por Evilásio Júnior
Foto: Betto Jr./ Ag. Haack/ Bahia Notícias
A tradicional festa ao Dois de Julho, data que celebra a Independência da Bahia, poderá se tornar um produto turístico do estado. A intenção do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, é aproveitar a importância do evento, bem como o período em que é celebrado, para atrair mais visitantes. "A vantagem é que a festa acontece na primeira semana de julho, no início das férias do meio do ano, para divulgá-la nacionalmente. O produto está pronto", revelou o titular do governo, em entrevista ao Bahia Notícias, ao assegurar que o formato da comemoração será mantido. Segundo ele, a ideia é incluir o Dois de Julho como integrante do pacote de roteiros turísticos em Salvador a partir de 2014, ano em que será realizada a Copa do Mundo do Brasil.
No entanto, a medida depende da sanção do projeto de lei da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) – já aprovado no Congresso –, que pretende elevar a festa cívica baiana à condição de data nacional, matéria originalmente proposta pelo próprio Leonelli. "Pretendia transformar o Dois de Julho no Dia da Libertação Nacional, considerando que a verdadeira libertação do país foi aqui e não com Dom Pedro I. Não teve nem independência nem morte. Foi aqui na Bahia que botamos os portugueses para correr em uma verdadeira guerra popular, com sacrifício de muitas vidas e posterior alforria dos escravos. Por isso que ela é a única festa cívica do Brasil que tem participação popular", opinou o secretário. Como ação imediata a fim de ampliar o número de turistas no estado, o comandante da Setur se reuniu esta semana com o presidente da maior operadora de viagens do país, a CVC, Luís Eduardo Falco, para aumentar a oferta de pacotes que incluam a capital baiana. O primeiro fruto do convênio já resultou, nesta quarta-feira (15), em duas inserções comerciais no horário nobre da TV Globo: uma no Jornal Nacional e outra no intervalo da partida de futebol entre Corinthians e Boca Juniors. Domingos Leonelli pretende ainda firmar parcerias nos mesmos moldes com outras companhias.
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