar 1.200 alunos através de cursos técnicos, superiores e de extensão voltados à área de tecnologia e engenharia.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares