domingo, 18 de junho de 2017

São João Lauro de Freitas 2017: Festa popular, Cultura e Tradição

Atualmente na cidade ocorrem quatro manifestações referentes aos festejos juninos, três deles direcionados ao Centro, são esses: O Arrasta Jegue, Tradição Chapéu e Gravata, Os Cangaceiros de Ipitanga, e uma no Quingoma, o Bicho de Pé. Todas elas, são grandes manifestações populares,

O Arrasta Jegue: Tradicional festejo da cidade, ao qual iniciou existia a cultura de várias carroças e casamentos na roça, era puxado por um trio e uma banda junina e quando terminava o percusso, pensa que acabava? Que nada, ainda existia um palco ao qual o povo se direcionava e continuava a festa. O festejo conta com a organização do senhor "Zé Augusto".

Tradição Chapéu e Gravata: Vem da tradição antiga do "São João bater em sua porta", as pessoas saem vestidos de roupas quadriculadas ou de chitas e os homens de "Chapéu e Gravata". Durante o trajeto ocorre algumas paradas, representando a tradição do São João bater em sua porta, ao qual ás famílias recebem o grupo do cortejo com comidas e bebidas típicas dos festejos juninos. O festejo conta com a organização de "Artêmio Luz", mestre em cultura popular, Marcos Ribeiro, Antônio Abreu e Judson.

Cangaceiros de Ipitanga: Vem representando o cangaço do rei do baião, Luiz Gonzaga, onde ás pessoas se caracterizam de cangaceiros com a participação masculina e feminina. O festejo conta com a organização do Ver. Edivaldo Palhaço.





Bicho de Pé: Tradição junina onde eles abordam a figura do "Negro fujão", onde todos participam. O ponto em destaque é que essa tradição ocorre no bairro de Quingoma, onde tem uma força indígena e quilombola muito forte na cidade. O festejo conta com a organização de Joilson do Quingoma.

Essas manifestações ocorrem em período junino, sendo o Chapéu e Gravata, Arrasta Jegue e Cangaceiros saindo no mesmo dia, no dia 24, durante o dia.

A concentração do Chapéu e Gravata será ás 10:00 horas, com um diferencial, você pode trocar seu figurino levando 1k de alimento não-perecível no momento do evento. O Arrasta Jegue está vendendo camisas e Cangaceiros além de camisas, tem um figurino próprio do cangaço. O Bicho de Pé que tem sua saída no dia 25, também conta com sua doação de 1k de alimento não-perecível.

Nada é mais incisivo como marcador da identidade de um povo do que a cultura em que este povo mesmo se define. Sem ela, tal identidade simplesmente desaparece, dissolve-se, deixando ali, como consequência, uma amorfa massa humana. Daí ser imperativo o reconhecimento, incentivo e preservação da cultura popular de forma que as gerações futuras sintam-se não só herdeiras, mas também valedoras de gigantesco e precioso tesouro. E é isso que essas manifestações vem realizando na nossa cidade reunindo mais de 15 mil pessoas durante os festejos.

Então, agora que você já sabe de tudo que rola na cidade, não fique de fora, escolha o festejo que mais combina com você e caia na festa, convide amigos e familiares e apoie a cultura da sua cidade.
Redator: Yuri Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares