terça-feira, 30 de julho de 2013

DEU NO CAFÉ COM NOTICIAS - NO MOVIMENTO DA HISTÓRIA LAUROFREITENSE EMANCIPAÇÃO RIMA COM DEGRADAÇÃO


untitled 3
Foto: divulgação internet.
Às vésperas de completar mais um aniversário de sua emancipação, Lauro de Freitas, antiga Santo Amaro de Ipitanga, resvala em sua História o descaso com as fontes documentais que ainda existem e que narram com riqueza de detalhes através de manuscritos, plantas e mapas cartográficos a memória de mais de quatro séculos de história e não apenas de um pouco mais de meio século.
cidade-de-lauro-de-freitas-4-500x198
Foto: divulgação internet.
Considerando que o processo de emancipação de uma cidade não ocorre da noite para o dia não se pode ignorar a passagem de um macro tempo em detrimento de um micro e nem valorar fatores de ordem política administrativa que levaram a emancipação de fato, como, por exemplo, a mudança do nome da cidade.
A luta a favor da “preservação e salvaguarda” de tais acervos documentais vem sendo defendida por pessoas da cidade que entendem o significado destes para a mesma em termos de posse e sentimento de pertença pela sua História e Memória, assim como por compreenderem a importância para as novas gerações face a acessibilidade de processos históricos aqui ocorridos como sendo a então recentemente emancipada Lauro de Freitas uma das primeiras freguesias criadas em simultaneidade com o processo de colonização do Brasil e da Bahia, pelo legado da empresa jesuítica, pelas revoltas negras como a dos Malês, pelas lutas pela Independência do Brasil na Bahia, pelos franceses que deram os primeiros passos para a construção de uma Base Aérea, pelos ilustres e desconhecidos filhos desta terra a exemplos de José Álvares do Amaral e João Ladislau Figueredo  e por uma gama mais contemporânea de tradições culturais passadas de gerações por gerações que hoje respingam aqui e ali muito mais pelos anseios populares do que pelos poderes públicos aos quais deveria se contar e também de sua memória pública política preservar.
A perplexidade é grande, por exemplo, se tomarmos como base as propostas que ao longo de anos vem sendo apresentadas e “totalmente ignoradas” principalmente à Câmara Municipal da Cidade através dos seus respectivos Presidentes para a criação de um Memorial desta Casa em respeito ao seu Patrimônio Cultural Material desde então constituído, assim como pelas pessoas que ali passam ou passaram e deixaram suas marcas através de várias linguagens.
CamaraMunicipalLaurodeFreitas
Foto: divulgação internet.
O agravo com a memória escrita política por conta deste meio século, pelo menos considerando a emancipação e até mesmo com o que se tem pesquisado do período Colonial/Provincial é ultrajante. É mesmo caso de Ministério Público se observamos o que diz a própria LOM – Lei Orgânica do Município no que tange a Cultura e ao Patrimônio Histórico e Cultural  e ao “ESTADO DEGRADANTE” em que se encontram os seus arquivos no Prédio Anexo da mesma. (Veja fotos abaixo).
073 (640x480)
080 (480x640)
087 (640x480)
092 (480x640)
102 (640x480)

106 (480x640)

117 (640x480)
Créditos das fotos: acervo da Redação do Café Com Notícias.
Não somente a memória política mais também a arbitrariedade com o assunto no que refere-se as pesquisas historiográficas sobre os primórdios da cidade estendem-se também às demais Secretarias do município em todas as suas instâncias, tendo em vista que em parte as mesmas estão cientes de toda a pesquisa doravante realizada e da necessidade mais que urgente da sua continuidade mediante um passado guardado em condições inadequadas, mais que ainda podem ser buscadas, preservadas e salvaguardadas.
Além destes devem-se conscientizar-se toda a sua sociedade civil, estimulando para o fomento à pesquisa outras instituições que a constituem, como: o Rotary Club, a ALALF – Academia de Letras de Lauro de Freitas, Lions Club, grandes empresas como o grupo Insinuante e Ricardo Eletro, as diversas colônias como a da Beneficência Portuguesa e dos Espanhóis, Maçonaria, as inúmeras Faculdades que hoje se aglomeram na cidade e as escolas de ensino em todos os seus níveis, empresários dos diversos ramos, enfim, todos os dirigentes e dirigidos fazem parte deste labor e devem começar a apresentar iniciativas que contribuam para tal, como captação de recursos através de projetos que contemplem editais e até mesmo por gestos particulares concretos que independam da esfera governamental. Passos significativos como estes são sinais de uma nova mentalidade cultural em relação a História e Memória de nossos ancestrais e de todo tipo de patrimônio por eles nos legado.
“Portanto, é que a salvação e custodia de tais acervos escritos e orais de centros históricos como Lauro de Freitas deve ser entendido como um compromisso social além de cultural e deve fazer parte de políticas públicas educacionais voltadas para a proteção legal de tais patrimônios culturais que assegurem instrumentos eficazes para garantir a manutenção dos elementos que compõem a identidade de seu povo”.
Adotar uma política de Educação Patrimonial que envolva poderes públicos e toda comunidade, principalmente a voltada para o alunado é outra estratégia já adotada por muitas cidades que se conscientizaram e hoje valorizam e respeitam seus bens culturais seja lá de qual natureza for. Uma proposta já muito discutida e que vem dando certo em inúmeras regiões de todo o mundo.
Assim sendo, mais do que comemorar mais um ano de emancipação é começar a efetivar ações que priorizem a busca, organização, preservação e salvaguarda de tais acervos documentais, tendo em vista a total inexistência de qualquer tipo de “responsabilidade” com este tipo de Patrimônio Cultural Material e Imaterial para a cidade atualmente em pleno meio século de emancipação. Observam-se apenas ações pontuais sobre a memória escrita ou oral da mesma, quando de datas específicas a partir de um calendário e ou de comemorações e celebrações que fazem parte das tradições culturais da região, como mais um ano de emancipada.
Urge, pois a necessidade de assegurar tais bens de natureza material e imaterial relacionados com a identidade, a ação e a memória dos diferentes grupos formadores desta, colocando na prática o que indica e da providências a própria LOM – Lei Orgânica do Município no que concerne ao capítulo que se destina da Cultura e do Patrimônio Histórico e Cultural em consonância com as Leis Federal e Estadual (cf art. 24 da  Carta Magna – nossa Constituição Federal).
Emancipação é sinal de avanço em todos os sentidos, senão há de se preterir um presente sem vestígios do passado. E lá se vai mais um ano emancipação festejar, com programação a “toque de caixa” a se apresentar.
E daqui há mais algumas e breves décadas o que há de se esperar se não se começa a preservar e salvaguardar?
O Patrimônio Cultural é de todos NÓS.
Defendê-lo e Preservá-lo é um direito e um dever de TODO cidadão (ã).

Da Redação do Café Com Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares