quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Vitória empata com o Internacional fora de casa



Contando com uma noite iluminada de Cáceres, que marcou dois golaços no jogo, o Vitória arrancou um importante empate com o Internacional nesta quinta-feira, em 2 x 2, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Com este resultado, o rubro-negro chegou aos 24 pontos e subiu para a 11º posição na tabela de classificação da Série A. Na próxima rodada, a equipe comandada por Caio Júnior vai encarar o desesperado Náutico, domingo, às 18h30, no Barradão. 
FICHA TÉCNICA
Série A
Internacional 2 x 2 Vitória
Internacional: Alisson (Muriel); Gabriel, Índio, Juan e Kleber; Ygor (Josimar), Willians, Otávio e D’Alessandro; Scocco e Leandro Damião (Alex). //Vitória: Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel, Neto Coruja (Felipe), Cáceres e Renato Cajá; Marquinhos e Dinei. 

ANIVERSARIANTES DO DIA 12 DE SETEMBRO DE 2013

DIANA SANTOS

GIL MARINHO

DIÊGO MALA
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ



Mãe Stella, do Ilê Apô Afonjá, será também sacerdotisa da Academia de Letras da Bahia

por Samuel Celestino


Foto: Antônio Milena/ABr
A chegada da Mãe Stella de Oxossi, sacerdotisa do Ilê Axé Opô Afonjá, um dos principais terreiros do culto afro na Bahia, será uma festa como jamais aconteceu nos 96 anos da Academia de Letras da Bahia. Uma festa que marcará o que dificilmente voltará a acontecer em qualquer academia do país: a presença de uma ialorixá entre imortais da ALB. Mãe Stella ocupará a cadeira 33, cujo patrono foi o poeta Castro Alves, um abolicionista e maior poeta brasileiro. O seu último ocupante foi o historiador Ubiratan Castro, que morreu precocemente no início do ano. A ialorixá foi eleita acadêmica por unanimidade. Uma figura suave, amena, sábia, que integra o conjunto de articulistas de A Tarde onde escreve quinzenalmente e que tem diversos livros publicados. O ingresso de Mãe Stella marca a Academia de Letras, estabelece um ponto de baianidade e passa a integrar o conjunto de 40 acadêmicos que formam o corpo da entidade. A noite da sacerdotisa ficará marcada, não só na Academia de Letras, mas na Bahia, que verá uma mãe de santo de invejável saber representar a raça negra, portanto a própria baianidade. Ela receberá o título e o colar às 20hs., quando, então, deverá então ter início a solenidade. O colar da Academia será doado pelo governo do Estado. Maria Stella de Azevedo Santo tem 88 anos de idade. Seu ingresso será saudado pela acadêmica Myriam Fraga, que acompanha o dia a dia do terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá.

Marcelo Nilo anuncia candidatura da filha a deputada estadual: 'Decidi por ela'

por Rodrigo Aguiar
Marcelo Nilo anuncia candidatura da filha a deputada estadual: 'Decidi por ela'
Foto: Reprodução Facebook
Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia pela quarta vez consecutiva, o deputado Marcelo Nilo (PDT) anunciou nesta quinta-feira (12) que a sua filha Renata Nilo disputará em 2014 uma cadeira na Casa. Nilo decidiu que não tentará mais um mandato na AL-BA, mesmo que fracasse a sua ambição de ser o candidato do governador Jaques Wagner à sua sucessão. “Eu decidi não ser mais candidato a deputado estadual. Tenho muitos amigos que queriam ser candidatos. Decidi por ela. Como eu não tenho filho, ela é a que está mais próxima da política”, afirmou o pedetista ao Bahia Notícias. Veterinária, Renata concorrerá ao cargo pelo mesmo partido do pai, que acumula seis mandatos na Assembleia baiana.

ESTUDANTES PARTICIPAM DE OFICINAS DE ARTES INDÍGENAS NA RESERVA THÁ-FENE

As Oficinas de Artes Indígenas (Projeto OAI) foram iniciadas na quarta-feira (11), na Reserva Thá-fene, em Quingoma. Ação transversal realizada pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) – através de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Turismo (Secult) e de Educação (Semed) –, o projeto tem como objetivo primordial fortalecer a cultura indígena no município.

Mais de 70 alunos da Escola Municipal do Quingoma tiveram a rica oportunidade de vivenciar esses saberes ancestrais. Além de pintar o corpo, eles aprenderam como os índios preparam as tintas, a partir de elementos da própria natureza e o significado de alguns símbolos e palavras da língua fulni-ô.
As oficinas são realizadas às segundas e quartas-feiras, nos turnos matutino e vespertino. O eixo temático do trabalho desenvolvido na atividade realizada pelos índios Wakay e Limbo, da etnia Kariri-Xocó/Fulni-ô, foi a pintura corporal e a preservação ambiental. 

EDITAL DE CULTURA: VEREADORES E POPULAÇÃO PARABENIZAM PROJETO

O Iº Edital de Cultura de Lauro de Freitas foi apresentado nesta quarta-feira (11), durante uma sessão especial na Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes a comunidade cultural do município, membros do Conselho de Cultura, vereadores e a secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Márcia Tude, e sua equipe.

Segundo o diretor de manifestação cultural da Secult, Marcelo Cardoso, a apresentação do projeto na Câmara - que já foi levado a conhecimento e consulta de diversas entidades culturais e grupos de artistas do município - dá ao Iº Edital de Cultura mais credibilidade, o que irá garantir a participação popular, mudando para melhor a história da cultura de Lauro de Freitas.
Ainda de acordo com Marcelo, artistas que desenvolviam cultura no município há 30 anos disseram que nunca viveram um momento de oportunidade de acesso à cultura como esse. O edital vai acolher projetos das diversas artes, como audiovisual, artes cênicas, artesanato, artes plásticas, artes circenses, cultura popular, dança, exposições de artes visuais, literatura e música.
Durante a sessão, os vereadores Aline Oliveira, Paulo Aquino, Mirela Macedo e Mateus Reis acompanharam a apresentação com satisfação. Aline Oliveira, que acompanha os projetos da Secult, deixou clara sua felicidade e realização em levar a população para a Casa Legislativa para discutir cultura. Além dos edis, a população parabenizou a iniciativa da Secult.
A secretária Márcia Tude declarou que Lauro de Freitas vive um momento novo, com a profissionalização da cultura do município. “Hoje os agentes culturais do município têm a oportunidade de captar recursos de forma legal, através de propostas belíssimas, com atividades que há muito tempo desenvolvem”, afirma a secretária, que ainda disse que o Iº Edital de Cultura de Lauro de Freitas “é a porta de acesso para a democratização da cultura no município”.
Saiba mais sobre o Iº Edital de Cultura:

Fonte

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares