domingo, 2 de agosto de 2015

Remédio que evita infecção por HIV pode ser distribuído gratuitamente a partir de 2016

Remédio que evita infecção por HIV pode ser distribuído gratuitamente a partir de 2016
O Truvada pode zerar risco de contágio em sexo sem proteção | Foto: Divulgação
A partir de 2016, o Truvada, medicamento de uso contínuo que praticamente elimina o risco de contaminação pelo vírus HIV durante sexo sem camisinha, pode entrar para a lista de remédios distribuídos gratuitamente pelo SUS. A droga já foi aprovada pela Anvisa, mas ainda não está à venda no Brasil.

Após 29 anos à frente do 'Criança Esperança', Renato Aragão está fora da atração

Após 29 anos à frente do 'Criança Esperança', Renato Aragão está fora da atração
'Didi' comanda projeto desde sua criação, em 1986 | Foto: Divulgação
Padrinho do "Criança Esperança" desde sua criação, em 1986, o apresentador Renato Aragão ficará de fora do comando da atração em 2015. No ano em que a iniciativa comemora 30 anos, a apresentação será capitaneada por Dira Paes, Lázaro Ramos, Leandra Leal e Flávio Canto e será realizada direto dos estúdios do Projac em um formato menor. Segundo informações do jornalista Fernando Oliveira, do jornal Folha de S. Paulo, o "Didi" fará pequenas participações no programa do lado do comentarista Walter Casagrande. Na edição deste ano, o "Criança Esperança", que vai ao ar dia 15 de agosto, deixará em segundo plano o show para focar no assistencialismo, real objetivo do projeto. Vale lembrar que nos últimos anos, Renato Aragão vem perdendo espaço na Globo e até perdeu seu programa infantil "As Aventuras do Didi", substituído pelo "Esquenta", de Regina Casé.

Vitória 1 X 1 América (MG). Série B. Gols de Marcelo Toscano e Rogério (...

Professores da Ufba decidem manter greve e pedem a reitor suspensão do semestre 2015.1

Professores da Ufba decidem manter greve e pedem a reitor suspensão do semestre 2015.1
Fotos: Divulgação/Comando de Greve
Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram em assembleia nesta sexta-feira (31), por unanimidade, manter a greve da categoria e ampliar o movimento. Na reunião, que teve a presença de 131 docentes, foi apresentada a situação da universidade diante dos cortes orçamentários, principalmente das verbas de custeio e capital destinado às unidades de ensino federais. A assembleia também decidiu não apresentar contraproposta na mesa de negociação com o Ministério do Planejamento, Gestão e Orçamento (MPOG).

Representantes dos grevistas também se reuniram nesta sexta com o reitor da Ufba, João Carlos Salles, para pedir a suspensão do semestre acadêmico 2015.1, além do fechamento do sistema para lançamento de notas e realização de matrículas. O Comando de Greve afirma em nota que a reitoria prometeu estudar a possibilidade e viabilidade da assembleia e apontou “que a aprovação da atipicidade do calendário acadêmico aprovado pelo CONSEPE já cumpre as preocupações emanadas pelos docentes”. Em relação ao lançamento de notas e realização de matrículas, a reitoria garantiu, segundo o Comando de Greve, a acionar o órgão interno responsável.

Laurofreitense vence nos 25km e conquista bi mundial em maratonas aquáticas


A baiana Ana Marcela Cunha está novamente no topo do mundo. Assim como havia acontecido em 2011, a brasileira conquistou neste sábado (01) a medalha de ouro na maratona de 25km do Mundial de esportes aquáticos que está sendo realizado em Kazan (Rússia). Foi a primeira prova em que o Brasil subiu ao topo do pódio na competição.


Na prova deste final de semana, a nadadora baiana completou a distância em 5h13min47s3. O segundo lugar ficou com a húngara Anna Olasz (a 26s1 da primeira colocada), com a alemã Angela Maurer completando o pódio (a 1min20s3 de Ana Marcela). Aurélie Muller (França) e Finnia Wunram (Alemanha) completaram as cinco primeiras posições. Outra brasileira na prova, Betina Lorscheitter abandonou. 


Informações da TV Burburinho
Fonte: UOL

Lauro de Freitas entre os municípios baianos com prioridade no combate das epidemias de dengue, chikungunya e zika

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Secretários da Saúde de municípios prioritários para a contenção das epidemias de dengue, chikungunya e zika participarão de uma reunião, na última quarta-feira (29), com técnicos da Superintendência de Vigilância à Saúde da Secretaria da Saúde e do Estado (Sesab). O encontro teve  o objetivo de definir estratégias a serem adotadas para contenção da tríplice epidemia, com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti. Estiveram presentes representantes  e equipes de vigilância epidemiológica dos municípios de Araci, Baixa Grande, Barra, Camacari, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, Ibicaraí, Ilhéus, Ipirá, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Pintadas, Porto Seguro, Riachão do Jacuípe, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Una e Várzea Do Poço.  Com informações do Bahia Notícias.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares