sábado, 11 de agosto de 2012

Brasil supera "apagão", vira contra EUA e conquista bicampeonato olímpico. Meninas batem americanas por 3 a 1 e fazem história

Meninas batem americanas por 3 a 1 e fazem história (© Reuters)
De quase eliminada a bicampeã olímpica. A seleção brasileira feminina de vôlei completou neste sábado sua espetacular saga nos Jogos de Londres, venceu a outrora "imbatível" seleção dos Estados Unidos por 3 sets a 1, de virada, e conquistou a medalha de ouro, a terceira do país nesta Olimpíada.

José Roberto Guimarães torna-se o primeiro brasileiro da história com três ouros olímpicos (ele foi técnico da seleção masculina em Barcelona-1992 e, claro, da feminina em Pequim-2008). A líbero Fabi, as meio-de-rede Thaísa e Fabiana, a oposto Sheilla e as pontas Paula e Jacqueline, todas elas campeãs quatro anos atrás, tornam-se as primeiras mulheres bicampeãs olímpicas da história do país.

O Brasil chegou a Londres desacreditado pelos resultados dos últimos torneios importantes do vôlei feminino. Na primeira fase, perdeu para Coreia do Sul e para os próprios Estados Unidos e venceu de forma apertada, no tie-break, China e Turquia. Por isso, chegou à última rodada precisando de uma combinação de resultados para se classificar.
Fabiana 
comemora ponto do Brasil na final contra os EUA
Fabiana comemora ponto do Brasil na final contra os EUA


A seleção de Zé Roberto precisava que os Estados Unidos ganhassem da Turquia. Em uma Olimpíada marcada por "entregadas" no basquete, badminton, handebol e até no futebol feminino, não seria surpreendente que as americanas "preferissem" deixar pelo caminho uma das seleções mais fortes do mundo - ao menos no papel.

Mas não. Os EUA venceram a Turquia e abriram o caminho para o Brasil, que fez sua parte, bateu a Sérvia e entrou como quarta colocada no grupo. Nas quartas de final, o duelo foi contra a Rússia, até então invicta no torneio e algoz do Brasil em jogos emocionantes nas finais dos Mundiais de 2006 e 2010, além da Olimpíada de 2004.

Foi a hora da virada. O Brasil fez um jogo sensacional contra a Rússia e salvou seis match points antes de conseguir vencer o tie-break e romper o malefício. Com moral, o time passeou em três sets contra o Japão na semifinal antes do duelo contra as americanas.

No primeiro set da decisão, os EUA deram razão às análises que os colocavam como favoritos. Massacraram o Brasil por 25 a 11 e deram a impressão que passeariam na final. Mas tudo mudou. O Brasil cresceu na partida a partir do segundo set, acertou a mão e fechou as parciais seguintes por 25-17, 25-20 e 25-17 contra um atordoado time dos Estados Unidos.

Com a derrota, os EUA seguem sem nunca ter conseguido um ouro olímpico no vôlei feminino - agora são três ouros (1984, 2008 e 2012). O Brasil junta-se a Japão e China como países com dois ouros, atrás de Cuba, com três, e a extinta União Soviética, que foi quatro vezes campeã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares