quarta-feira, 16 de maio de 2012

Evangeliza Lauro de Freitas

Hoje é comemorado o Dia do Gari



No Brasil, os garis são os profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas. Em Portugal, eram conhecidos como almeida, em homenagem a um cidadão com Almeida no nome que foi diretor geral da limpeza urbana da capital portuguesa. O nome gari também é uma homenagem a uma pessoa que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro - o francês Aleixo Gary.
O empresário Aleixo Gary assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. O serviço incluía remoção de lixo das casas e praias e posterior transporte para a Ilha de Sapucaia, onde hoje fica o bairro Caju. Ele permaneceu no cargo até o vencimento do contrato, em1891. Em seu lugar, entrou o primo Luciano Gary. A empresa foi extinta um ano depois, sendo criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços deixavam a desejar. Em 1906, a superintendência tinha 1.084 animais, número insuficiente para carregar as 560 toneladas de lixo da cidade. Assim, da tração animal passou-se à tração mecânica, e depois ao uso do caminhão. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

PARABÉNS PARA OS GARIS DE LAURO DE FREITAS




Agricultor baiano colhe mandioca com quase dois metros



O agricultor baiano João Rodrigues Santos está famoso no distrito de Baixão de Inhobim, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Ele colheu em sua propriedade uma mandioca de quase dois metros de comprimento. “É maior do que o normal”, disse o agricultor. “É de admirar uma mandioca desse tamanho”, contou uma vizinha. Um outro vizinho diz que tem mais de 40 anos que ele trabalha na roça, mas nunca viu uma mandioca deste tamanho.
O agricultor colheu a mandioca gigante com apenas um ano e meio e se esperasse até os dois anos ela poderia ser ainda maior. Segundo os moradores, a estiagem não atingiu tão forte a localidade como em outros pontos do município. “O mistério é o seguinte: A terra tem que ser boa, bem preparada e adubada para crescer”, revela o agricultor. “Eu ganho a vida com a mandioca grande”, completa. 

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares