sábado, 9 de maio de 2015

Deputado apresenta projeto que propõe fim do dinheiro em espécie

Deputado apresenta projeto que propõe fim do dinheiro em espécie
Foto: Antônio Augusto / Câmara dos Deputados
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou na Câmara um projeto de lei que sugere o fim da circulação do dinheiro em espécie. Segundo o jornalista Lauro Jardim, a proposta é que as transações financeiras aconteçam apenas através de sistemas digitais. Lopes é presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência Contra Jovens Negros e Pobres da Câmara Federal. 

São João vive grave crise de identidade

sao-joao-bahia-2014-forro-quadrilhas-concurso-asa-branca

São João vive grave crise de identidade
O choro dos forrozeiros baianos, que pediram aos deputados estaduais uma lei que garanta uma maior presença deles nos palcos dos festejos juninos realizados pela Governo Estadual, é só a ponta de um iceberg que pode significar um duro golpe no São João.
Com recursos escassos, centenas de prefeituras diminuíram e/ou cancelaram os festejos juninos em 2014 e também em 2015. Ocorre que na época das vacas gordas, leia-se do patrocínio da Petrobrás, muitas cidades foram além do que poderiam.
E o que isso ocasionou? Palco forte e tradição relegada. Assim, pequenos municípios trocaram a fogueira, os fogos, o milho, amendoim e licor, por bandas de Axé Music, sertanejos e bandas de forró que não representam a essência do São João. É certo que muitos artistas de momento garantem mais público e mídia para a cidade, mas, em muitos casos isso acaba se configuranado no tradicional ditado: dia de muito é véspera de nada.
Algumas cidades tradicionais tiveram seus festejos juninos reduzidos a quase nada se comparados com outras épocas. O resultado será cidade sem turista e menos dinheiro arrecadado com impostos, além de decepção no comércio.
Muitos forrozeiros também têm sua parcela de culpa por querer ganhar o dinheiro do ano inteiro somente no mês de junho. Mas esse é o menor problema. O maior, volto a repetir é a descaracterização da festa, que tem ganhado cada vez mais cara de micareta, que é um modelo de evento completamente falido.
Antes, apenas as festas privadas tinham esse caráter. Mas por que ? Porque é voltada para um público diferente daquele que curte o São João na praça, geralmente formado por famílias e pessoas em outra vibe. O que não pode é a praça imitar a festa privada, pois os dois sairão perdendo nessa conta.

ANIVERSARIANTES DO DIA 09 DE MAIO DE 2015

CILENE  OLIVEIRA

PAULO  FARIAS

IVANILDES  ARAUJO

CRISTIANO  PEREIRA

PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ


Geladeira bóia em Itapuã por conta das chuvas

Geladeira bóia em Itapuã por conta das chuvas
Foto: Leitor BN / WhatsApp
As fortes chuvas que caem em Salvador desde a madrugada da sexta-feira (8) já causam estragos na capital baiano. De acordo com moradores do bairro de Itapuã, ruas encontram-se alagadas e casas já foram invadidas pelas águas. De acordo com relatos enviados ao Bahia Notícias, por meio do WhatsApp (71) 9676-0059, uma geladeira – jogada no lixo – foi arrastada pela enxurrada na Rua Álvaro Banqueiro. Moradores evitam sair de casa por conta do grande volume de água.

Vinte e três praias estão impróprias para banho, aponta Inema

Vinte e três praias estão impróprias para banho, aponta Inema
Foto: Valma Silva/G1 Ba
Um balanço divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), informa que das 37 praias avaliadas pelo órgão, nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas, 23 estão impróprias para o banho. O Inema chama atenção para que os banhistas evitem a praia de S. Tomé de Paripe (em frente à casa Vila Maria), Periperi (na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea), Penha (situada em frente à barraca do Valença ), Bogari (em frente ao Colégio da PM, antigo Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (rua Rio Negro, em frente à ladeira que dá acesso à praia), Boa Viagem (ao lado do forte Monte Serrat),Roma (rua Prof. Roberto Correia, junto a descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge), Marina Contorno (entre a Marina e o Restaurante do Amado). Também devem ser evitadas as praias do Porto da Barra (em frente à rua Cézar Zama, junto a escada de acesso à praia), Ondina (situada próxima a escada de acesso à praia), Rio Vermelho (em frente à igreja Nossa Senhora de Santana e próximo a Companhia da PM/Rio Vermelho), Amaralina (em frente à rua do Balneário e ao Edifício Atlântico), Pituba (em frente à escada de acesso à praia e atrás da Praça), Armação (em frente ao clube Inter Pass- Jardim de Alah), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (atrás da antiga fábrica da Brahma e em frente ao posto Salva Vidas Patamares), Piatã (atrás do Supermercado), Itapuã (em frente à Sereia de Itapuã) e Buraquinho (a cerca de 200 m da foz do rio Joanes). De acordo com a resolução Conama a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas, apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água. No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Moradores improvisam transporte na Rua São Jorge em Lauro de Freitas

Vale tudo para sair de casa debaixo desta chuva que cai neste sábado (9) em Salvador e na Região Metropolitana. Em Lauro de Freitas, na Rua São Jorge, moradores usaram o bote para atravessar a via. Flagrou também algum momento de chuva? Envie para o WhatsApp do BN (71) 9676-0059.

Órgãos de garoto morto no Pero Vaz foram doados, dizem pais

Órgãos de garoto morto no Pero Vaz foram doados, dizem pais
Foto: Almiro Lopes / Correio
Os órgãos de Jeferson Henrique Ramos Freitas, garoto de nove anos que morreu na quinta-feira(7) ao ser baleado na cabeça quando fazia o trajeto da escola para casa, no bairro de Pero Vaz, em Salvador, serão doados. A informação foi confirmada nesta sexta (8) pelo pai do garoto, Luis Henrique. "Nós resolvemos doar porque outras pessoas vão precisar. Temos que sempre ajudar o próximo. A gente perde e os outros ganham", disse o pai, em entrevista ao A Tarde. A tragédia ocorreu na Rua 1º de Março, transversal da Rua Direta do Pero Vaz, durante troca de tiros entre segurança e criminosos em tentativa de assalto a um mercadinho do bairro. O garoto tentou se esconder ao perceber a situação, no entanto, durante a perseguição aos assaltantes, foi baleado. Um idoso, de 64 anos, que não teve a identidade divulgada, também foi atingido com tiro no pé esquerdo. Além do menino, a irmã, de 13 anos, foi atingida no pé direito e se recupera no hospital após cirurgia.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares