quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

VILA PRAIANA ESTÁ DE LUTO - NOTA DE FALECIMENTO DE CLEVERTON LUIS SANTOS - LUIS PRETO


Luiz Preto, como era mais conhecido, era uma figura conhecidissima por seu talento musical, com sua bela voz, cantava por amor à música, sua família tradicional e grande em Vila Praiana e região, na vida política, tendo trabalhado em várias campanhas com Marcelo Santana e trabalhava prestando serviços de despachante nos foruns e cartórios de Lauro de Freitas, Salvador e Região Metropolitana.


É com pesar que Iinformamos, a noticia do falecimento de Cleverton Luis Santos, LUIS PRETO, às 04:30 desta quinta- feira (12/01). A família: Sili, Edvaldo, Eronildes, Elias, Edna, Elizete, Edinho, Eronice, sua mãe Maria Durvalina, seu filho Cleiton Luis  e outros,  AVISAM O FALECIMENTO DO ENTE QUERIDO.

BLOG DO BAMBOLÊ E LAURO DE FREITAS , PRESENTE NA FESTA DO BONFIM 2012

CLIK NA FOTO PARA VER GRANDE








MARCELO PRÉ CANDIDATO A VEREADOR 2012 LAURO DE FREITAS - BAHIA

MARCELO DE CAMISA BRANCA

ANIVERSARIANTE DO DIA 12 DE JANEIRO 2012

DANILO
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Fé e devoção marcam história da Lavagem do Bonfim na Bahia Cortejo sai da Basílica da Conceição da Praia até a Igreja do Bonfim. Devoção dos baianos na Cidade Baixa une o sagrado ao profano.

Danutta RodriguesDo G1 BA

 
Lavagem do Bonfim (Foto: Reprodução/TV Bahia)Lavagem do Bonfim reúne milhares de baianos na
Colina Sagrada (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Tradição mantida há mais de dois séculos, a Lavagem do Bonfim é marcada pela forte presença do sincretismo religioso entre o catolicismo e o candomblé. Nesta quinta-feira (12), devotos do Senhor Bom Jesus do Bonfim e Oxalá se reúnem para festejar, prestar homenagens e pagar promessas no cortejo em direção à Colina Sagrada. Além do contexto religioso, a Lavagem do Bonfim também é caracterizada pela grande festa que acompanha e circunda o trajeto de fé.
Cerca de um milhão de fiéis e 300 baianas devem participar do cortejo que sai, por volta das 9 horas, da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até a Igreja do Bonfim. Ao todo, 34 entidades, reunindo mais de nove mil integrantes, foram cadastradas pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) para participar do evento. Dentre elas, 18 são de percussão, cinco de sopro, dois de samba, além de afoxé, instrumental, som mecânico, kuduro e marchinha de carnaval. A expectativa é de que o cortejo chegue à Basílica do Bonfim ao meio-dia, quando o adro e as escadarias são tradicionalmente lavados pelas baianas com vassouras e água de cheiro.
Há mais de 20 anos, a professora Mercês Palma participa da Lavagem do Bonfim com um grupo de amigos. Devota de Senhor do Bonfim e também de Oxalá, Mercês revela que sempre gostou das festas de largo e já perdeu as contas de quantas participou. Para ela, a lavagem do Bonfim tem um significado especial. “É uma oportunidade de encontrar os amigos. Tem muita alegria no cortejo”, diz ela. Assim como a professora, o motorista Afrânio Gama, de 52 anos, participa da lavagem desde os 16 anos, e nesta quinta-feira pretende levar toda a família para realizar o cortejo da Basílica da Conceição da Praia até a Igreja do Bonfim. “Esse ano eu vou juntar a família toda para realizar o trajeto e aí a gente comemora. É um dia de festejos”, anima-se Afrânio.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares