quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Crise econômica da Europa atinge Aldeias SOS de Lauro de Freitas


O colapso internacional bateu na porta da instituição, das 13 casas lares existentes, apenas três estão tentando funcionar. Os repasses financeiros da Europa caíram significativamente, explicou a psicóloga Olivia Valente. “A nossa principal mantenedora é uma fundação internacional, mas lamentavelmente, estamos sofrendo com os reflexos da crise econômica mundial”, informou a psicóloga.   

Das 13 casas lares, apenas três estão funcionando  
A SOS de Lauro de Freitas fundada em 1999, há dois anos vive dias difíceis e sem recursos suficientes para regular o acolhimento de crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. A maioria perderam os cuidados de suas famílias e foram encaminhados pelo Conselho Tutelar, Ministério Público ou pela Vara da Infância e Juventude.    
SOS PEDE SOCORRO 

O australiano Hermann, fundador da SOS  

A instituição foi criada pelo educador australiano Hermann Gmeiner, nos anos 1940, em plena II Guerra Mundial. Atualmente a SOS está em mais de 130 países, aqui na Bahia, funciona em Lauro de Freitas, numa área privilegiada, contando com casas lares equipadas com quartos, moveis, sala, cozinha e banheiros. Cada residência tem capacidade para nove crianças e jovens viverem familiarmente ao lado de mães sociais, “convivemos como uma família”, disse um jovem de 17 anos, preocupado com a Aldeia ter que parar de funcionar.

Uma pareceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social de Lauro de Freitas, está sendo viabilizada, “enviamos ofícios requerendo auxilio da prefeitura, que apontou interesse em nos ajudar, mas ainda é pouco. As nossas demandas são enormes”, salientou a psicóloga.

Mesmo tentando sobreviver no limite orçamentário, à instituição mantém 24 crianças e jovens em três casas lares. “Não podemos deixar que este paraíso se feche. As crianças de Lauro de Freitas não podem perder o seu porto seguro”, salientou a vereadora Aline Oliveira, que estava inspecionando o local para levar as principais demandas até o governo municipal. “Temos que atrair projetos e ações não apenas da prefeitura, mas também, dos governos do estado e federal”, ressaltou a parlamentar.        

Vídeo institucional da campanha das Aldeias SOS Brasil

FONTE : LAURO DE FREITAS ACONTECE

Um comentário:

  1. Os otários que doam para o criança esperança deveriam retroceder a este falso investimento e passarem a apoiarem esta instituição que realmente existe e precisa neste momento da nossa ajuda.
    Vamos acordar povo brasileiro.

    GUEU-20

    ResponderExcluir

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares