Do G1 BA, com informações da TV BA
Um verdadeiro sacrifício. É assim que vem sendo a rotina de quem precisa de atendimento no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.
Idosos, grávidas e até pessoas com deficiência têm que subir 81 degraus para conseguir atendimento porque o elevador do shopping onde fica o SAC, está quebrado há mais de três meses.
Para ter acesso a 14 serviços, mais de duas mil pessoas sobem diariamente 81 degraus, que separam o térreo do terceiro andar do Shopping Litoral Norte, em Lauro de Freitas, onde fica o SAC. O aposentado Atanázio Correia, de 73 anos, não consegue subir a escada com as muletas que usa. "Não dá para eu subir com as muletas, aqui [apoiado no corrimão] é melhor. É a segunda vez que venho ...", diz o aposentado.
Segundo funcionários do SAC, que preferem não se identificar, os usuários do serviço são obrigados a subir as escadas porque o elevador está quebrado há mais de três meses. Além de idosos, pessoas com deficiência e grávidas também passam pelo sufoco de enfrentar os degraus do SAC de Lauro de Freitas.
"É complicado porque a gente que está gestante sabe que tem dificuldade para respirar, tem que parar ao longo da escada, é difícil", relata a comerciante Viviane Oliveira, que está grávida. A diarista Cristiane Novaes, diz que faz pausas durante a subida. "Tem que ser descansando porque é muito escada", diz.
Quem precisa fazer cópia para fazer o serviço ou vai ao banheiro, fica no sobe e desce. "É complicado porque quando a gente volta ninguém entende que você saiu [da fila] e aí você perde o lugar", conta o motorista Valter Bonfim.
A gerente do SAC Priscila Alves, informa que o elevador está quebrado e que o shopping diz que o custo do conserto é muito elevado. "O Governo do Estado já está averiguando um outro local para que seja transferido o Sac daqui [Lauro de Freitas]. A previsão é que dentro de 90 dias nós estejámos inaugurando um novo SAC/ Lauro de Freitas", completa.
A produção da TV Bahia tentou contato com a assessoria do Shopping Litoral Norte, responsável pelo elevador, mas não conseguiu.
FONTE: FALA CIDADÃO
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