segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

TERNO DE REIS EM LAURO DE FREITAS - BA


                   

 TERNO DE REIS (Lauro de Freitas – BA )                           
 É simplesmente a visita dos 3 (três) Reis Magos ao Menino Jesus, que é comemorada em todo o mundo entre os dias 25 de Dezembro ao dia 06 de janeiro e em nosso Município a Festa  é comemorada nos dias 05 e 06 de janeiro . Hoje existem em nossa Cidade 04 ( quatro ) grupos de Terno de Reis

01 – BUMBA REALCE ( Dona Nicota – Portão )



VEJAM O VÍDEO
02 -  TERNO DA BURRINHA E AS TRADICINAIS COMÉDIAS ( Dona Aidee – Portão)

VEJAM O VÍDEO
03  - BUMBA MEU BOI DE DONA BADINHA (Sinaldo , Careca  e Dona Badinha– Centro )
VEJAM O VÍDEO
04  - TERNO DO BAMBOLÊ  (Grupo Bambolê – Vila Praiana)

VEJAM O VÍDEO
  A Festa de Reis em Lauro de Freitas é uma tradição antiga com mais de 50 anos , que vem sendo desenvolvida pelas ruas de nossa Cidade. Hoje existe grandes Mestras da Cultura Popular como :  Dona Badinha , Dona Nicota  e Dona Aidee que vem fomentando a tradição . Os Ternos desfilam cada um de sua maneira e criatividade própria, alguns vão passando de porta em porta outros fazem desfile até a igreja do padroeiro a quem pertencem , mas , todos com muita alegria , som e lindos figurinos. Os ternos trazem faixa etária variadas ; o Terno do Bambolê e o Terno da Burrinha de dona Aidee trazem  na sua maior parte dos componentes os mais novos e o Bumba Realce e Bumba meu Boi de dona Badinha vem com sua maior parte os mais velhos .  Algumas pessoas que criaram e trouxeram estas tradições para nosso município hoje já são falecidos como : Dona Venú (Portão) , Lindão ( Portão ). Manuelzinho Leite ( Centro antigo Santo Amaro de Ipitanga ), Damázio (Centro ), Crescêncio ( Centro ), Amaro (Centro), Gonçalo ( Centro) e muitos outros que também contribuíram para a tradição da Cultura Popular. 
Antigamente os ternos viravam a noite passando de porta em porta nas ruas da cidade,e as pessoas recebem os ternos :  uns dando uma bebidinha ,outros dando comidas e até um dinheirinho rola as vezes , mas , o população recebem os ternos com muita satisfação e alegria e as vezes esperavam até a madrugada os ternos passarem , hoje os ternos procuram parar mais cedo" por causa "como diz os mais velho da violência que ronda nosso País. Cada um desenvolve de sua maneira , os mais velhos sempre trazem como figura principar como dizia minha querida avó O BOI , mas , para animar e colorir mais a festa também desfilam as comédias e os ternos variados como : O Terno da Estrela D’aval , o Terno das Flores , o Terno da Rola, oTerno das Ciganas , o Terno da Sagrada Família , o Curcunda , os Reis Magos , a Loba, a Florista , a Mimosa e muitas outras figuras.
Fonte de Pesquisa : Dona Aidee, Dona Badinha, Dona Nicota,Dona Marieta Luz, Sr. Domingos Balaeiro e Sr. Candido Santa Rosa.
PESQUISA REALIZADA PELO GRUPO BAMBOLÊ- LAURO DE FREITAS_BA

Facebook foi o termo mais procurado na Wikipedia em 2012


Facebook foi o termo mais procurado na Wikipedia em 2012
No ano de 2012, o termo "Facebook" foi o campeão de buscas na enciclopédia digital Wikipedia em todo o mundo. Foram 32,6 milhões de acessos durante os 12 meses. No Brasil, o termo mais procurado foi "Brasil", seguido por "Luiz Gonzaga". Nos países de língua portuguesa, o termo "Facebook" ficou em quarto lugar entre as palavras mais buscadas na rede mundial de computadores e ficou atrás até mesmo do termo "Orkut". O levantamento é do engenheiro sueco Johan Gunnarsson.

Cigano perde para Velásquez no UFC 155


Cigano perde para Velásquez no UFC 155
Foto: Getty Images
Irreconhecível, o brasileiro Júnior dos Santos, o Cigano, perdeu para o americano Cain Velásquez na madrugada deste domingo (30), em Las Vegas, em luta válida pelo UFC 155. Desde o primeiro minuto de duelo, o adversário do lutador que treina na Bahia o castigou bastante, ganhando por decisão dos juízes após cinco rounds. Na primeira luta entre os dois, Cigano havia derrotado o americano no primeiro round. Confira mais notícias na Coluna Esportes.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares