sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ano de 2015 terá 13 feriados na Bahia que podem ser prolongados

Ano de 2015 terá 13 feriados na Bahia que podem ser prolongados
Primeiro feriado do ano, Bom Jesus dos Navegantes cai na quinta | Foto: Aratu
O ano de 2015 contará com 13 feriados prolongados (conhecidos como feriadões). Apenas duas das 16 folgas previstas na Bahia irão cair no domingo (Páscoa e Proclamação da República). Já o São João cai em uma quarta-feira (24 de junho). O primeiro feriado do ano, o 1º de janeiro da Confraternização Universal (onde, na Bahia, também se comemora o dia do Bom Jesus dos Navegantes), irá cair na quinta-feira, o que pode ser transformado em um feriadão. O mesmo acontece com o corpus Christi (4 de junho) e Independência da Bahia (2 de julho). Já na sexta-feira, irão cair os feriados Sexta-feira da Paixão (3 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio) e Natal (25 de dezembro). Também podem ser tornar um feriado prolongado por caírem na segunda-feira as folgas de Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida ou Dia das Crianças (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).  Os feriados de Tiradentes (21 de abril) e Nossa Senhora de Conceição da Praia (8 de dezembro) caírão na terça-feira no próximo ano. Também entram na conta os feriados de de Carnaval e Quarta-feira de cinzas (17 e 18 de fevereiro).

Bahia começa a adotar nono dígito em número de celular em outubro de 2015

por Eduardo Rodrigues | Estadão Conteúdo
Bahia começa a adotar nono dígito em número de celular em outubro de 2015
Foto: Agência Brasil
Após os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mais cinco unidades da Federação adotarão o nono dígito nos números de celulares a partir do próximo domingo (2). Todas as linhas móveis do Pará (DDDs 91, 93 e 94), Amazonas (DDDs 92 e 97), Roraima (DDD 95), Amapá (DDD 96) e Maranhão (DDDs 98 e 99) acrescentarão o algarismo "9" antes nos números atuais. A mudança afeta 453 municípios, com cerca de 20 milhões de linhas habilitadas, e deve custar cerca de R$ 58 milhões para as operadoras. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), haverá um período de transição até o dia 11 de novembro, durante o qual as chamadas realizadas com oito dígitos ainda serão completadas. Depois desse prazo, os clientes que não discarem o nono dígito receberão mensagens de orientação até o dia 9 de fevereiro de 2015. Após essa fase, nenhuma chamada com oito dígitos será completada nessas regiões. "Pode haver alguma instabilidade no primeiro dia, mas, a partir daí, o sistema voltará ao normal, sem nenhum problema", garantiu o presidente da Anatel, João Rezende. Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte adotarão o nono dígito em 31 de maio de 2015. Minas Gerais, Bahia e Sergipe farão a mudança em 11 de outubro do próximo ano. Já as Unidades da Federação restantes da Região Norte e as todas as localizadas no Centro-Oeste e Sul devem fazer a migração até o fim de 2016. "Temos uma demanda aquecida por linhas de celulares em todo o País e novas aplicações máquina a máquina e de internet também exigem o aumento da numeração. Acrescentar o nono dígito aumenta de 30 milhões para cerca de 100 milhões a quantidade de números em cada código de acesso (DDD)", afirmou o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Marconi Maya. "Apenas o Estado de São Paulo já se aproximava desse limite, mas já estamos padronizando todo o país", completou.

Vacinação contra pólio e sarampo tem início em 8 de novembro

Vacinação contra pólio e sarampo tem início em 8 de novembro
Foto: José Cruz / Agência Brasil
A campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo será iniciada no próximo dia 8 com encerramento em 28 de novembro. Segundo anúncio do Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (30), os sábados 8 e 22 serão os dias de mobilização nacional, quando postos de todo país ficam abertos para intensificar a campanha. No combate à poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. A previsão é que mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país sejam vacinadas. Serão distribuídas 17,8 milhões de doses orais (vacina em gotas). Para crianças acima de 6 meses com vacinação atrasada, o ministério, no entanto, recomenda a vacina injetável. Na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos, com previsão de vacinação de 10,9 milhões de crianças. Para o sarampo, serão distribuídas 12,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola. Ainda de acordo com o ministério, a campanha, considerada de seguimento, é realizada a cada cinco anos. Nos estados do Ceará e Pernambuco, a ação foi antecipada neste ano em razão de casos identificados em 2013 e 2014. Informações da Agência Brasil.

Mulher é estuprada após ter carro roubado no Salvador Norte Shopping

Mulher é estuprada após ter carro roubado no Salvador Norte Shopping
Foto: Reprodução
Uma mulher foi violentada sexualmente após ter o carro roubado no estacionamento do Salvador Norte Shopping, no bairro São Cristóvão, em Salvador na terça-feira (28). O caso só foi divulgado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (30). A vítima, cujo nome não foi divulgado, foi abordada pelos dois homens, que a obrigaram a entrar no seu carro e saíram do local com a mulher. Ela foi estuprada pelos dois homens, que já foram identificados com a ajuda das imagens das câmeras de segurança do shopping. A mulher realizou exame de corpo de delito e tomou um coquetel anti-HIV para prevenir o risco de doença sexualmente transmissível. Os nomes dos acusados não foram divulgados pela polícia. Informações do Correio.

ANIVERSARIANTES DO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2014

VICTOR  KIZZA

NIVALDO  MIRANDA

MARVIN  KENNEDY


RIANE DOS SANTOS

CLEUZA COSTA

GENILSON  SANTOS

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares