segunda-feira, 3 de junho de 2013

Táxis de São Paulo e Salvador ganham Wi-Fi grátis e tablet Rio e Brasília também terão web móvel em táxis; em Salvador, já são 200. Cerca de 10% da frota paulistana deve ser conectada para a Copa de 2014.

Tablet instalado em táxis de SP funciona como roteador; na tela, o aplicativo Waze funcionando. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)Tablet instalado em táxis de SP funciona como roteador; na tela, o aplicativo Waze funcionando. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)

Os táxis de São Paulo estão virando pontos ambulantes de acesso à internet via wi-fi. Um projeto, já em andamento, prevê que cerca de 10% da frota paulistana esteja conectada na para a Copa do Mundo de 2014. Salvador, Rio de Janeiro e Brasília também fazem parte do projeto.
A iniciativa, anunciada em 17 de maio, começou com dez carros. Os veículos são equipados com tablets instalados nas costas do encosto do banco do carona. O aparelho pode ser utilizado pelos passageiros, mas também funciona como roteador.
Gratuito aos passageiros, o acesso à internet móvel é feito por meio de senha e dura 15 minutos. Ao final do período, a conexão pode ser renovada. A velocidade é de 5 megabits por segundo (Mbps), diz o taxista Marcos Tadeu Mendes Peixoto, diretor do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas Empresas de Táxi do Município de São Paulo (Simtetaxis).
Em junho, o número de táxis equipados subirá para 500 e, até a Copa do Mundo, que começa em junho de 2014, serão 3,5 mil. A frota de São Paulo tem 33,8 mil veículos.
Tablet instalado em táxis de SP funciona como roteador; na tela, o aplicativo da SPTuris, que mostra pontos turísticos da cidade. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)Tablet instalado em táxis de SP funciona como roteador; na tela, o aplicativo da SPTuris, que mostra pontos turísticos da cidade. (Foto: Helton Simões Gomes/G1)
Segundo a Comtecno, empresa baiana responsável pelo projeto, Salvador já possui 200 táxis rodando com wi-fi. Até a Copa, serão 500. De acordo com João Carlos Passos, diretor comercial da companhia, até 2014, o Rio de Janeiro terá 2 mil veículos e Brasília, 700.
“A prioridade são essas cidades porque tem maior demanda e são os principais portões de entrada de turistas. Mas não descartamos outras cidades”, afirmou Passos ao G1. Os veículos que possuírem o equipamento serão identificados com o adesivo oficial da Copa do Mundo.
Helton Simões GomesDo G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares