sábado, 19 de janeiro de 2013

Policiais são capacitados para usar pistola Taser no Carnaval Treinamento com arma de choque acontecerá na próxima semana



Policiais são capacitados para usar pistola Taser no Carnaval
Foto: Reprodução
Delegados, escrivães e investigadores escalados para trabalhar durante o Carnaval 2013 serão capacitados a operar pistola Taser M26, em um curso oferecido pela Academia da Polícia Civil, entre os dias 21 e 26 de janeiro. Equipes do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (DCCP) e do Departamento de Narcóticos (Denarc) receberão instruções sobre Policiamento em Grandes Eventos, e vão poder aprimorar o uso das pistolas - armas menos letais-, que deflagram cartuchos com dardos energizados.

De acordo com o delegado Jardel Peres de Azevedo, um dos coordenadores do curso, trata-se de mais uma etapa preparatória para o Carnaval. "Vamos passar para eles a doutrina do uso diferenciado da força, imobilização policial, técnicas de policiamento em Grandes Eventos e utilização da pistola Taser", enumera o delegado.

Com carga horária de 60 horas, o treinamento será ministrado em dois turnos, durante seis dias, na sede da Coordenadoria de Operações Especiais (COE), no Aeroporto. A atividade integra o Programa de Capacitação Contínua de Servidores policiais, desenvolvido pela Acadepol.

Um dos instrutores, José Marcos Rodrigues Pereira, habilitado pela Senasp - Secretaria Nacional de Segurança Pública, vai treinar o pessoal para o uso de pistola Taser. O instrutor explica que o dardo disparado pela arma imobiliza o indivíduo, e permite que ele seja algemado e conduzido à uma unidade policial, evitando, dessa forma, o uso de arma letal. "A Taser é também conhecida como a arma da vida", pontua José Marcos.

Além disso, os policiais receberão conhecimentos sobre abordagem e imobilização do indivíduo, de modo a evitar lesão. O objetivo do treinamento, ressalta o delegado Jardel Peres de Azevedo, é preparar o policial para o atendimento ao cidadão, com mais qualidade e segurança, de modo a proporcionar mais tranquilidade à sociedade, sem o uso de força letal no circuito do Carnaval, evitando efeitos colaterais.

Um comentário:

  1. Não adianta capacitar os policiais se não dão cadeia para os bandidos, essa história de vias de fato tem que acabar no carnaval.
    O carnaval de Salvador não está violento apenas nos percussos, está nos coletivos, nos pontos de ônibus e até mesmo no retorno para casa.

    GUEU-20

    ResponderExcluir

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares