quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ONU aprova ‘Década do Afrodescendente’ a partir de 2013


ONU aprova ‘Década do Afrodescendente’ a partir de 2013
A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução contra o racismo e a discriminação racial e propôs que o período de 2013 a 2022 seja declarado como a Década do Afrodescendente. O documento ainda precisa ser ratificado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas para que a década seja oficialmente proclamada. A Resolução contra o Racismo e a Discriminação Racial foi aprovada no final de novembro e solicita que o presidente da Assembleia-Geral abra processo preparatório informal de consultas intergovernamentais para à proclamação da década, cujo título é Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento. A resolução também recomenda aos 192 países-membros diretrizes políticas para atender às demandas da população negra no mundo. A ideia da década surgiu dos movimentos sociais negros e se intensificou depois da Cúpula Ibero-americana de Alto Nível em Comemoração ao Ano Internacional dos Afrodescendentes, em Salvador, no final de 2011. O Brasil é o país do mundo com o maior número de afrodescendentes, 100 milhões de pessoas, segundo o Censo 2010. A expectativa é que a proclamação da Década Afrodescendente contribua para a criação de um fórum permanente sobre essa população e que seja criada uma Declaração Universal dos Direitos dos Povos Afrodescendentes. 

China e África do Sul suspendem importações de carne brasileira


China e África do Sul suspendem importações de carne brasileira
Os governos da China e da África do Sul decidiram suspender as importações de carne bovina brasileira. O Ministério da Agricultura confirmou ao jornal Folha de São Paulo ter recebido, nesta quinta-feira (13), notificações oficiais dos dois países sobre o assunto. Os documentos alertam o governo brasileiro sobre o embargo temporário à carne bovina do país e pedem mais esclarecimentos sobre a identificação do agente causador do mal da vaca louca num animal morto no Paraná em dezembro de 2010. O episódio, anunciado pelo governo brasileiro na sexta-feira (7), provocou a suspensão de importação de carne bovina do país pelo Japão. A Rússia, principal comprador da carne brasileira, e o Irã também ameaçam barrar a entrada do produto. Os pecuaristas venezuelanos também querem a suspensão temporária da importação de carne bovina congelada e de animais vivos do Brasil. Foi a primeira vez que o Brasil registrou a presença do agente causador do mal da vaca louca. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) decidiu, contudo, manter a classificação do país como de risco insignificante para a doença. Segundo o ministro, o consumidor brasileiro não corre o risco de contaminação ao ingerir carne bovina. Todos os animais da propriedade envolvida no episódio foram mortos e todos os exames feitos nos últimos anos deram negativo para a vaca louca.

Oito operadoras de cartões são condenadas por cobranças abusivas


Oito operadoras de cartões são condenadas por cobranças abusivas
Foto: Reprodução
A Credicard, Itaucard, Banco do Brasil e Bradesco estão entre as operadoras de cartões de crédito condenadas, pela 30ª Vara da Justiça Federal, por cobranças indevidas aos consumidores. As empresas terão de devolver, em dobro, os valores cobrados a mais, além de compensar os usuários por danos morais e materiais. Leia mais na coluna Mercado.

Dez vezes mais rápida do que 3G, internet 4G deve chegar a Salvador em abril


Dez vezes mais rápida do que 3G, internet 4G deve chegar a Salvador em abril
A operadora Claro começou a comercializar, nesta quinta-feira (13), os planos de telefonia 4G em Recife e prometeu lançar o serviço em Salvador, e outras quatro capitais, até abril.  Leia mais na coluna Mercado. 

MORRE O JORNALISTA E COORDENADOR DO CINE TEATRO DE LAURO DE FREITAS HAMILTON VIEIRA



Faleceu na madrugada desta quinta-feira (13), no Hospital Haristides Maltez, o jornalista e coordenador do Cine Teatro de Lauro de Freitas HAMILTON VIEIRA. A cultura de Lauro de Freitas está em luto pela perda de um ser humano formidável.

O sepultamento será no Cemitério Campo Santo ás 15h. Momento em que a sua família e seus amigos vão fazer as últimas homenagens.


Hamilton Vieira
(Biografia)

Nascido no bairro da Fazenda Garcia, em 19 de julho, há algumas décadas. Filho da dona de casa Maria da Glória Vieira e de Romualdo de Jesus Vieira, sapateiro e funcionário público da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, ambos falecidos. Concluiu o curso primário na Escola Úrsula Catharino (Avenida Sete de Setembro); ginasial, no Colégio Estadual Edgard Santos (Fazenda Garcia). Em 1982, graduou-se em Comunicação pela Escola de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (atualmente FACOM) é especialista em Educação e Desigualdades Raciais, pelo CEAFRO, instituição do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Ufba. Trabalhou nas redações dos jornais A Tarde, Tribuna da Bahia e Correio da Bahia, geralmente nos Cadernos de Cultura. Desde 2007 é coordenador do Centro de Cultura de Lauro de Freitas, órgão da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), pertencente a Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult). Foi o primeiro jornalista baiano a escrever longas reportagens, principalmente sobre cultura negra, a exemplo da Terça da Benção; história e importância dos blocos afros da Bahia; sambões juninos. No começo da década de 1980, escreveu artigos sobre a cultura baiana para a Revista Viver Bahia; para o Cadernos do CEAS (publicação dos padres jesuítas) e também para publicações do CEAO.  Desde 1996 reside no município de Lauro de Freitas, onde trabalhou na Sede de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED), foi um dos criadores do Projeto para a Capacitação dos Professores do município para trabalhar com conteúdos da Lei 10.693/03, que obriga as escolas da rede pública e privada trabalhar com temas ligados as culturas e história dos afro-brasileiros, africanos e indígenas. Atualmente sou também professor do MARV Pré-vestibular (Movimento de Apoio e Respeito à Vida), ONG de Lauro de Freitas. No Marv ensino a disciplina Cidadania e Atualidades. Pretendo voltar a estudar para fazer mestrado na área da Educação ou Antropologia. “ Sou uma pessoa espiritualista. Tudo que faço para mim é uma missão. Optei por estudar jornalismo, por acreditar que poderia denunciar situações injustas e contribuir para acabar com o processo de exclusão e marginalização dos negros na imprensa e outros grupos marginalizados como homossexuais, mulheres e outros. Ate os anos de 1970, os negros, em geral, apareciam mais nas páginas dos jornais e noticiários televisivos como marginais. Felizmente isso é coisa do passado. Acredito também na educação e na cultura, como elementos de transformação das sociedades. Um povo que tem acesso a educação e a cultura têm elementos para serem mais sensíveis e humanizados. E isso contribui para a criação de uma cultura de paz, que o mundo precisa”.

DEU NO CAFÉ COM NOTICIAS - “MEMÓRIA IN MEMORIAM”


Tendo em vista mais um falecimento de um dos nativos mais antigos de Santo Amaro do Ipitanga e extremamente significativo pela herança cultural nos deixada, O Café Com Notícias amplia sua comunicação virtual com os seus leitores através da Série: Patrimônio Cultural – Memórias em Apuros: postando para a posteridade? Este novo conceito virtual do noticiário inaugura e visa difundir a importância de pessoas como Seu Candinho (in memoriam), assim como de outros conterrâneos jaz Santamarenses. Mas, para além deste (re) conhecimento chamar a atenção de quem compete à devida importância e valorização de tais pessoas ainda presentes. Elas constituem um legado cultural vastíssimo e excepcional, ímpar, singular. São verdadeiras jóias raras do nosso Patrimônio Cultural Material e Imaterial.

Lauro de Freitas – BA, 30 de novembro de 2012
A tarde linda caía e, com ela ia. Ia ao Cemitério de Portão uma pequena multidão, entre parentes, amigos e conterrâneos darem seu último adeus a um dos filhos mais antigos e queridos de Santo Amaro de Ipitanga – Cândido Viterbo de Santa Rosa, ou como popularmente era conhecido: “Seu Candinho”.
                                                                     Foto: Lília Sousa (arquivo particular)

Aos 99 anos, Seu Candinho foi testemunha da passagem do tempo nesta cidade. Nasceu em 1913, quando tudo por aqui eram naturalmente “lindas ruas nuas”. Ruas que andou, atravessou, passou, memorizou. Em quase um século de vida, acompanhou as muitas mudanças ocorridas desde então: o crescimento populacional, as transformações geográficas, sociais, econômicas, políticas e culturais, redesenhando tudo ao seu redor. “Memória Viva”, contava muitas histórias do seu cotidiano e das pessoas o que denota o muito do imaginário social das épocas e da região.
Ao ver, registrar e falar tudo que viveu para muitos, Seu Candinho postou um acervo cultural intangível para o povo Ipitanguense, e que, provavelmente deverá ser de alguma forma in memoriam lembrada.
Infelizmente, é mesmo assim que as coisas ainda acontecem. O significado, o valor e a excepcionalidade de uma pessoa como o “Seu Candinho” entre outras que por aqui jaz, é parte de um processo resistente de (des) conhecimento e (re) conhecimento do que é um Patrimônio Cultural. A discussão está em pauta, em uso, mais muito aquém do que deveria vigorar. Medidas de salvaguarda a serem devidamente adotadas em relação a tais peculiaridades populares como o Seu Candinho, estão, ainda, para muitos dirigentes no poder, na fronteira de uma linha tênue de prioridades entre o bem público e particular. Enquanto isso… “memórias in memórias” como a então recente do Seu Candinho e de outros como Maria das Dores Conceição – a Maria de Marombá, Antônio Pereira dos Santos apelidado popularmente como Antônio do Caranguejo, Dona Popó – primeira mulher vereadora do município, Senhor Totinha, Senhor Damião e Raimundo Nonato conhecido como Raimundo Bankoma.
Histórias do Seu Candinho
Um pé de quê? Seu Candinho em entrevista ao Blog do Bambolê disse que o TAMARINEIRO era a árvore mais velha da cidade. Segundo ele, quando era criança encontrou a árvore já bem grande e antiga e muita gente vendia os frutos da mesma no bairro das Sete Portas em Salvador.
Uma das poucas homenagens recebida em vida veio da publicação particular da autoria de Terezinha da Glória O. Magalhães: Jerônimo Gombé & Santo Amaro de Ipitanga, 2007.

 
Amavelmente, a escritora desta História Popular, logo de início rende agradecimentos especiais a Seu Candinho – sobrinho de Chiquinha  Britto sua mãe e a outros Santamarenses presentes e aos já ausentes. No capítulo V, da referida obra, quando a autora explana suas memórias sobre a aviação Latécoère – Aéropostale – Air France, narra brevemente, que, Seu Candinho, naquele tempo quando os aviões atolavam,  este tinha 20 anos. Estava na praça, em casa ou jogando bola, vinha alguém chamá-lo e a outros amigos, para desatolá-los. Cada um destes ganhavam 5 mil réis por cada avião desatolado. Candinho e alguns amigos, pegavam na cauda dos aviões e puxavam-nos para desatolá-los. Os aviões eram leves, pois só tinham um motor. Houve uma noite, que Cândido e seus amigos levaram um avião quebrado, sem o restante da cauda, em cima de um caminhão para as Docas em Salvador, deixaram este no Quarto Armazém das Docas, para embarcar num navio.


Em depoimento ao Café Com Notícias a Primeira Secretária da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas Márcia Tude expressou seus sentimentos em relação à perda de um dos prováveis nativos mais antigos da cidade                    
“O falecimento de um ente querido é sempre doloroso, no entanto,       quando a morte chega para um mestre do saber como Seu Candinho, uma    pessoa que nasceu em Santo Amaro de Ipitanga em 1913 e que, portanto completaria 100 anos no ano que vem, questionamos sobre o que vem sendo feito em termos de cuidado com o nosso patrimônio imaterial.     Citações em revistas, livros e peças publicitárias? Homenagens com entregas de certificados em Instituições? Insuficiente demais para a carga de informações que foram perdidas com a sua partida, fundamentais para subsidiar possíveis ações contempladas pela emenda à lei orgânica número 06 de novembro de 2009, especialmente no parágrafo único do artigo primeiro, o qual informa que o Município adotará medidas de preservação dos bens imateriais, contemplando os nossos modos de criar, fazer e viver. Inúmeros exemplos de preservação dos saberes de uma cultura estão espalhados em excelentes projetos pelo Brasil inteiro que poderiam ter sido, ao menos, observados. Perdemos um ser humano rico de um saber identitário, incalculável”, desabafa Márcia Tude.
Patrimônio Cultural – Saiba mais!
“Pessoas são o mais importante do Patrimônio Cultural”, diz: Salma Saddi superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Portanto, com um novo outro olhar, devemos compreender que o Patrimônio Cultural Brasileiro não deve ser entendido em sua maioria simplesmente como às edificações ou objetos, mas também as almas dessas casas, coisas e lugares que são as pessoas. São elas que constroem a história e que sabem de uma forma ou de outra preservar e passar pelo tempo que lhe é permitido anos de cultura.
Enfim, o Café Com Notícias, discute diante de tantas inquietações a respeito do diverso Patrimônio Cultural que a nossa cidade açambarca as perspectivas objetivas das esferas governamentais: Municipal, Estadual e Federal em relação à aplicação dos princípios de Proteção Legal e da Educação Patrimonial dos seus bens, sejam de ordem material ou imaterial. Reflete ainda qual o papel que cada um de nós como cidadãos devemos exercer nesta sociedade considerando como primeiros passos o planejamento e o desenvolvimento de uma proposta efetiva em relação a tais demandas.

Exclusivo da Redação do Café Com Notícias.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares