segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TRADIÇÃO DA PESCA DE TARRAFA NA LAGOA DO JOCKEY

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

 Na Lagoa do Jockey no Municipio de Lauro de Freitas , algumas pessoas ainda conseguem pegar peixes com tarrafa , segundo o pescador Júlio ainda tem mais ou menos cinco  espécies de peixes na Lagoa e alguns chegam a pesar até 2 kilos.


  Uma tarrafa, é uma rede de pesca, usada para pescar. Trata-se de uma rede de pesca circular com pequenos chumbos de pesca distribuido em torno de toda a circunferência da malha.


A tarrafa é arremessada geralmente com as mãos, de tal maneira que a mesma abra-se o máximo possível antes de cair sob a água. Rapidamente ao entrar em contato com a água, a rede afunda imediatamente. Jogar uma tarrafa necessita-se de prática e técnica, para conseguir uma total abertura da rede, é preciso joga-la de tal maneira que a mesma abra-se por completo no ar. Não o bastante, é preciso ter precisão ao joga-la para que a mesma caia no local desejado. Os peixes que estiverem entre o diametro da tarrafa ficaram presos. Em seguida o pescador puxa a tarrafa e consequentemente a mesma diminui seu diâmetro, enroscando assim os peixes na malha, e em seguida, retira a rede da água. [1] Está técnica de pescaria vem sendo utilizada há milhares de anos, passando por diversas modificações.

Vejam na imagem uma Tilápia de quase um kilo e meio pescada no dia 11 de setembro de 2011.

 VEJAM NO VÍDEO A ENTREVISTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares