sexta-feira, 30 de maio de 2014

Protesto contra a Copa termina em confronto e flechada de índio em policial no DF

Indígena atira flecha contra policial durante protesto em Brasília nesta terça-feira (27). (Foto: Lunae Parracho/Reuters)
Grupo de índios que participou de protesto em Brasília cercou policiais militares que estavam a cavalo
(Foto: Lunae Parracho/Reuters)
A 16 dias da abertura da Copa do Mundo, um protesto contra o mundial da Fifa terminou em confronto com a Polícia Militar na área central de Brasília, no fim da tarde e na noite desta terça-feira (27). Os manifestantes chegaram a fechar as seis faixas do Eixo Monumental, no sentido Torre de TV, o que gerou um grande congestionamento. Segundo a PM, cerca de 2,5 mil pessoas participaram da manifestação, entre as quais um grupo de 300 índios que desembarcou na capital federal para protestar contra mudanças nas regras de demarcação de terras indígenas.
Em meio ao protesto, um PM do pelotão de cavalaria foi atingido por uma flecha disparada por um indígena. O policial foi atendido pela ambulância do Samu e passa bem, segundo a corporação. Apesar de ter sido flagrado, o índio que disparou a flecha não foi preso, informou a  Polícia Militar.


Conforme a assessoria da Funai, desde 1988 os índios são responsáveis pelos seus atos e podem ser presos pela PM. A única restrição é com relação à prisão dentro de aldeia, que exige a presença da Polícia Federal, segundo a assessoria.

Imagem capta momento em que flecha atirada por indígena atinge perna de policial durante protesto em Brasília (Foto: Reprodução/TV Globo)
Imagem capta momento em que flecha atirada por
indígena atinge perna de policial durante protesto
em Brasília (Foto: Reprodução/TV Globo)
De acordo com o Conselho Indigenista de Missionários, dois índios também ficaram feridos com bombas de gás lacrimogêneo disparadas pelo Batalhão de Choque.
Em nota oficial, a Secretaria de Segurança Pública do DF, os policiais militares agiram “estritamente dentro do protocolo previsto em casos de manifestações”. A pasta disse que o ato foi contido no limite da área de visitação da Taça da Copa do Mundo e que preservou a integridade física dos participantes.


Ainda de acordo com a corporação, duas pessoas foram presas durante o tumulto: um homem por desacato à autoridade e outro por dano ao patrimônio.
Alvo dos manifestantes, o Estádio Nacional Mané Garrincha completou um ano no dia 18 de maio. A arena substituiu o antigo Mané Garrincha e vai receber sete partidas do Mundial, entre as quais o jogo entre Brasil e Camarões, no dia 23 de junho.
As obras do estádio, que custaram cerca de R$ 1,2 bilhão aos cofres do governo do Distrito Federal, estão sendo questionadas pelo Tribunal de Contas do DF por suspeitas de superfaturamento.

Moto da PM com flechas (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Moto da PM com flechas
(Foto: Polícia Militar/Divulgação)
G1

CONVITE DA C M P - AUDIÊNCIA PÚBLICA 2014

ANIVERSARIANTES DO DIA 30 DE MAIO DE 2014

ISRAEL VIEIRA

RENATA CARVALHO

MARCOS COELHO

RENATA CAMINHA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Em dias de jogos, seleções nacionais terão faixa exclusiva no trânsito da cidade

Em dias de jogos, seleções nacionais terão faixa exclusiva no trânsito da cidade
Foi regulamentada nesta quarta-feira (28), em portaria publicada no Diário Oficial do Município, o esquema de trânsito que será montado em Salvador para a Copa do Mundo 2014. Além do esquema que será montado entre os dias 6 de junho a 11 de julho no entorno da Arena Fonte Nova, a Avenida Bonocô sofrerá mudanças em dias de jogos  com a criação de uma faixa exclusiva para as seleções que disputarem as partidas na cidade. Segundo informações da coordenação de planejamento da Copa da Transalvador, essa faixa será executada da mesma forma em que foi idealizada na Copa das Confederações, com o lado esquerdo da avenida (sentido Arena) sendo fechada para o uso exclusivo das equipes. Além disso, cinco corredores foram estabelecidos para receber maior fluxo de pessoas e serão fiscalizados por agentes de trânsito.

Confiram quais são os corredores definidos pela Transalvador

- Aeroporto, avenidas Paralela, ACM, Bonocô, Arena Fonte Nova;

- Aeroporto, avenidas Paralela, ACM, Juracy Magalhães, Vasco da Gama, Arena Fonte Nova.

- Stela Maris,  Sereia de Itapuã, avenidas Octávio Mangabeira e Manoel Dias da Silva, Rua Oswaldo Cruz, Avenida Vasco da Gama, Arena Fonte Nova.

- Rio Vermelho, Avenida Garibaldi, Vale do Canela, Campo Grande, Avenida Sete de Setembro, Piedade, Avenida Joana Angélica, Arena Fonte Nova.

- Ondina, Farol da Barra, Porto da Barra, Ladeira da Barra, Corredor da Vitória, Campo Grande, Piedade, Avenida Joana Angélica, Arena Fonte Nova.

Pichação em capela de Licínio de Almeida chama Deus de ‘traveco’

Pichação em capela de Licínio de Almeida chama Deus de ‘traveco’
Foto: Wilker Porto/Brumado Agora
A Capela São José, localizada no bairro de Gerais, no município de Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia, tem, escritos em sua fachada, os dizeres “traveco Deus". De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (29) pela delegacia da cidade, as palavras foram pichadas por vândalos na madrugada do dia 23 de maio. O caso foi registrado na unidade por um padre e uma tesoureira do templo. A polícia ainda investiga a identidade dos autores do crime.  

Operários que trabalharam nas obras da Arena podem retirar ingressos para a Copa

Operários que trabalharam nas obras da Arena podem retirar ingressos para a Copa
Foto: Divulgação / Arena Fonte Nova
Os operários que trabalharam nas obras da Arena Fonte Nova terão direito a um ingresso para um dos jogos da primeira fase da competição realizados em Salvador. De acordo com a organização da Arena, os colaboradores poderão retirar os ingressos no próximo fim de semana, na bilheteria Norte (Ladeira Fonte das Pedras), entre as 8h e as 16h. Aqueles que têm nomes iniciados de A a I devem comparecer no próximo sábado (31), enquanto o restante pode realizar a retirada no domingo (1º). Os contemplados devem levar documento de identidade com foto e CPF para a retirada do ingresso e, caso não siga as condições, o bilhete será direcionado a outro operário. Mais de 5 mil ingressos serão distribuídos entre funcionários do consórcio construtor e de empresas terceirizadas, além dos integrantes de OAS e Odebrecht.

Prefeitura confirma Fan Fest no Farol da Barra; evento começa dia 12

por Juliana Almirante
Prefeitura confirma Fan Fest no Farol da Barra; evento começa dia 12
Foto: Divulgação
A realização da Fan Fest de Salvador foi confirmada pelo prefeito ACM Neto, nesta quinta-feira (29), com a ratificação de que o Município custeará apenas as despesas relativas aos serviços públicos para ocorrência do evento. A medida atende à recomendação do Ministério Público e da Justiça, que determinou à prefeitura que não usasse recursos próprios para promover a celebração exigida pela Fifa para todas as cidades-sede da Copa do Mundo. O custo com palco, iluminação, telão e pagamento de cachê para as atrações ficará por conta da federação e de seus patrocinadores, conforme a administração municipal. “Depois de muita negociação, chegamos a um modelo que atende à orientação do Ministério Público, do Poder Judiciário, assim como a uma premissa nossa, mesmo antes de o MP se pronunciar, de não colocar recursos públicos na montagem e nas atrações do evento”, disse o prefeito. A Fan Fest será realizada nos dias de partidas que acontecerão na Arena Fonte Nova, jogos da seleção brasileira, semifinais e final. No máximo, a festa irá durar 16 dias. O evento será aberto no dia 12 de junho, para a estreia do Mundial, quando Brasil e Croácia se enfrentam em São Paulo. Na primeira fase, a capital baiana receberá quatro disputas esportivas: Espanha x Holanda (13), Portugal x Alemanha (16), França x Suíça (20) e Bósnia x Irã (25). Duas outras partidas estão marcadas para acontecer na cidade, respectivamente nos dias 1º e 5 de julho (oitavas e quartas-de-final). 

Ronaldo diz para 'baixar o cacete' em vândalos de protestos



Membro do Comitê Organizador Local (COL), o ex-jogador Ronaldo participou nesta quinta-feira de uma sabatina promovida pelo jornal "Folha de S. Paulo", na qual conversou sobre diversos assuntos. Dentre eles, falou sobre Copa do Mundo, protestos e afirmou que é preciso "baixar o cacete" nos vândalos. O Fenômeno se refere aos confrontos que têm acontecido em manifestações pelo país, desde junho do ano passado, quando a população de várias cidades foi às ruas. Em muitas ocasiões, policiais e manifestantes entraram em choque, resultando em muitos feridos e depredações. - Sobre os vândalos, acho que tem que baixar o cacete neles, tirá-los da rua, prendê-los.

Salvador: Operário morre após sofrer acidente em obra do metrô



Um homem morreu na noite desta quinta-feira (29), por volta das 18h, após sofrer um acidente nas obras do metrô de Salvador, próximo no Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi. De acordo com a Central de Polícia, a vitima não foi identificada e teria tomado um choque ao pegar em um cabo de aço. A assessoria da Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), empresa responsável pela obra, confirmou a morte do operário e disse que irá investigar as causas do acidente. Um outro operário que registrou o momento do acidente foi encaminhado para o a 11ª delegacia (Tancredo Neves) para prestar depoimentos. A previsão é de que o metrô comece a funcionar a partir do dia 11 de junho em operação assistida, com linha expressa saindo da estação Acesso Norte, nas proximidades da Rótula do Abacaxi, chegando à estação do Campo da Pólvora. Segundo o Governo do Estado, o equipamento será utilizado para transportar torcedores que estejam portando ingressos em dias de jogos na Arena Fonte Nova.

Vôlei: Brasil bate a Polônia e vence a primeira na Liga Mundial masculina



O Brasil deu fim ao drama vivido na Liga Mundial masculina de vôlei. Com atuação de gala do reserva Lipe a equipe de Bernardinho derrotou a Polônia por 3 sets a 0 em 1h22 de jogo, em Maringá. Com parciais de 25-23, 29-27 e 25-19, a equipe brasileira conseguiu a primeira vitória após dois graves tropeços contra a Itália na última semana. O resultado impediu que o time emplacasse o pior início numa temporada do torneio desde a chegada do treinador, em 2001. A partida do Grupo A começou com o começo negativo da seleção brasileira. O ponteiro Lipe acabou sendo o destaque do jogo ao marcar 16 pontos. O atleta entrou no duelo para substituir Murilo ainda no primeiro set, quando a equipe estava em desvantagem no placar. Com um bom desempenho nos saques, o jogador entrou em quadra com a missão de contagiar os companheiros e teve o objetivo alcançado. No set seguinte, a Polônia voltou a largar na frente no placar, mas seguiu a virada mais uma vez. O set aparentemente mais disputado foi o terceiro, mas o time de Bernardinho acabou não tendo dificuldades para fechar a partida. Agora, Brasil e Polônia voltam a se enfrentar nesta sexta-feira, pela quarta rodada do Grupo A da Liga Mundial Masculina.

Bahia cochila no segundo tempo e perde para o Santos no Joia da Princesa



Mesmo com a força extra de mais de 16 mil torcedores no Joia da Princesa, o Bahia não conseguiu evitar a derrota para o Santos na noite dessa quinta-feira (29), em Feira de Santana. O Esquadrão começou melhor, jogou mais na primeira etapa, mas caiu de rendimento no segundo tempo e acabou dando espaço para o Santos vencer por 2 a 0, com o gols de Alan Santos e Lucas Lima. A derrota na oitava rodada foi a terceira do Tricolor no Brasileirão e a equipe chegou a quatro jogos sem vencer. O reflexo do tropeço na tabela de classificação também foi negativo. Com os mesmos oito pontos, o Bahia perdeu três posições com relação ao começo da rodada e segue para o próximo compromisso na 14ª posição, apenas um ponto à frente da zona do rebaixamento. O Santos chegou aos 11 pontos, subiu duas colocações na tabela e alcançou o 11º lugar, voltando a vencer depois de três jogos. O Esquadrão parte para o penúltimo jogo antes da parada para a Copa do Mundo e vai jogar fora de casa diante da Chapecoense, no domingo (1º), na Arena Condá. O duelo válido pela 9ª rodada da competição terá início às 16h. O Santos vai jogar a última partida antes do Mundial como mandante e recebe o Criciúma, também no domingo, às 18h30, no Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo.
  1. Série A - 8ª rodada
  2. Bahia x Santos
  3. Local: Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA)
  4. Data: 29/05/2014
  5. Árbitro: Wagner Reway (MT)
  6. Auxiliares: Paulo César Silva Faria e Fábio Rodrigo Rubinho (MT)
  7. Gols: Alan Santos e Lucas Lima (Santos)
  8. Cartões amarelos: Titi, Fahel, Guilherme Santos, Henrique (Bahia) / Cicinho, Alan Santos (Santos)
  9. Público: 16.842
  10.  
  11. Bahia:  Marcelo Lomba; Roniery, Demerson, Titi e Guilherme Santos; Fahel, Wilison Pittoni (Rafinha), William Barbio, Talisca e Maxi Biancucchi; Henrique (Erick/Jeam). Técnico:Marquinhos Santos. //// Santos: Aranha, Cicinho, Jubal, Neto (Bruno Uvini) e Zé Carlos; Arouca, Alan Santos (Renato), Lucas Lima e Jorge Eduardo; Diego Cardoso e Gabriel (Giva). Técnico: Oswaldo Oliveira

Vaga de Barbosa será preenchida por indicação de Dilma



A saída de Joaquim Barbosa do Supremo Tribunal Federal (STF) abrirá uma nova vaga a ser preenchida por uma indicação da presidente Dilma Rousseff. Será o quinto ministro da atual composição a ser escolhido por Dilma. Dois nomes são cotados: o atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams que, antes apontado como favorito, hoje correria por fora. O problema é que, desta vez, a indicação poderá coincidir com o período eleitoral, entre julho e outubro. Isso porque Barbosa deixa o tribunal no final de junho. O Congresso estará de recesso oficial em julho e no chamado "recesso branco" durante o período eleitoral, o que pode esvaziar a obrigatória sabatina a que os nomeados têm de passar pelo Senado. Nesse sentido, o componente eleitoral será um complicador para a escolha do nome. Se a indicação for feita no meio do processo eleitoral, o governo terá de encontrar um nome que não seja combatido pela oposição. Dilma pode retardar a indicação e fazê-la depois de outubro. Mas se perder as eleições, terá também de indicar um nome consensual.(Estadão Conteúdo)

Aplicativo que permite mensagens anônimas é lançado no Brasil



Foi lançado nesta quinta-feira (22), o Secret, aplicativo que permite aos usuários postar uma ou duas frases anônimas e receber comentários de outra pessoas. Aqueles que baixarem o Secret, pode configurá-lo para ver confissões apenas de gente que está por perto, por exemplo. O aplicativo que já foi lançado nos EUA, já foi bastante discutido sobre a moralidade desse de tipo de plataforma. O motivo seria de que as mensagens anônimas poderiam ser comentadas por qualquer outro usuários, o que, pode gerar ondas de boatos e opiniões negativas. Com o aplicativo a onda de boatos cresce. Foi a partir desta publicação que o divórcio da atriz Gwyneth Paltrow com o cantor Chris Martin, da banda Coldplay. Segundo um dos criadores do Secret, David Byttow, ele comentou que cada usuário tem seu próprio ponto de vista. E alguns deles vão externar publicamente o melhor lado do aplicativo. (Coluna TechTudo)

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares