quinta-feira, 23 de maio de 2013

Audiência Pública foca na acessibilidade e direitos da Pessoa com Deficiência EM LAURO DE FREITAS

A I Audiência Pública de Pessoa com Deficiência, realizada na tarde desta quarta-feira (22) no plenário da Câmara Municipal de Lauro de Freiras, trouxe a luz a necessidade de discussões mais efetivas com relação aos direitos e a acessibilidade das pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Promovida pelo vereador Lula Maciel (PT), em parceria com as associações dos Portadores de Deficiência de Lauro de Freitas (ASPEDELF) e de Deficientes Auditivos de Lauro de Freitas (APADALF), a audiência deve ser seguida de um seminário, que será formulado para tratar de todas as questões ligadas às pessoas com deficiência. 
“Não podemos fazer eventos como esse e deixar ficar apenas em palavras. Precisamos levar esses reclames à sociedade e tratá-lo de forma real, em busca de soluções efetivas para essas pessoas que, claramente, necessitam de mais atenção. Vamos fazer com propriedade e agora”, estimulou o edil Lula Maciel (PT). A diretora de Acessibilidade e Políticas Públicas da Superintendência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marília Cavalcante, concordou. “Precisamos implantar a maior quantidade de ações para acessibilidade possíveis e garantir a igualdade de oportunidades, fazendo com que a criança frequente a escola, além do acesso ao emprego digno para as pessoas. Contudo, isso será construído passo a passo”, finalizou.
Para o presidente da ASPEDELF, Vander santos, está claro que a sociedade precisa se organizar e se tornar protagonista desta luta pelos direitos da pessoa com deficiência. Conhecido por ações em busca de mais acessibilidade no município, um dos avanços obtidos, segundo ele, são os comerciantes que passaram a procurá-lo para orientações sobre como melhorar o acesso em seus estabelecimentos. Mãe de uma criança diagnosticada com Síndrome de Rett, Débora Dias incentivou as mães presentes no evento. “Vamos ler, conhecer e conquistar nossos direitos. É preciso saber para lutar. Não devemos nos calar, pois nós, mães unidas, temos mais força”.
A presidente da APADALF, Marisa Gonçalves, frisou que um dos problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência é que há a lei, mas não há o preparo dos prestadores de serviços. “Eu vejo idosos pagando passagem e deficientes sendo preteridos no transporte do município. Precisamos mudar isso”, reforçou Gonçalves. O evento contou com a presença de familiares, amigos, representantes de algumas secretarias e vereadores municipais, a edil Naide Brito (PT), o para-atleta campeão baiano Jadson Domingos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares