segunda-feira, 29 de julho de 2013

CULTURA DE LAURO DE FREITAS É DISCUTIDA NA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Durante os dias 26 e 27 de julho, Lauro de Freitas realizou a 5ª Conferência Municipal de Cultura com o tema: “Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura (SMC)”. Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no município.

De acordo com a secretária da Secult, Márcia Tude, foi proposto o aumento do Fundo Municipal de Cultura de 1% para 2%, que deverá ser encaminhado para aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. “A Conferência é uma forma de refletir e construir politicas públicas e tenho certeza que os nossos vereadores vão aprovar esse aumento para fortalecer ainda mais a nossa cultura”, afirma Tude.
Como resultados das ações do SMC, foram discutidas e aprovadas as prioridades para a cultura do município que irão compor o Plano de Cultura. Segundo o coordenador executivo da 5ª Conferência Municipal, Marcelo Cardoso, as prioridades serão implementadas no Sistema Municipal e acompanhadas pelos delegados eleitos na Conferência.
Foram escolhidos os delegados e seus suplentes para participarem da Conferência Territorial Metropolitana, que acontecerá em Camaçari. Representando a sociedade civil, Jander Neves, Janeide Borges, Ricardo Vieira e Rubenval Menezes e o poder público Marcelo Cardoso e Jean Santos.
O artista plástico Claudio Márcio ressaltou que participação popular na Conferência mostra o amadurecimento cultural tanto do poder público, quanto da sociedade civil. “A discussão é importante para decentralizar a produção cultural da cidade e também é uma forma de dar força a todos os artistas que produz cultura e arte no nosso município”, conclui o artista.
A Conferência discutiu também a Cultura no município, produção simbólica, cidadania e desenvolvimento, que aborda o fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos, proteção e promoção da diversidade das expressões culturais; garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania; e economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares