quinta-feira, 12 de junho de 2014

Palmas, selfies e ‘alívio’ marcam primeira viagem de usuários do metrô na Lapa

por Francis Juliano
Palmas, selfies e ‘alívio’ marcam primeira viagem de usuários do metrô na Lapa
Foto: Francis Juliano / Bahia Notícias
Quando os quatro vagões chegaram à Estação da Lapa, o público resolveu dar um desconto para o metrô e lançou palmas para a locomotiva, com um misto de alívio e pilhéria. Depois do longo chá de cadeira de 14 anos, quem se sentiu o São Thomé, ao só acreditar vendo, ainda esperou quase uma hora e meia para poder entrar no trem. Antes, a CCR Metrô Bahia, concessionária que administrará o modal por 30 anos, havia prometido a primeira viagem às 12h. No trajeto que saiu da Lapa até o Acesso Norte (Rótula do Abacaxi), as pessoas aproveitaram para brincar com a ocasião. Além de muita zoada, a moda dos selfies fez sucesso entre os usuários. Foi o caso do alagoano, mas “baiano de coração”, Petrúcio Pinheiro, de 72 anos, morador do Centro. “Tomara que isso seja bom mesmo. Depois de esperar tantos anos, esse metrô tinha que sair, não é?”, interrogou ao BN, enquanto pedia ao repórter que registrasse sua imagem para não perder o momento “histórico”. Nos carros do modal, que comportam de 250 a 300 pessoas cada, os aposentados marcaram presença e aproveitaram para soltar o grito de alívio e de desconfiança. “Se esse negócio está funcionando agora é porque podia funcionar muito bem lá atrás”, disse Zózimo Souza, enquanto saia pela porta de um vagão na Estação do Campo da Pólvora e voltava a entrar por outra, como se imaginasse que a viagem tivesse sido encerrada. A poucos metros de Zózimo, seu Leur Moreira, de 86 anos, dava uma risada cansada de quem chegou às dez da manhã e só foi entrar no trem no início da tarde. “Agora está bom” disse. Ele, que mora em Plataforma, contou que vai aproveitar o modal quando der umas voltas pelo centro.


Houve também quem trouxesse os descendentes para 
registrar
 o fato. “Ao contrário do meu filho mais velho, que tem 14 anos, esse aqui de dois teve sorte”, conta Jucimara Sena, ao se referir ao filho Ronei, que viajou no colo. Na velocidade de 40 km/h (a previsão é que andem a 80 km/h quanto terminar a operação assistida em setembro), os trilhos chegaram até o final do percurso em 14 minutos e 12 segundos. Em setembro, a CCR promete alcançar o Acesso Norte em 10 minutos e Pirajá, em abril do ano que vem, em 17 minutos. É ver para crer. 

Estudo revela que deixar celular no bolso pode deixar homem estéril



Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Exeter, na Inglaterra, revelou que celulares podem ter um impacto significativo sobre a fertilidade do homem. Aqueles que mantêm um telefone no bolso da caça poderiam estar se expondo à radiação que pode ocasionar na redução da chance do homem se tornar um pai. A maioria dos homens tem 50 a 85 por cento de espermatozoides com movimento normal. Os pesquisadores descobriram que esta proporção caiu a uma média de 8%, quando houve a exposição dessa região aos telefones móveis. Segundo o site Jornal da Ciência, a equipe que liderada pela Dra. Fiona Mathews, da Universidade, revelou que 14% dos casais em países ricos têm dificuldade em gerar um filho. A análise dos resultados foi feita em 10 países diferentes e envolveu 1.492 homens. A pesquisa ainda alertou que aparelhos portáteis podem ser combinados com a radiação de internet wi-fi e de outras tecnologias, afetando as taxas de fertilidade que estão cada vez mais baixas a nível mundial. Com o costume, a sua qualidade pode ser afetada de três maneiras diferentes: na viabilidade, ou quanto do esperma é saudável; motilidade, ou quão bem ele se move em uma única direção; e concentração de espermatozoides no sêmen. (Ibahia)

Padre é suspenso por dar uma bênção na casa de um casal gay em Goiás

O padre César Garcia, de 53 anos, de Goiânia, foi afastado de suas funções religiosas - suspensão de ordem - pelo arcebispo da cidade, dom Washington Cruz, por ter dado uma benção na residência do casal homossexual Léo Romano, de 43 anos, e Marcelo Trento, de 38, no dia 20 de maio. O padre foi comunicado na terça-feira pelo bispo de sua decisão. Em entrevista ao GLOBO na manhã desta quarta-feira, o padre Garcia contou que não estimulou a união homoafetiva e nem simulou o casamento entre o casal, que já está junto há onze anos. Já Léo Romano e Marcelo Trento defendem a atitude do religioso. A Arquidiocese de Goiânia confirmou o afastamento, mas diz que ele é "temporário" e que vai apurar o ocorrido. O padre César Garcia disse que fez uma celebração da palavra, como uma forma de abençoar a nova casa do casal. O religioso, que não vestia qualquer paramento e usava roupa comum na ocasião, classificou a atitude de dom Washington Cruz como uma truculência, diz que não feriu qualquer lei canônica e que comunicou previamente ao bispo que compareceria nesta celebração. (O Globo)

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares