O mais belo Bloco do Carnaval do Brasil!
Moema Gramacho posou com o BANKOMA
Embelezando as ruas do Bairro de Portão-Lauro de Freitas-Bahia-Brasil
A beleza Negra
O Carnaval de Lauro de Freitas se estendeu até o final da tarde desta Quarta-feira de Cinzas com o tradicional arrastão do bloco afro Bankoma, em Portão. As alas de baianas, capoeirista, rastafáris e foliões, que encantaram no Carnaval de Salvador na quinta-feira e no sábado (16 e 18), desta vez embelezaram as ruas da própria comunidade. “É uma forma de prestigiar a nós mesmos” – frisou a monitora de dança, Jéssica Catarina Neves, 17 anos. Em clima de confraternização entre os moradores do bairro, o bloco fez jus ao significado do nome Bankoma: “O povo em festa”. O formato foi o mesmo que percorreu o circuito Osmar (Campo Grande), mas com a participação das crianças da comunidade.
O tema deste ano foi “Tembwa Ye Ndenge”, ou “O Tempo e a Criança”. De acordo com a tradição da Nação Banto, o tempo é uma árvore ancestral (Tembwa) que na avenida foi representada com adornos em forma de folhas, e na predominância do verde nas estampas e enfeites. Segundo a coordenadora pedagógica do Bankoma, Eliana Santos, o verde é a cor mais forte do tempo. “Usamos também o colorido que representa a criança: a alegria, a espontaneidade, a inocência” - completou. O vice-prefeito João Oliveira destacou a participação das crianças no desfile. “Garantir a participação deles hoje, no momento mais tranqüilo, reflete a dedicação do bloco com os que não puderam sair na avenida”.
A prefeita Moema Gramacho foi ao Terreiro São Jorge Filho da Goméia, sede do bloco, parabenizar a comunidade. “Foi uma apresentação belíssima. É um orgulho para todos de Lauro de Freitas”. Moema também considerou o Carnaval do município “extremamente positivo”. A festa aconteceu sem incidentes graves que pudesse manchar o tema “50 anos de paz”, em comemoração ao cinqüentenário da cidade. “O destaque foi o Concurso de Máscaras Carnavalescas, que fez o resgate da história do carnaval baiano” – opinou Moema.Para ela, a intenção “não é competir com a festa da capital, maior do mundo, mas fazer a alegria do seu povo, gerando renda e aflorando talentos da terra”.
Para o presidente da Associação Carnavalesca de Lauro de Freitas, Bel Araújo, as expectativas com o Carnaval foram superadas. “Tivemos aqui pessoas de fora como Salvador, Itaparica, Minas Gerais, Fortaleza.”. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Antonio Lírio, este ano o evento ganhou corpo. “Retomamos várias atividades e o Carnaval é uma delas. Entrou no nosso Calendário Oficial de Eventos e se confirmou ainda mais este ano quanto a sua organização, quantidade de blocos e pessoas circulando na cidade”. Apenas no circuito oficial, no centro da cidade, 13 blocos desfilaram.
Fonte : Saiu no Blog
Fonte : Saiu no Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário