quinta-feira, 19 de julho de 2012

Lauro de Freitas sedia evento nacional de capoeira








Entre os dias 20 e 25, capoeiristas de todo o Brasil e de vários países participarão, em Lauro de Freitas, do VI Encontro Nacional de Capoeira e 26° Batizado dos Filhos da Bahia. A programação inclui palestras sobre a história e o fundamento de umas das expressões culturais mais representativos do Estado.

Entre as atividades, está a 12ª Caminhada, em Itinga, que deve reunir cerca de mil participantes. De acordo com a voluntária social e representante da Associação Filhos da Bahia, Cristina Castro, serão graduados 2 mil capoeiristas em cerimônia na Escola Municipal Eurides Santana, dia 22.

Entre eles jovens capoeiristas dos projetos desenvolvidos pelas secretarias municipais de Educação e de Assistência Social e Cidadania.
Mestres, professores e alunos da Paraíba, Ceará, São Paulo e até da Europa já confirmaram presença. O evento, organizado pela Associação de Capoeiristas de Lauro de Freitas em parceria com a prefeitura, homenageia o Cinquentenário da emancipação política da cidade. Cristina Castro chama atenção para a importância da tradição no município: “Representa a valorização da nossa identidade cultural. A capoeira transmite emoção, alegria, é boa para a saúde e ajuda na formação da cidadania. Aqui, mesmo os que não praticam são apaixonados”.
Além de elevar a autoestima, a capoeira ajuda na educação dos jovens do município. Em 2005, a prefeitura encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal, determinando que a capoeira fizesse parte do calendário letivo das escolas municipais. Também devido à importância para a cultura local, foi instituído o Dia Municipal da Capoeira, 22 de setembro. Com 400 terreiros de candomblé registrados, Lauro de Freitas é uma das cidades brasileiras que mais representam a força da cultura afro-brasileira e se projeta mundialmente como um dos mais importantes pólos da capoeira.
Praticada por 7 milhões de brasileiros e presente em cerca de 130 países, a capoeira é reconhecida como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares