quarta-feira, 13 de março de 2013

Guarda-roupa de novo papa Francisco é alvo de protestos Defensores de animais pedem fim de uso de peles


Lorenzo Gammarelli ao lado da alfaiataria da sua família - repare na vitrine!Ver mais fotos
Lorenzo Gammarelli ao lado da alfaiataria da sua família - repare na vitrine!
No conclave de Bento 16, houve um baita problema de… roupa. Você lembra? Oalfaiate papal Gammarelli, de uma família que desde o século 18 é responsável pela indumentária do papa, entregou uma batina muito curta pra ele no Quarto das Lágrimas, ao lado da Capela Sistina, logo antes da 1ª aparição pública do novo papa eleito. Foi considerado um grande erro – mas o tempo passou, o novo conclave começou após a abdicação de Bento e… as novas roupas já estão prontas.
Elas são preparadas em tamanhos P, M e G (não existem candidatos GG dessa vez, então não foram confeccionadas batinas desse tamanho) por Gammarelli. Aliás, réplicas estão expostas na vitrine da alfaiataria em Roma. E adivinha só: já até rolou protesto na porta no dia 8/03: defensores dos direitos dos animais pedem pra que o próximo papa não use pele ou couro de animal.
Confira o editorial “Habemus Papisa” do Blog LP
Quer outros detalhes sobre as roupas do papa? As meias são brancas, da marca francesa Mes Chaussettes Rouge. A batina, na verdade, é marfim – apesar das pessoas acharem que é branca – assim como o barrete. A mozzetta, aquela pelerine vermelha, só é usada se o papa quiser – a peça é opcional no “look oficial”. Como ainda é inverno, Gammarelli também leva pro Quarto das Lágrimas uma capa de veludo vermelho e barra branca (de pele) pra aquecer o novo eleito ao trono de Pedro. E o sapato, claro, é vermelho (será Prada?).
E o anel do pescador do papa emérito? Foi “anulado”: um novo anel já está sendo confeccionado, idêntico, e trará o nome do novo papa como de costume. Normalmente, este anel que é símbolo do vestuário papal é quebrado quando o papa morre simbolizando o fim do pontificado. Como dessa vez houve renúncia, a tradição teve que mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares