segunda-feira, 15 de julho de 2013

IV INTERMUNICIPAL DE BOXE OLIMPICO LAURO DE FREITAS 2013

ESTA CONFIRMADO IV  INTERMUNICIPAL DE BOXE OLÍMPICO LAURO DE FREITAS 2013 SERA NAS DATA 25,26 E 27 DE OUTUBRO COM PRESENÇA CONFIRMAÇÃO   DE 12 MUNICÍPIO  100 ATLETAS JÁ CONFIRMARAM PRESENÇA SERA A MAIOS FESTA DO BOXE NA BAHIA LEMBRADO QUE  TODA AS CATEGORIAS VAI TER PREMIAÇÃO.

Veículos que o papa usará em visita já estão no Brasil

por Clarissa Thomé/Agência Estado
Veículos que o papa usará em visita já estão no Brasil
Foto: Divulgação
O Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira pousou no início da tarde desta segunda-feira (15) na Base Aérea do Galeão trazendo a bordo o papamóvel e o jipe que serão usados pelo Papa Francisco em deslocamentos pelo Rio de Janeiro. O avião partiu de Roma e fez escalas nas Ilhas Canárias e em Fortaleza. O papamóvel, veículo blindado, chega sem os vidros, que serão instalados aqui no Brasil. Segundo informou a assessoria de imprensa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), os veículos ficarão na Força Aérea, à espera do papa, que chega à cidade daqui a uma semana.

Técnica perigosa muda a cor dos olhos


Adotada por vaidade, técnicas para trocar a cor dos olhos podem causar sérios danos à visão, como edemas e cicatrizes na córnea ou mesmo cegar. O alerta é do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas São Paulo. Segundo informou o centro paulista, via assessoria, tanto o implante de uma lente em frente à íris como a técnica à laser não são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pelo Conselho Federal de Medicina. Quem topa o risco tem feito a mudança no exterior. De acordo com o especialista, o primeiro sinal de alerta são olhos avermelhados, que pode indicar edema da córnea. “Quanto antes for feita a tomografia das duas faces da córnea e retirada da lente menor é o risco de perda severa da visão”, afirma. Outros sinais de alerta são: dor de cabeça, náusea e pupila dilatada que podem estar relacionados ao glaucoma de ângulo fechado, que sempre representa uma emergência médica.
No começo do mês, foi divulgado o caso da brasileira Patrícia Rodrigues, que implantou a lente em 2009, no Panamá, país onde surgiu a técnica. “Eu perdi 70% da visão. Não posso dirigir, nemtrabalhar. Não consigo ler. Eu não consigo usar o computador. Eu não tenho mais uma vida normal. Me tornei uma pessoa incapaz”, contou Patrícia Rodrigues ao programa de televisão Fantástico. “Fico até com medo de esquecer a fisionomia dos meus familiares, esquecer como é meu rosto, porque eu não me vejo mais no espelho”.
A técnica a laser consiste em retirar a melanina, cujo deslocamento provocado pelo laser pode provocar “o glaucoma de ângulo fechado caracterizado por dor súbita nos olhos, náusea e dor de cabeça que sinalizam uma emergência oftalmológica”. Em entrevista citada no site UOL, o autor do procedimento a laser, o americano Gregg Homer, afirmou que foram realizados testes comvoluntários mexicanos e nenhum problema foi relatado. O médico Paulo Augusto de Arruda Mello, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), avalizou o posicionamento do CFM. “O laser promove quebra de pigmento, portanto é evidente que isso pode promover um processo inflamatório na região”.
Queiroz Neto ressalta que os colírios de prostaglandina indicados para tratar o glaucoma escurecem os olhos. “Quem passa por este procedimento pode ganhar uma doença crônica que é a maior causa de cegueira definitiva no mundo e para não perder a visão volta a ter olhos castanhos”.  O médico observa que a exposição do olho ao laser também pode antecipar a formação da catarata. A forma mais segura de trocar a cor dos olhos, sugere o especialista é através de lente de contato desde que adaptadas por um oftalmologista.  “Usar lentes mal adaptadas também pode causar sérios problemas”, alerta. 

Marinha lança Edital para o Colégio Naval com 235 vagas


A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou o edital para o Concurso Público destinado ao ingresso de alunos no Curso de Preparação de Aspirantes do Colégio Naval (CN) em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. São 235 vagas reservadas a candidatos do sexo masculino, entre 15 e 18 anos e que tenham completado ou estejam em fase de conclusão do Ensino Fundamental. As inscrições ficarão abertas no período de 15 de julho a 16 de agosto de 2013 e podem ser realizadas através do site da DEnsM www.ingressonamarinha.mar.mil.br. Para concorrer a uma vaga, o candidato será submetido a provas de Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Português e Redação. Os classificados nesta fase inicial passarão ainda por verificação de inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e verificação de documentos. Os aprovados em todas as etapas do processo cursarão o  Ensino Básico, em Nível Médio (Matemática, Português, Inglês, Física, História, Geografia, Química, Biologia e Informática ) e Ensino Militar-Naval, em regime de internato, pelo período de três anos letivos. Além disso, terão direito a uniforme, alimentação, vencimentos, com soldo de R$705,00, e assistências médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. 

ANIVERSARIANTE DO DIA 15 DE JULHO DE 2013

MÁRCIA DE PAULA
PARABÉNS DO BLOG DO BAMBOLÊ

Jovem morre ao atender Iphone na China


A família de uma chinesa de 23 anos cobra explicações da Apple pela morte da jovem, que foi eletrocutada, segundo seus parentes, ao atender a uma ligação em seu iPhone enquanto o aparelho estava sendo carregado. O episódio ocorreu neste fim de semana na província de Xinjiang, quando Ma Ailun morreu eletrocutada, segundo certificaram as primeiras análises, apesar de ainda não haver a certeza de que o celular provocou a descarga elétrica, diz neste domingo a agência oficial de notícias chinesa "Xinhua". "Espero que a Apple nos dê uma explicação", publicou a irmã mais velha de Ma nesta madrugada na rede social Weibo. É através desta rede que ela explicou que Ma, uma ex-aeromoça, levou um choque ao pegar seu iPhone enquanto este estava ligado à tomada.
"Não atendam quando o celular estiver carregando", alertou aos internautas a irmã da vítima, que tinha casamento marcado para agosto. As mensagens de apoio e despedidas carinhosas se misturaram hoje no Weibo com as de surpresa pelo incidente, ou de alerta. Devido à rápida circulação da notícia pela internet na China, a Apple não demorou em publicar uma mensagem voltada a seus usuários no país asiático. "Nos sentimos muito tristes pelo infeliz incidente. Transferimos nossas condolências à família", declarou hoje a companhia na China através de um comunicado no qual também confirmou que investigará o ocorrido em colaboração com as autoridades chinesas. 

Mulher fica deitada 18 dias no caixão

Uma mulher moradora de Santa Teresa, na Nicarágua, ficou 18 dias deitada em um caixão à espera de sua morte. O curioso é que ela não tinha qualquer problema de saúde.
Segundo Lucreia, uma alma penada disse que sua irmã gêmea, falecida há um mês, iria reencarnar nela. A família da mulher a apoiou na sua ideia.
Após 18 dias, ela decidiu se levantar do caixão e seguir com sua vida, já que a reencarnação não ocorrera.

De virada, Vitória vence o São Paulo no Barradão

De virada, Vitória vence o São Paulo no Barradão
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Era a estreia do treinador Paulo Autuori. Mas, pelo visto, esqueceram de avisar ao argentino Maxi Biancucchi, mais uma vez, artilheiro do Brasileirão. Em tarde iluminada, o atacante argentino marcou duas vezes e comandou o triunfo do Vitória sobre o São Paulo por 3 a 2, na tarde deste domingo (14), no Barradão.Clique e leia tudo sobre o jogo na Coluna Esportes.

Nova lei do magistério obrigará Estado a contratar cinco mil professores até 2015

por David Mendes
Nova lei do magistério obrigará Estado a contratar cinco mil professores até 2015
Governo envia projeto de lei à AL-BA nesta segunda |Foto: Secom/BA
A hora-atividade dos professores da Rede Estadual de Ensino, que atualmente é de 30% da jornada de trabalho, passará para 33,33%. O governador Jaques Wagner (PT) encaminha nesta segunda-feira (15) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a proposta que atende uma das reivindicações dos docentes baianos. A hora-atividade é destinada aos educadores para preparação e avaliação do trabalho didático, reuniões pedagógicas e aperfeiçoamento profissional, conforme a proposta pedagógica de cada unidade educacional. “Estamos cumprindo totalmente a lei do piso salarial. A Bahia é um dos únicos do Brasil que já possuiu 30% da carga horária dedicada às atividades complementares”, afirmou o secretário estadual da Educação Osvaldo Barreto, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo o chefe da pasta, a nova medida, após aprovada e sancionada, obrigará a contratação de mais professores para a rede estadual. “O professor de 40h, por exemplo, tem 30% da carga horária dele fora da sala de aula. Ele tem que se dedicar a preparação e planejamento. A partir da aprovação da lei, passa a ser de 33,33%. E é só mexer com isso, ou seja, a nova lei deve alterar, no sentido de ter que contratar novos professores. Quando se imagina uma rede imensa como a nossa, com um milhão de alunos, e você mexe 3,33% da carga horária [dos atuais docentes], isso significará [a necessidade de contratação] de quatro a cinco mil professores. Então, a médio prazo a gente terá que ajustar essa nova demanda”, afirmou Barreto.

Secretário Osvaldo Barreto diz que nova lei não afetará as salas de aula

Apesar do aumento da necessidade de novos educadores para as escolas estaduais, os estudantes baianos não deverão sentir a ausência dos educadores nas salas de aula, segundo o secretário. “Estamos discutindo com os professores para que isso esteja plenamente implantado até 2015, para irmos ajustando isso, as cargas horárias, até chegarmos a um ponto”, disse. Ainda segundo Barreto, a proposta ainda contempla o pagamento de gratificações ao professor readaptado de suas funções. “O professor readptado é aquele que tem algum problema de saúde e que tenha dificuldade de continuar em sala de aula. Ele é readaptado para exercer uma outra função dentro da escola, e isso nós estamos também aprimorando essa possibilidade para atender os professores”, explicou.  O governador receberá nesta segunda, às 11h, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), representantes da entidade de classe da categoria (APLB/Sindicato), além dos secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto, e da Administração, Manoel Vitório.

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares