terça-feira, 9 de julho de 2013

Deputado baiano propõe criação do Dia Nacional do Samba de Roda

Uma das grandes tradições da cultura brasileira, o samba de roda, poderá ser celebrado nacionalmente, no dia 02 de dezembro. O projeto é de autoria do deputado federal Zezéu Ribeiro (PT) que visa valorizar o movimento, proveniente da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil.

Para debater sobre o tema, a Associação de Sambadeiras e Sambadeiros do Estado da Bahia (ASSEBA) e a Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) propõe audiência pública com a participação do parlamentar, nos dias 20 de julho, em Irará e 27 de julho, em Santo Amaro.

Para o parlamentar o samba de roda é uma expressão muito própria da Bahia e que se expressa de formas diferenciadas no seu território, no entanto deve-se marcar isso culturalmente no país. “Temos uma referência pra isso e a partir de solicitação dos movimentos dos sambadeiros e sambadeiras, daqueles que até hoje mantém esse ritmo e essa tradição na criação de um Dia Nacional do Samba de Roda. Estamos realizando audiências públicas que vão referendar esse pleito envolvendo os diversos segmentos da sociedade. Escolhemos junto com os sambadores e sambadoras os nossos sambas de roda na cidade de Irará como uma manifestação importante e que congrega essa experiência e a cidade de Santo Amaro para valorizar esse trabalho e dar expressão”.

O jornalista e estudioso da cultura popular, Josias Pires Neto, observa que o samba de roda é uma das fontes fundamentais da música popular do país. “A história e a memória do samba confunde-se com a história da civilização brasileira, a partir de uma perspectiva popular, logo o samba é a nossa própria história, o samba é o dono do corpo, como afirma Muniz Sodré”, opina.

Ele ainda destaca que para preservar o samba é necessário que o poder público comece a dar exemplo, tratando a dança e seus praticantes com a dignidade e respeito que merecem nas redes de ensino, nos eventos públicos e nas festas “Tratar com respeito os mestres do samba da Bahia, registrando as suas memórias em CD, DVDs, livros, fortalecendo o samba em todas as suas variantes. O samba é a mais vigorosa de nossas tradições culturais. Nós somos o samba”, complementa Josias. 

Samba de roda

O samba de roda surgiu no século XIX na Bahia, sendo em seguida conduzida por migrantes baianos ao Rio de Janeiro, originando o samba carioca. A tradição apresenta forte influencia dos costumes portugueses como o uso da viola, do pandeiro, da língua falada e cantada. Conhecido e admirado mundialmente, o movimento foi e registrado como patrimônio cultural imaterial pela UNESCO, em 2005.

A tradição é praticada principalmente no Recôncavo da Bahia, estando presente em várias cidades da região como Cachoeira, Candeias, Santo Amaro e Muritiba. O samba de roda do recôncavo baiano é obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, desde 25 de novembro de 2005.

 

Um comentário:

  1. Acharia que seria legal a implantação comemorativa do dia nacional do "Samba", samba de roda, de viola, partido alto e etc. São tudo vertentes do ritmo.

    GUEU-20

    ResponderExcluir

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares