domingo, 1 de dezembro de 2013

Barraqueiros se reúnem com Saltur e Semop para discutir participação na festa de Conceição da Praia

Barraqueiros se reúnem com Saltur e Semop para discutir participação na festa de Conceição da Praia
Foto: Divulgação
A Associação dos Barraqueiros de Festas Populares do Estado da Bahia (Abfest) e entidades ligadas ao setor se reúnem, nesta segunda-feira (2), com os secretários Guilherme Bellintani (Desenvolvimento, Cultura e Turismo) e Rosemma Maluf (Ordem Pública) para resolver o impasse sobre a participação da categoria na Festa da Conceição da Praia, que acontece no próximo dia 8, em Salvador. O encontro está marcado para as 9h, na sede da Saltur. Na última segunda-feira (25), os trabalhadores realizaram um protesto no Centro da cidade contra a decisão da prefeitura, que autoriza a atuação de apenas sete pontos de comércio informal na comemoração. “A notícia de que 30 barracas seriam excluídas da Festa da Conceição da Praia, faltando poucos dias para o evento, nos causou surpresa e apreensão. São barracas que atuam nas festas populares há 30, 40, 50 anos e não vamos admitir esta situação”, afirmou a presidente da Abfest, Railda Carvalho. De acordo com a dirigente, uma comissão formada por barraqueiros e ambulantes já se reuniu com a titular da Semop para pedir o aumento no número de credenciamentos. “Pedimos a ampliação do número de barracas na festa, mostramos no mapa apresentado os locais onde sempre ficamos e a secretária ficou de discutir com Bellintani, pois a Saltur que é responsável pela definição”, explicou.  

Em jogo de seis gols, Vitória bate Flamengo e ainda sonha com Libertadores

por Cláudia Callado
Em jogo de seis gols, Vitória bate Flamengo e ainda sonha com Libertadores
Foto: Ag Haack / Bahia Notícias
No duelo de Rubro-negros, os dois times viviam momentos diferentes. Enquanto o Vitória entrou em campo neste sábado (30), no Barradão, para lutar para se manter vivo na briga para garantir uma vaga para a Taça Libertadores da América, o Flamengo, mais relaxado, ainda comemorava o título da Copa do Brasil e não tinha mais pretensões no Brasileirão. Neste cenário, se deu melhor quem lutou mais pelo resultado: o Rubro-negro baiano. Com dois gols de Dinei, Maxi Biancucchi e Marquinhos, o Leão derrotou o time carioca por 4 a 2 e ainda briga pelo G-4. Com 58 pontos, a equipe de Ney Franco está a um ponto da zona de classificação. 
Dinei desperdiça pênalti
O Vitória queria o gol e partiu para cima nos primeiros segundos de jogo. Porém, quem teve a primeira chance clara foi o Flamengo. Adryan chegou livre na área adversário e chutou cruzado, mas Wilson defendeu em dois toques. O lance não intimidou o Leão, que seguiu pressionando com o apoio da torcida. O ritmo frenético dos primeiros minutos, no entanto, diminuiu ao longo do tempo. 
Ainda assim, a iniciativa era do Rubro-negro baiano. De tanto insistir, os donos da casa conseguiram um pênalti a favor. Paulo Victor derrubou Dinei dentro da área e o próprio 
Atacante cobrou. Porém, para o desespero da torcida, desperdiçou.  A chance perdida de sair na frente do placar não desanimou o Leão. O time de Ney Franco continuava bem em campo e dominava o rival, forçando mais o ataque. 
Dinei se redime e abre o placar; Wallace empata
Alternando momentos de mais pressão com paciência de tocar a bola, o Vitória seguia um pouco melhor que o Rubro-negro carioca. E, com isso, as chances apareciam. Aos 26 minutos, Marquinhos apareceu na área, pegou a sobra e soltou uma bomba. A bola, no entanto, desviou na zaga e explodiu no travessão. A partir dos 30 minutos, o jogo deu uma desacelerada e o Flamengo tornou a partida mais equilibrada. Mas antes de acabar o primeiro tempo, o Leão ainda teve mais uma chance de abrir o placar, mas parou nas boas defesas de Paulo Victor. Porém, Dinei, aos 43 minutos teve a chance de se redimir e assim o fez. Ele recebeu passe dentro da área de Marquinhos e enfiou a bola para o fundo da rede. 
Enquanto a torcida do Vitória comemorava o gol, o Flamengo partiu para cima e fez o que queria: garantiu o empate antes do primeiro tempo acabar. Wallace, ex-Leão, após cobrança de escanteio encheu o pé e estufou a rede de Wilson.
Vitória marca aos 2 minutos
O Vitória começou o segundo tempo do mesmo jeito do primeiro: pressionando. E, se na primeira etapa demorou para fazer efeito, na parte final da parte foi muito mais rápido. Aos 2 minutos Maxi Biancucchi marcou um golaço e colocou o Rubro-negro baiano novamente a frente no placar. O gol animou ainda mais os donos que, com o apoio e empolgação da torcida, partia para o ataque. Enquanto isso, o Flamengo parecia meio perdido em campo.
Hernane empata novamente, mas Dinei faz outro
Mas não demorou muito para os visitantes, após algumas investidas do adversário, mostrar que não estava apenas comemorando o título da última quarta-feira. Aos 14 minutos, Hernane, o Brocador, trouxe a igualdade novamente ao placar.
O Vitória, no entanto, ainda queria mais. O jogo continuou bom, com os dois times buscando o gol. Prova disso é que o Leão, três minutos depois, ficou novamente na frente, fazendo o terceiro com Dinei. E o ritmo da partida se mantinha frenético. O Flamengo não desistia de achar o gol de empate, enquanto os donos da casa queriam mais um gol para ter tranquilidade. Aos 29 minutos, o desejo quase foi concretizado. Maxi ganhou na corrida e cruzou na área, Marquinhos tentou encobrir Paulo Victor, mas o goleiro fez excelente defesa.
Marquinhos fecha vitória
De tanto tentar o Vitória conseguiu. O ataque rubro-negro, mais uma vez, foi eficiente. Marquinhos tocou para Dinei, que fez o pivô e devolveu para o companheiro. Eficiente, o atacante fez o quarto do Leão. A partir daí, foi só festa no Barradão. Os mais de 27 mil torcedores presentes no estádio agora torcem pela derrota do Goiás diante do Grêmio para continuar torcendo por uma vaga na Libertadores. 
 
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 4 X  2 FLAMENGO
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 1º de dezembro de 2013, domingo
Hora: 16 horas (horário de Salvador) 
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira (SP) 
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)
Gols: Dinei (2), Maxi Biancucchi e Marquinhos (Vitória); Wallace e Hernane (Flamengo)
 
VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Victor Ramos, Kadu e Juan; Cáceres, Renato Cajá (Danilo Tarracha) e Escudero (Wiilliam Henrique) ; Marquinhos, Dinei e Maxi Biancucchi (Luiz Gustavo).
Técnico: Ney Franco
 
FLAMENGO: Paulo Victor, Digão, Wallace, Samir, João Paulo; Amaral, Luis Antônio, Adryan, Gabriel (Nixon); Bruninho (Rafinha) e Hernane
Técnico: Jayme de Almeida

Entrou água! Bahia vence, estraga festa e está na Série A de 2014

por Felipe Santana
Entrou água! Bahia vence, estraga festa e está na Série A de 2014
Foto: Cristiane Mattos / Futura Press / Estadão
Tricolor, comemore como quiser. O Bahia aos trancos e barrancos está na elite do futebol brasileiro de 2014. Não foi uma simples permanência. Ela foi confirmada em um jogo que muitos consideraram inesquecível. Diante do Cruzeiro, já campeão brasileiro, o tricolor baiano ignorou o clima de festa, a entrega da taça. Botou água no chopp mineiro. Venceu por 2 a 1 na tarde deste domingo (1º), no Minerão, e está livre do perigo à segunda divisão do próximo ano.
O resultado foi histórico. Pela primeira vez na história dos confrontos entre baianos e mineiros, o tricolor conseguiu vencer o Cruzeiro atuando no Estádio do Mineirão. Não era apenas esse tabu. O Bahia não vencia o Cruzeiro há dezenoves, um jejum de quatorze partidas que foi apagado.
O Bahia ainda tem mais um jogo pela frente. No próximo domingo (8), na Arena Fonte Nova, o esquadrão terá pela frente o Fluminense, às 16h.

Jogo
Todos, antes da bola rolar, imaginavam que a história da partida seria o Bahia preocupado em se defender, focado em parar o Cruzeiro, na busca do contra-ataque perfeito. O que não aconteceu. Os primeiros capítulos do filme surpreenderam. Aos 9 minutos, dentro da grande área, Fernandão teve a primeira oportunidade. Bateu no canto e o goleiro Fábio defendeu. No minuto seguinte, mesmo de longe, foi a vez de Everton Ribeiro colocar Marcelo Lomba para trabalhar. O arqueiro tricolor espalmou a finalização para fora.
Bahia abre o placar
Fernandão, após chutão de Marcelo Lomba, desviou. William Barbio dominou rápido e tocou para Marquinhos, o deixando na frente do gol. O camisa 10 tocou na saída do goleiro Fábio e abriu o placar no Mineirão:  Bahia 1 a 0. Apesar da vantagem, a postura do Bahia era positiva. Marcação forte e poucos espaços para os homens de frente do time mineiro. Para dificultar a vida do Cruzeiro, os meias Ricardo Goulart e
Everton Ribeiro precisaram ser substituídos antes do intervalo.
Em dois lances, com Borges e Souza, o goleiro Marcelo Lomba levou um susto. Ambos tiveram a chance de finalizar e mandaram por cima da meta. Falta de pontaria é o que não faltou o meia do Bahia, Anderson Talisca. Aos 26, o goleiro Fábio impediu que a vantagem tricolor aumentasse. O meia Anderson Talisca arriscou de fora e o camisa 1 cruzeirense fez boa defesa, espalmando para fora da área.
Polêmica no Mineirão
O Cruzeiro reclamou muito de um pênalti não marcado aos 36. Titi, na tentativa de marcar Dagoberto, caiu dentro da grande área. O atacante cruzeirense passou pelo oponente, caiu e reclamou muito de uma falta não marcada. O árbitro considerou normal e deu continuidade ao jogo.
Antes do intervalo, os campeões criaram duas chances. Aos 39, após cruzamento, Souza apareceu sozinho na grande área e cabeceou para fora. O volante, no último lance do primeiro tempo, teve outra. Souza bateu falta com força e Marcelo Lomba defendeu.
Segundo tempo agitado
O Cruzeiro precisou apenas de dois minutos para criar a primeira chance da etapa final. Foi uma bonita tabela: Júlio Baptista, William e Borges. O camisa 10 finalizou com categoria, mas com desvio, a bola saiu pela linha de fundo. No escanteio, Souza aproveitou a sobra e bateu em cima de Marcelo Lomba. A resposta do Bahia aconteceu aos 6 minutos. Talisca cruzou na medida e, de cabeça, Fernandão mandou para fora. Uma boa chance para cada lado nos minutos iniciais. Foi um reinício de jogo eletrizante. Porque, aos 8, o Cruzeiro levou perigo ao goleiro Marcelo Lomba.
Dagoberto cruzou e a defesa do Bahia cortou. William Barbio, ao invés de afastar o perigo de vez, errou o domínio e a bola retornou para grande área. Sozinho, o atacante Borges exagerou na força , ao tocar por cima do camisa 1 tricolor, finalizou para fora.
Goleiros em ação
O Cruzeiro tinha maior de posse de bola. O Bahia, então, resolveu apostar nos contra-ataques que quase resultaram no segundo gol. Aos 15 minutos, em jogada individual, o meia Marquinhos quase chegou lá. Passou por Bruno Rodrigo, entrou na área e bateu para outra defesa de Fábio. Era lá e cá.
Dois minutos depois, em dois cruzamentos, foi a vez do goleiro do Bahia trabalhar. A primeira, um pouco menos complicada, Marcelo Lomba espalmou para escanteio. Na cobrança, o meia Júlio Baptista subiu sem marcação e cabeceou. O arqueiro do esquadrão, desta vez, apresentou o leque de defesas e salvou o que seria o empate.
O time campeão, aos 26 minutos, chegou ao gol de empate. Após cruzamento, o atacante Vinicius Araújo desviou e o goleiro Marcelo Lomba salvou. No rebote, o volante Souza empurrou para o fundo do gol. No entanto,  o jovem atleta cruzeirense estava impedido e o gol foi anulado, após decisão de Marcia Bezerra Lopes.
Festa e pressão
Faltavam mais de dez minutos para o fim do jogo. Mesmo assim, com a vantagem no placar, o técnico Cristóvão Borges fez a última alteração na equipe. Fechou tudo que podia e deveria. Colocou o volante Diones no lugar do meia Marquinhos, deixando apenas o centroavante Souza isolado. A postura tática do Bahia obrigou o Cruzeiro a pressionar, e foi que aconteceu. Todos os jogadores do Bahia ficavam atrás da linha do meio de campo, enquanto o time mineiro trocava passes. O resultado não significava nada para o futuro dos donos da casa. A torcida, então, fez a parte com direito a gritos de tricampeão e olé, apesar da derrota momentânea.
Gols no fim
O Cruzeiro insistiu e empatou. Aos 39, depois do escanteio, Bruno Rodrigo cabeceou no canto e deixou tudo igual. Marcelo Lomba tentou salvar, mas a bola já havia entrado. Pouco depois, mesmo extremamente recuado, o Bahia quase retomou à ponta do marcador. Diones finalizou e o goleiro Fábio fez bela defesa.
Ainda dava tempo, e deu. Pontualmente aos 45 minutos, Souza fez um bela cruzamento para Anderson Talisca. O meia errou e, ao mesmo tempo, deu sorte. A finalização tomou o caminho do gol e enganou Fábio. Era o Bahia na frente do placar e vaga na elite de 2014.

FICHA TÉCNICA:
Série A – 37ª rodada
Cruzeiro x Bahia
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 01/12/2013
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Gol: Bruno Rodrigo / Marquinhos e Talisca (Bahia)
 
Cruzeiro: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Lucas Silva, Souza, Ricardo Goulart (William) e Everton Ribeiro (Júlio Baptista); Dagoberto e Borges (Vinicius Araújo). Técnico: Marcelo Oliveira.
 
Bahia: Marcelo Lomba; Rafael Miranda, Demerson, Titi e Raul; Fahel, Hélder e Talisca; Marquinhos (Diones), William Barbio (Fabrício Lusa) e Fernandão (Souza). Técnico: Cristóvão Borges.

ANIVERSARIANTE DO DIA 01 DE DEZEMBRO DE 2013

FRANCIELE ANJOS
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Charge do Sid

Médicos cubanos chegam a Salvador a partir deste domingo para 2ª etapa do Mais Médicos

Médicos cubanos chegam a Salvador a partir deste domingo para 2ª etapa do Mais Médicos
Foto: Divulgação
Profissionais de saúde cubanos começam a desembarcar na Base Aérea de Salvador, a partir deste domingo (1º), às 8h30, para a segunda etapa do programa Mais Médicos. Antes de irem para os municípios onde trabalharão, o que começará a acontecer no próximo dia 9, os médicos conhecerão hospitais e clínicas especializadas da Bahia. O grupo será recebido pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, pelo chefe de gabinete da Secretaria da Saúde do Estado, Washington Couto, e pelo coordenador estadual do programa Mais Médicos, Washington Abreu. 

WORKSHOP PEDAGÓGICO APRESENTA RESULTADOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, neste sábado (30), um workshop para apresentar amostras de trabalhos desenvolvidos pelos professores durante os cursos de formação, a partir de programas e projetos dos governos federal, estadual e municipal.

Os educadores que participaram das capacitações se tornaram multiplicadores de professores através dos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Penaic); Projeto para Formação de Professores e Auxiliares de Classe da Educação Infantil (Pró-Infância); Pacto Todos pela Escola e Pró-Letramento. Os programas têm como essência o complemento educativo sociocultural a fim de interagir com conteúdos dados em sala de aula, promovendo, assim, através do aluno para a comunidade, a formação do cidadão crítico, reflexivo e participativo.
A diretora do Departamento Pedagógico da Semed, Vânia Pessoa, destacou que as ações incentivaram a leitura, a escrita e o raciocínio lógico matemático. "Podemos ver hoje o resultado disso, nas avaliações externas, no empenho dos professores durante as construções das atividades e na felicidade que os diretores demonstram ao relatar o bom rendimento das crianças, lendo, escrevendo e transformando a escola como local prazeroso para os alunos", afirma.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Continuada da Semed, Evantildes de Barros, através da formação, os professores transformam e enriquecem a prática de ensino e a percepção dos alunos. "Com esse novo conteúdo levado pelos professores, os alunos passam a ter prazer no conhecimento e não ficam mais predispostos aos riscos das ruas. Com isso impactando direto na comunidade, com mudança de pensamento desse novo ser social", explica.
A professora da Escola Municipal Tenente Gustavo, em Areia Branca, Tânia Maria Nascimento, se emocionou ao relatar um dos grandes resultados que obteve após participar da capacitação. "Eu ensinava em uma sala onde os alunos só viviam em conflito. Eu não acreditava que poderia lidar com aquela situação, mas pedi uma oportunidade de participar do Pnaic. Após finalizar a capacitação, elaborei métodos de incentivo à leitura. Atualmente, me emociono ao ver alunos de até 12 anos, que antes só brincavam de briga, que não sabiam ler e não tinham interesse em aprender, transformados, lendo espontaneamente", comemora.
 

CIDADE BICICLETA: PREFEITURA PARTICIPA DE ADAPTAÇÃO DO PROJETO

O Projeto Cidade Bicicleta, desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado (Conder), está sendo discutido entre a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) - por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan) - e os responsáveis pelo projeto no órgão estadual, a fim de adaptá-lo à realidade atual do trânsito e ao novo projeto de mobilidade urbana da cidade.

De acordo com a secretária da Seplan, Eliana Marback, o projeto encontrado no início do ano não condiz com a realidade atual do município. "O projeto encontrado não tem condições de ser adaptado à realidade de Lauro de Freitas. Diante disso, tivemos oito reuniões com os técnicos da Conder para, em parceria, adaptá-lo à cidade. Salientamos que estamos desenvolvendo um projeto de mobilidade urbana para o nosso município, que pretendemos integrar ao Cidade Bicicleta", explica.
Neste sábado (30), a secretária da Seplan e o diretor de Transportes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), Odilon Silva, participaram de uma reunião proposta pela Grupo de Trabalho Cidade Bicicleta / Fórum a Cidade Também é Nossa, na Casa do Trabalhador. Durante o encontro, que foi aberto ao público, uma técnica da Conder apresentou o projeto. O principal foco da discussão é o sistema cicloviário e a utilização de bicicleta em Lauro de Freitas.
Essa foi a primeira reunião aberta ao público no município, com o objetivo de aprimorar o projeto frente às necessidades da cidade e torná-lo público.

Polícia Militar da Bahia homenageia Mirela como “Amiga do Proerd”


A Vereadora Mirela Macedo (PSD) foi agraciada pela Polícia Militar da Bahia (PM-BA) durante a cerimônia de formatura dos 615 alunos da turma de 2013.2 doPrograma de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd.
O evento aconteceu nesta sexta-feira (29) na Escola Municipal Dois de Julho, Itinga, onde Mirela recebeu o título de “Amiga do Proerd”.
Na ocasião, o comandante da 81ª CIPM de Itinga, Major Paulo Sérgio Simões, agradeceu a Vereadora dizendo que ela “muito contribuiu para a realização da formatura”.

Já o comandante da Base Comunitária de Segurança de Itinga, tenente Carrilho, foi o responsável por chamar a homenageada à frente da mesa para receber honraria.
Surpresa, a Vereadora agradeceu à Polícia Militar por ser lembrada, reforçando a importância de iniciativas como o Proerd para fomentar a cultura de paz em Lauro de Freitas. “A informação é a chave para o esclarecimento, para o discernimento, um das formas de se combater a violência”, afirmou.
Mirela foi a única civil a ser agraciada pela PM, que também entregou o certificado de "Amigo do Proerd” ao primeiro sargento PM Raimar Gonçalves, além do soldado PM Adilson Teixeira.
Proed
O curso, que tem duração de três meses, tem como objetivo orientar as crianças através de uma cartilha com lições sobre a prevenção ao uso de drogas e à violência. 
Na formatura desta sexta-feira, foram certificados alunos entre nove e 14 anos das escolas municipais Jacira Fernandes Mendes, Tio Patinhas, Vida Nova, Jardim Ipitanga, Senhora Valentina Silvina Santos, Santa Júlia, Centro de Atenção Integral Criança e do Adolescente (CAIC) e Centro Educacional Olavina Calazans (CEOC).

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares