quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Saudita fica em último nos 800m, mas faz história Sarah Attar foi a primeira mulher do país a competir no atletismo em Jogos Olímpicos. Foi aplaudida de pé.


Jovem de 19 anos é a segunda mulher da Arábia Saudita a participar de uma Olimpíada - Phil Noble/Reuters
Phil Noble/Reuters
Jovem de 19 anos é a segunda mulher da Arábia Saudita a participar de uma Olimpíada
Depois de Wojdan Shaherkani, no judô, Sarah Attar, de 19 anos, se tornou a segunda mulher da Arábia Saudita a participar de uma Olimpíada, encerrando uma proibição de décadas do governo saudita. Radicada nos Estados Unidos, ela mostrou que ainda está num nível muito abaixo do esperado para os Jogos. Enquanto a primeira colocada de sua bateria completou a prova em 2min01s04 e a sexta em 2min03s23, ela só conseguiu cruzar a linha de chegada em 2min44s95, no último lugar da sua série.
A marca só não foi a pior das eliminatórias porque a turca Merve Aydin, de 22 anos, sofreu uma lesão no meio de sua prova e completou os 800 metros mancando muito, sem conseguir correr. Mas ela não desistiu e, dentro do espírito olímpico, terminou com o tempo de 3min24s35, ovacionada pela torcida.
Na outra ponta da classificação está a sul-africana Caster Semenya, de 21 anos, que teve sua feminilidade contestada após ser campeã mundial em Daegu/2009 - descobriu-se que ela tem órgão sexual feminino, mas não possui ovários nem útero -, estreou em olimpíadas sendo a segunda colocada de sua série. O tempo de 2min00s71 ainda foi o terceiro melhor das eliminatórias. Ela volta a correr quinta, na semifinal, quando vai buscar um lugar na final de sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares