quarta-feira, 25 de setembro de 2013

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ESTIMULA RESGATE ORAL DAS TRADIÇÕES CULTURAIS

Alunos da Creche Municipal Favo de Mel participaram da abertura da Oficina de Contação de Histórias no contexto do Projeto Akpalô, nesta quarta-feira (25), na Biblioteca Pública Municipal de Lauro de Freitas. A atividade é uma ação da Prefeitura, através da Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

O secretário de Educação, Edmilson Pereira, destacou que é importante diversificar e levar novas inserções pedagógicas culturais para a convivência no ambiente escolar. "A Oficina de Contação de Histórias passa pelo fortalecimento da cultural oral, a qual ocupa lugar preponderante na formação das pessoas", conclui.
De acordo com a autora do Projeto Akpalô e coordenadora do Núcleo de Ações Afirmativas (NAFIR) da Semed, Rosângela Accioly, as oficinas criam metodologias para a prática das Leis 10.639.03 e 11.645, que discute a importância do patrimônio africano-brasileiro e indígena no cotidiano escolar. "O Akpalô surge das discursões teórico-epistemológicos do Grupo de Pesquisa do Programa Descolonização e Educação da UNEB – PRODESE", ressalta a pesquisadora do Grupo.
As crianças assistiram a uma apresentação de livre narrativa e dinâmica corporal, com músicas e pinturas das lendas indígenas (releitura da Lenda da Noite) e africana (O Baú de Histórias), ministrada pela poetisa, escritora e contadora de histórias, Rosana Paulo. O projeto itinerante vai percorrer as creches e escolas municipais de educação infantil.
"As oficinas de contação de histórias através do Projeto Akpalô devolvem o ambiente de leitura e o resgate oral das tradições culturais afro-brasileiras e indígenas para as crianças do nosso município", afirma a secretária da Secult, Márcia Tude.
O Akpalô é o contador de histórias Nagô - personagem muito importante e respeitado por essa função que desempenha na comunidade. Representa a memória viva, a história de cidades, reinos, comunidades, famílias, linhagens e instituições. Suas narrativas são poéticas e dramatizadas.
Exposição - Na oportunidade foi aberta a exposição do artista plástico Marcos Vianna, que ficará na Biblioteca Pública Municipal de Lauro de Freitas até o dia 2 de outubro. São esculturas confeccionadas com as folhas de listas de telefone vencidas pelo tempo, que em suas mãos, tornam-se ricas saias de baianas. As peças possuem movimentos próprios e causam curiosidade pela técnica inovadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares