quarta-feira, 14 de agosto de 2013

QUILOMBOLAS COMEMORAM CERTIFICAÇÃO DA REGIÃO DE QUINGOMA EM LAURO DE FREITAS


Moradores da região de Quingoma, em Lauro de Freitas, comemoraram com um café-da-manhã, nesta quarta-feira (14), a certificação de reconhecimento como território quilombola, concedida pela Fundação Cultural Palmares. Os remanescentes e descendentes de negros escravizados e que viveram no quilombo em Quingoma passarão a ter melhorias através dos programas do Governo Federal. Os benefícios pela certificação vão desde o suporte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para garantia das terras até assistências na educação, saúde, cultura e alimentação.

Já nesta semana os quilombolas serão cadastrados para receber cestas básicas. No café da manhã, que contou com a presença da comunidade, sua representante Rejane Rodrigues e de autoridades, como a secretária de Cultura, Márcia Tude, o certificado foi entregue aos senhores Francisco Pereira do Nascimento, 90 anos, e Tudinho, 84 anos, os mais antigos quilombolas da comunidade, que ficaram emocionados com a conquista.
As expectativas e sonhos tomam conta da comunidade. O neto de Francisco, Ricardo Pereira Rodrigues, sonha com o futuro melhor para o filho, que crescerá na comunidade com os benefícios do reconhecimento. “Com essa certificação espero um futuro melhor para meu filho; que ele possa crescer tendo todas as coisas que não tive oportunidade de ter aqui”, explica Ricardo.
Francisco disse que nasceu e se criou na comunidade e nunca quis se afastar das suas raízes. “Eu sempre vivi aqui, trabalhava e voltava para casa todos os dias e nunca me afastei desse lugar. Quando eu nasci aqui em Quingoma, já vivia minha família - eu sou o filho caçula. Acho que já tem mais de 100 anos a gente aqui”, explica o mais antigo quilombola, que continuou, satisfeito com a conquista. “Hoje é um dia que me sinto bem, com grande satisfação pelo respeito ao meu povo. Essa luta de tanto tempo valeu, está valendo e vai valer mais ainda a pena”, afirma Francisco, com o neto Felipe no colo, ilustrando o futuro de uma história de mais de 100 anos em Lauro de Freitas.
A líder da comunidade, Rejane Rodrigues, fez um discurso e encerrou dizendo: “Essa conquista é pelos que se foram, para os que estão e todos os quilombolas que virão nessa comunidade”.

Um comentário:

  1. Mandar Mamá buscar o certificado dele...kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Brincadeiras à parte, parabéns aos nossos quilombos.

    GUEU-20

    ResponderExcluir

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares