A sessão extraordinária da manhã desta quarta-feira (28/12) começou atrasada mas aprovou, por unanimidade, as alterações no Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM), Lei nº1.330/2008, em Lauro de Freitas. Dentre os pontos mais complexos e que motivou a demora na votação, está o que trata das áreas remanescentes do antigo Jockey Clube, onde existem duas lagoas. Defendidas pelo vereador Lula Maciel (PT) durante as discussões para a aprovação do plano em 2008, quando conseguiu garantir que a área fosse definida como ZEIA (Zona Especial de Interesse Ambiental), a questão foi debatida na Câmara e contou inclusive com apresentação de fotos em um telão, durante uma das sessões realizadas antes do recesso deste ano e na qual, o vereador Lula, relator do projeto, defendeu a manutenção das lagoas, do campo de futebol utilizado pela comunidade e de um acesso aberto à população, uma vez que empreendimentos particulares estão sendo construídos nas proximidades. Outra área que também passou a ser classificada como ZEIA é onde está instalado o Equus Clube do Cavalo, no centro de Vilas do Atlântico. A iniciativa tem como objetivo dificultar a venda do local, que ainda possui características naturais. O vereador Lula solicitou um relatório técnico da secretaria de meio ambiente e da secretaria de planejamento, após receber denúncias e se reunir com alguns associados temerosos que o espaço também vire mais um condomínio, pondo fim ao clube que reúne centenas de praticantes do hipismo entre outras modalidades do esporte.
A preocupação de Lula, com a questão ambiental, também garantiu a supressão do item que propunha incluir parte do território municipal da APA Joanes/Ipitanga como Zona Predominantemente Residencial (ZPR).“Conseguimos garantir a preservação de boa parte da natureza do antigo Jockey Clube mas é necessário que a população e, principalmente os ambientalistas de Lauro de Freitas, venham participar mais e conhecer melhor as questões que estão diretamente ligadas ao nosso município.”, comentou o vereador.Além do PDDM, outros projetos foram aprovados na sessão desta quarta-feira. Dentre eles o PL nº 63/2011 que dispõe sobre a proibição do uso de recursos públicos para contratação de artistas que em suas músicas, danças ou coreografias, desvalorizem ou exponham as mulheres a situação de constrangimento ou que incentivem a prática da violência e desrespeito ao ser humano. O vereador Lula fez a defesa do projeto encaminhado pelo executivo à Câmara de Lauro de Freitas e que teve origem no legislativo baiano, através do projeto de autoria da deputada estadual Luiza Maia (PT).Outro projeto também defendido pelo vereador Lula Maciel, enquanto líder da base de apoio da prefeita Moema Gramacho (PT), foi o PL nº62/2011, que autoriza ao chefe do poder executivo doação da área onde funciona o Kartódromo Ayrton Senna para o Governo do Estado da Bahia com a finalidade de que se construa o Centro Sul-americano de Judô, único na América do Sul e que, provavelmente, nas Olimpíadas de 2016, a etapa de Judô seja realizada em Lauro de Freitas por conta deste Centro de Referência.
------------------------------------------------------------------------ Assessoria de comunicação Vereador Lula Maciel (PT / Lauro de Freitas / Bahia) ascomlulamaciel@gmail.com www.lulamaciel.com.br -----------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário