quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Cultura terá orçamento dobrado e Carnaval deve receber triplo de recursos em 2014, diz secretário

por Carol Prado
Cultura terá orçamento dobrado e Carnaval deve receber triplo de recursos em 2014, diz secretário
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Orçamento em dobro, investimento três vezes maior no Carnaval e imponentes festas de fim de ano, com participação dos principais nomes da música brasileira, são só alguns dos para lá de ostensivos planos da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de Salvador para 2014. As expectativas foram anunciadas nesta quarta-feira (25) pelo líder da pasta, Guilherme Bellintani, que, embora faça mistério ao ser questionado sobre números, afirma esperar “verbas históricas” para o órgão no ano que vem. “Não há valores fechados porque a discussão sobre a alocação de recursos ainda está sendo realizada. No entanto, posso dizer com segurança que vamos mais do que dobrar o orçamento da secretaria em relação a 2013, quando tivemos apenas R$ 4 milhões para realização de projetos, e o investimento no próximo Carnaval chegará a R$ 30 milhões, quase o triplo na comparação com este ano”, previu, em entrevista ao Bahia Notícias. Mágica? O gestor garante que não. Segundo ele, a justificativa para o “milagre da multiplicação do dinheiro” está na mudança de estrutura dos processos de captação de fundos e, é claro, na interferência direta da iniciativa privada na realização de eventos na capital baiana. “Estamos montando uma estrutura mais ousada e avançada de negociação das propriedades para publicidade nas festas, com mais controle, mais espaço para exibição de marcas e um modelo de concorrência entre as empresas”, explicou. Sobre o pomposo esboço das celebrações de Natal e Réveillon na cidade, que inclui shows gratuitos de Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo, o secretário evitou falsas promessas, ao informar que a concretização do projeto ainda depende de prósperos patrocínios. “Os nomes estão em negociação de fato, mas não podemos ser irresponsáveis e gastar R$ 10, 12 milhões em um megaevento como esse. Queremos oferecer condições para que a iniciativa privada possa bancar grande parte da festa”, ponderou. Ele admitiu que a Nestlé, um dos patrocinadores do Rei, está em negociação com a prefeitura.

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